Ir para o conteúdo principal
Livro

A comunicação oral

   

1. A comunicação oral

           A comunicação verbal ocorre de duas formas: pela expressão oral e pela expressão escrita. A oralidade é, por natureza, a maneira informal de se utilizar a língua para empreender a comunicação. Essa informalidade, contudo, não deve ser confundida com o abandono de algumas regras ou com uma postura inevitavelmente descontraída. 

          Dizemos que a comunicação oral pressupõe informalidade porque ela atende à necessidade imediata do falante de interagir com seus interlocutores, dispensando, dessa forma, a necessidade de formalizar, por escrito, aquilo que deseja expressar. Quando se fala de língua, portanto, formalidade e informalidade correspondem, respectivamente, a expressão escrita e expressão oral.

          Além disso, a comunicação oral conta com uma série de fatores coadjuvantes que auxiliam o emissor, como gestual, expressões faciais e postura corporal. Esses elementos devem ser levados em conta no momento em que a comunicação oral é colocada em prática.

          É importante lembrar que, ao nos comunicarmos oralmente, podemos fazê-lo de diversas formas, dependendo da situação em que nos encontramos.  Assim, a formalidade e a informalidade, não mais com a acepção utilizada para estabelecer a diferença entre língua falada e língua escrita, mas com o sentido em que empregamos essas palavras normalmente, devem ser utilizadas de forma adequada.