Ir para o conteúdo principal

Conceitos aplicados na construção do texto.

2. Coesão

Coesão textual é a relação, a conexão, entre as palavras, expressões e frases do texto – oral ou escrito. Ela é obtida através da utilização de elementos gramaticais cuja função é estabelecer esses vínculos.

Utilizamos esses elementos para obter a coesão referencial e a coesão sequencial. A primeira garante que o receptor não tenha dúvidas quanto ao elemento ao qual o texto está se referindo. A segunda, que ele possa acompanhar o texto numa sequência lógica.

Exemplificando:

Marina e Flávia vivem brigando. Esta, por ser teimosa, aquela, por ser medrosa.

No exemplo acima, os pronomes demonstrativos esta e aquela garantem a coesão referencial, pois sabe-se que Flávia é a teimosa e Marina, a medrosa.

Vejamos mais um exemplo:

Primeiro, queremos agradecer a presença de todos; em segundo lugar, dizer-lhes que este evento é de grande importância para nós; por fim, gostaríamos de convidá-los a jantar conosco.

No exemplo dado, utilizou-se a sequenciação temporal, estabelecida pelos advérbios de tempo. Muitas vezes, deparamo-nos com textos em que o advérbio primeiro abre a fala, sem que, contudo, haja a sequência com a utilização dos demais advérbios que devem estar presentes para garantir a coesão sequencial. 

São vários os elementos que concorrem para a garantia de coesão em um texto. Vejamos os conectivos que carregam consigo uma carga semântica:

 

Carga semântica

Definição

Exemplo

Condição

Expressa condição entre as duas ideias que o conectivo une.

Não haverá evento se o orçamento não estiver preparado para isso.

Causa

Expressa a causa da ideia principal, unindo-a a ela.

Já que não estamos na lista, não contribuiremos para o presente.

Finalidade

Une duas orações – uma delas expressa o meio pelo qual será atingido o objetivo da outra.

Para ser classificado no concurso, ele estudou durante dois anos.

Tempo

Expressa a relação de tempo entre as orações.

Avisarei de sua chegada tão logo tenha acesso ao diretor.

Conformidade

Expressa acordo, conformidade entre as ideias que o conectivo está unindo.

Como conversamos ao telefone, estou lhe enviando a lista de participantes.

Disjunção

Expressa a ideia de exclusão ou inclusão entre as orações ligadas.

Após o evento, todos ficarão para o almoço ou seguirão diretamente para o escritório.

 

Há, claro, diversos outros conectores que, entretanto, podem ser consultados a qualquer momento em bibliografia especializada. Nosso objetivo é mostrar que temos de compreender os mecanismos da língua a partir de suas relações semânticas. Memorizar uma vasta lista de conjunções não ajudará em nada se não formos capazes de utilizá-las adequadamente em sua função conectiva.

Leia o trecho a seguir e procure eliminar os problemas de clareza e coesão.

Após alguns anos de estudo, Alfredo entrou em um curso para estudar idiomas na universidade que queria aprender. Certo dia, enquanto estudava sozinho, Alfredo percebeu que devia dizer aos professores que seu saber não era suficiente para o que queria. Estava perdido nesses pensamentos quando viu o incêndio do laboratório.