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Edward Said e o Orientalismo

5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Maya Suemi Lemos - Número de respostas: 50

Poste aqui 5 ideias que te pareçam centrais e importantes no texto introdutório do livro de Said. 

Teve dificuldade com algum termo ou passagem? Coloque aqui também, para que possamos buscar esclarecer juntos!


Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Andre Vinicius Ribeiro da Silva -
Boa noite, turma!

Aqui estão 5 ideias centrais e importantes que observei durante a leitura do texto:

1. Definição de Orientalismo: Said define "Orientalismo" como um estilo de pensamento baseado na distinção ontológica e epistemológica entre "Oriente" e "Ocidente". O Orientalismo é tanto um campo acadêmico quanto uma forma de discurso que serve para justificar e manter relações de poder e dominação do Ocidente sobre o Oriente. (Págs.: 15 e 16)

2. Orientalismo como Discurso de Poder: O autor argumenta que o Orientalismo é uma estrutura de poder que criou uma visão estereotipada do Oriente, usada para justificar a dominação colonial. Said explora como esse discurso foi perpetuado por instituições, literatura e a academia, moldando as percepções ocidentais sobre o Oriente. (Págs.: 17 e 18)

3. Crítica ao Imperialismo Cultural: Said critica o imperialismo cultural ocidental, mostrando como o Orientalismo foi uma ferramenta para o controle e a exploração do Oriente. Ele argumenta que o poder ocidental não se manifestou apenas através da força militar, mas também através da produção e imposição de conhecimento sobre o Oriente. (Págs.: 23 à 25)

4. Influência do Orientalismo na Cultura Popular: O autor também aborda como o Orientalismo transcendeu a academia e penetrou na cultura popular, influenciando artes, literatura, e até mesmo políticas públicas, criando uma imagem distorcida e simplificada do Oriente que persiste até os dias atuais. (Págs.: 26 e 27)

5. A Relação entre Conhecimento e Poder: Said enfatiza que a produção de conhecimento sobre o Oriente não foi neutra, mas esteve intimamente ligada às relações de poder. Ele explora como a academia ocidental contribuiu para a construção de uma narrativa que justificava a dominação e exploração do Oriente pelos poderes coloniais. (Págs.: 35 à 37)
Em resposta à Andre Vinicius Ribeiro da Silva

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Amanda Martins da Silva -
Olá professora, após a leitura aqui está um resumo dos assuntos cinco :

1. Orientalismo: Edward Said define "Orientalismo" como um pensamento que distingue o "Oriente" do "Ocidente" para justificar e manter a dominação ocidental. É tanto um campo acadêmico quanto um discurso que reforça relações de poder e controle.

2. Orientalismo como Discurso de Poder: Said argumenta que o Orientalismo funciona como uma estrutura de poder que cria estereótipos do Oriente para justificar a dominação colonial. Este discurso é perpetuado por instituições acadêmicas e culturais, moldando percepções ocidentais.

3. Crítica ao Imperialismo Cultural: Said critica como o Orientalismo serve como uma ferramenta de controle cultural, não só através da força militar, mas também pela produção e imposição de conhecimento que sustenta a exploração do Oriente.

4. Influência do Orientalismo na Cultura Popular: Said mostra que o Orientalismo vai além da academia, influenciando a cultura popular, como artes e literatura, e moldando uma visão distorcida e simplificada do Oriente que persiste até hoje.

5. A Relação entre Conhecimento e Poder: Said destaca que o conhecimento sobre o Oriente é produzido em contextos de poder, com a academia ocidental contribuindo para uma narrativa que justifica a dominação colonial.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Pedro Moradillo Pregueiro -
Boa tarde, Professora!

As 5 ideias que observei como principais no texto do Said foram:

Orientalismo como Construção Intelectual e Cultural: Said argumenta que o Orientalismo não é apenas um campo acadêmico, mas uma construção intelectual e cultural que surgiu a partir da relação histórica entre o Ocidente e o Oriente.

Distinção Ontológica e Epistemológica: O Orientalismo é baseado em uma distinção ontológica e epistemológica entre o Oriente e o Ocidente. Essa distinção foi aceita e perpetuada por diversos intelectuais ocidentais, que produziram teorias, obras literárias e estudos que reforçaram a ideia de um Oriente essencialmente diferente e subordinado ao Ocidente.

Orientalismo como Discurso de Poder: Said usa o conceito de discurso de Michel Foucault para explicar como o Orientalismo funciona como uma forma de poder. Esse discurso permite que o Ocidente domine, reestruture e tenha autoridade sobre o Oriente, impondo uma visão ocidental sobre essa região.

Influência do Orientalismo na Cultura e Política: O Orientalismo não é apenas um conjunto de ideias acadêmicas; ele influenciou profundamente as práticas culturais e políticas ocidentais. Através de representações e estudos orientalist as, o Ocidente conseguiu justificar sua dominação política e cultural sobre o Oriente, transformando a diferença cultural em uma base para a supremacia ocidental.

Impacto e Persistência do Orientalismo: Apesar das críticas e mudanças ao longo do tempo, o Orientalismo continua a influenciar a forma como o Oriente é visto e tratado. Said destaca que a influência do Orientalismo é visível não apenas no Ocidente, mas também no próprio Oriente, onde muitas vezes as elites locais internalizam essas visões e as reproduzem.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Julio Chrstian Guilherme da Costa -
Boa tarde, turma.:

Baseando-me na leitura da introdução do livro "Orientalismo" de Edward W. Said, aqui estão cinco ideias centrais que achei importante.

O Oriente como uma Invenção Europeia:

Said argumenta que o Oriente é uma construção europeia, não uma realidade objetiva. Desde a Antiguidade, o Oriente foi imaginado pelos europeus como um lugar exótico, cheio de romance e seres extraordinários. Essa construção serviu para justificar a dominação e a exploração do Oriente pelos europeus (páginas 13-15).
A Distinção Ontológica e Epistemológica entre Oriente e Ocidente:

A base do orientalismo é a distinção fundamental feita entre "Oriente" e "Ocidente". Essa distinção foi amplamente aceita e utilizada por escritores, poetas, filósofos, teóricos políticos, economistas e administradores imperiais para criar teorias, relatos políticos e descrições sociais do Oriente, consolidando estereótipos e justificando a dominação ocidental (páginas 14-18).
Orientalismo como Disciplina Acadêmica e Discurso de Poder:

O orientalismo se desenvolveu como uma disciplina acadêmica e também como um discurso de poder. Said utiliza a teoria do discurso de Michel Foucault para argumentar que o orientalismo é uma rede de interesses que exerce influência sobre o pensamento e a ação relacionados ao Oriente. Esse discurso ajudou a definir o Oriente em termos que serviam aos interesses europeus, mantendo uma posição de autoridade sobre ele (páginas 20-22).
A Relação entre Cultura e Poder:

Said destaca como a cultura ocidental utilizou o orientalismo para ganhar força e identidade, frequentemente em oposição ao Oriente. A cultura e a literatura não são neutras, mas estão imbuídas de poder político e ideológico. O orientalismo exemplifica como o conhecimento pode ser usado para dominar e controlar outras culturas (páginas 23-25).
A Continuação e Adaptação do Orientalismo:

Mesmo após a descolonização, o orientalismo continuou a influenciar as relações entre o Ocidente e o Oriente. Said observa que o orientalismo se adaptou aos novos contextos políticos e econômicos, mantendo a sua relevância e impacto. Nos Estados Unidos, por exemplo, o interesse estratégico pelo Oriente e os recursos árabes ajudaram a perpetuar os paradigmas orientalistas (páginas 27-28).

Além disso tive dificuldade em em dois tópicos "Discurso de Poder de Foucault" e "A ideia de hegemonia cultural"
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Gabriel Santos Collares -
Boa noite.
As 5 ideias que observei após a leitura:

Definição de Orientalismo: Said define o Orientalismo como uma forma de pensamento que distingue o "Oriente" do "Ocidente" e funciona como uma ferramenta de poder para dominar e reestruturar o Oriente.

Orientalismo como Discurso: O Orientalismo é um discurso que molda as percepções ocidentais do Oriente, influenciando a cultura, política e história através de representações distorcidas.

Poder e Representação: O Orientalismo justifica o colonialismo ao retratar o Oriente como inferior e exótico, reforçando a dominação ocidental.

História e Continuidade: O Orientalismo tem uma história contínua, adaptando-se às necessidades do Ocidente ao longo dos séculos, mantendo uma visão distorcida do Oriente.

Construção Ideológica: Said argumenta que o Oriente é uma construção ideológica criada pelo Ocidente, que serve para manter o controle e a superioridade ocidentais.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Aline Penna De Carvalho -
Bom dia,

Edward Said, em sua introdução à obra Orientalismo, apresenta algumas ideias centrais que fundamentam sua crítica ao discurso orientalista. As cinco ideias principais do texto que eu destaquei:

1. Orientalismo é uma visão estereotipada que divide "Oriente" e "Ocidente", criando uma percepção hierárquica e distorcida do Oriente.

2. Said argumenta que o orientalismo é um discurso que não só descreve o Oriente de maneira estereotipada, mas também constrói e mantém relações de poder entre o Ocidente e o Oriente. Esse discurso legitima o domínio colonial e imperialista do Ocidente sobre o Oriente

3. Inspirado por Michel Foucault, Said destaca a interrelação entre poder e conhecimento no contexto do orientalismo. Ele argumenta que o conhecimento produzido sobre o Oriente não é neutro, mas está intimamente ligado aos interesses políticos e econômicos do Ocidente, particularmente no contexto do colonialismo.

4. Said critica as representações ocidentais do Oriente, que frequentemente simplificam e distorcem a diversidade e a complexidade das culturas orientais. Ele destaca como essas representações criam uma imagem homogênea do Oriente, o que reforça preconceitos e estereótipos.

5. Said critica as tradições acadêmicas que perpetuam o orientalismo. Ele aponta que muitos estudos orientais foram realizados por estudiosos que, consciente ou inconscientemente, reforçaram visões imperialistas e contribuíram para a subjugação cultural e política das sociedades orientais.

Pontos relevantes: Achei que o autor desconstrói noções profundamente enraizadas sobre o Oriente e o Ocidente, nos levando a questionar a legitimidade de séculos de conhecimento e representações, o que é totalmente desafiador e desconfortável de sentir. Além de usar a complexidade dos conceitos de Foucault, o que tornou o texto mais difícil ainda.
Em resposta à Aline Penna De Carvalho

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Raquel Magalhaes de Souza -
Boa Tarde,
Com base na leitura da introdução do livro Orientalismo de Edward W. Said, aqui estão cinco ideias centrais que considero importantes.

Orientalismo como Discurso: O Ocidente cria e impõe uma imagem estereotipada do Oriente, refletindo mais os preconceitos ocidentais do que a realidade.

Relação de Poder: Essas representações são utilizadas para justificar e manter a dominação do Ocidente sobre o Oriente.

História do Orientalismo: O Orientalismo se fortaleceu especialmente durante o colonialismo europeu, influenciando percepções globais.

Representações Distorcidas: A literatura e a academia ocidentais frequentemente retratam o Oriente de forma simplificada e negativa.

Desafio ao Conhecimento Tradicional: Said sugere uma crítica ao conhecimento ocidental sobre o Oriente, promovendo uma abordagem mais justa e precisa.

Observação: Said enfatiza que essas representações não são imparciais; elas ajudam a justificar a desigualdade e o controle ocidental, impactando as relações culturais e políticas até hoje.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Ana Beatriz Lemos da Cunha -
Boa tarde, professora! Com base na leitura da introdução do livro "Edward Said e o Orientalismo", apresento a seguir 5 ideias que considero centrais em sua obra:

- O Orientalismo como Construção Social: Said argumenta que o Oriente é uma construção social criada pelo Ocidente, moldada por um conjunto de estereótipos, preconceitos e representações que servem aos interesses políticos e culturais do Ocidente.

- O Papel do Conhecimento na Dominação: O conhecimento produzido sobre o Oriente não é neutro, mas sim um instrumento de poder, desse modo, o Ocidente legitima sua dominação e superioridade cultural.

- A Representação do "Outro": O Orientalismo se baseia na construção de um "outro" radicalmente diferente do Ocidente. O Oriente é representado como exótico, irracional, inferior e passivo, enquanto o Ocidente é visto como racional, superior e ativo. Isso serve para justificar a dominação ocidental.

- O Orientalismo como Discurso: Said conceitua o Orientalismo como um discurso que permeia diversas áreas do conhecimento, como a literatura, a história, a filosofia e as ciências sociais. Esse discurso é produzido por uma variedade de agentes sociais, incluindo acadêmicos, escritores, políticos e jornalistas.

- A Necessidade de Desconstruir o Orientalismo: Said defende a necessidade de desconstruir o Orientalismo e as representações estereotipadas do Oriente.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Jonas Silva de Paiva -
Boa noite, pessoal.
A leitura da introdução do livro Orientalismo, de Edward W. Said, me levou a identificar cinco ideias centrais que considero importantes:
O conceito de orientalismo, como proposto por Edward Said, é fundamental para entender como o Ocidente construiu e perpetuou uma visão específica do Oriente ao longo dos séculos. Em primeiro lugar, é essencial reconhecer que o Oriente foi, de fato, uma invenção europeia. Através de uma série de fantasias e percepções romantizadas, o Oriente foi retratado como um lugar exótico, repleto de mistério e experiências únicas. Essa construção serviu para alimentar a imaginação europeia, ignorando, muitas vezes, as realidades complexas e diversificadas dos povos orientais.
A hegemonia cultural europeia desempenhou um papel crucial nesse processo. A cultura europeia se definiu em contraste com o Oriente, reforçando uma posição de superioridade que influenciou tanto a compreensão quanto a governança das regiões orientais. Essa hegemonia cultural permitiu que a Europa não apenas dominasse o Oriente, mas também moldasse a maneira como ele era visto e representado.
O orientalismo, nesse contexto, pode ser entendido como um discurso que serviu para dominar, estruturar e exercer autoridade sobre o Oriente. Sustentado por instituições acadêmicas e coloniais, esse discurso consolidou a supremacia europeia, perpetuando uma visão distorcida e unilateral do Oriente. A produção de conhecimento sobre o Oriente, portanto, não era neutra, mas profundamente enraizada em questões políticas e ideológicas.
Essa interconexão entre conhecimento e política é central para o entendimento do orientalismo. Embora se apresentasse como uma disciplina acadêmica objetiva, o orientalismo estava, na verdade, imbuído de significados políticos que refletiam e reforçavam a hegemonia ocidental. Assim, o que se via como conhecimento puro era, na realidade, uma ferramenta de dominação e controle.
De modo final, o orientalismo deve ser entendido como um discurso hegemônico, resultado de um intercâmbio dinâmico entre autores e os grandes interesses políticos dos impérios britânico, francês e americano. Essa construção ocidental do Oriente estava mais ligada às representações e percepções ocidentais do que a qualquer realidade objetiva, servindo, antes de tudo, aos interesses do Ocidente.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Anna Julia de Jesus Santos -
Edward Said define "Orientalismo" como um estilo de pensamento que se baseia em uma distinção fundamental entre "Oriente" e "Ocidente", tanto em termos ontológicos quanto epistemológicos. Esse conceito abrange tanto um campo acadêmico quanto uma forma de discurso que tem como objetivo justificar e perpetuar as relações de poder e dominação do Ocidente sobre o Oriente.

Said argumenta que o Orientalismo funciona como uma estrutura de poder que construiu uma visão estereotipada do Oriente, utilizada para legitimar a dominação colonial. Ele explora como esse discurso foi sustentado por instituições, pela literatura e pela academia, moldando as percepções ocidentais sobre o Oriente de maneira tendenciosa.

Além disso, Said critica o imperialismo cultural ocidental, mostrando que o Orientalismo foi uma ferramenta utilizada para o controle e exploração do Oriente. Ele argumenta que o poder ocidental não se manifestou apenas por meio da força militar, mas também através da produção e imposição de conhecimento sobre o Oriente, que serviu para sustentar a hegemonia cultural.

Said também discute como o Orientalismo ultrapassou as fronteiras acadêmicas e penetrou na cultura popular, influenciando artes, literatura e até políticas públicas. Essa influência ajudou a criar uma imagem distorcida e simplificada do Oriente, que continua a persistir até os dias atuais.

Por fim, Said enfatiza que a produção de conhecimento sobre o Oriente não foi neutra, mas esteve profundamente ligada às relações de poder. Ele analisa como a academia ocidental contribuiu para a construção de uma narrativa que serviu para justificar a dominação e exploração do Oriente pelos poderes coloniais, reforçando a ligação entre conhecimento e poder na perpetuação da hegemonia ocidental.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Lorena Vitoria Gomes Goncalves -
Professora,
Com base no livro "Orientalismo" de Edward W. Said, as cinco ideias centrais que achei importante, foram:

1 - Orientalismo como uma Construção Intelectual e Cultural: Onde Said sustenta que o "Oriente" não é uma entidade geográfica ou cultural natural, mas uma construção fabricada pelo Ocidente. Com o objetivo de posicionar o Ocidente como superior, retratando as culturas orientais como exóticas, primitivas e inferiores.

2 - Orientalismo como uma Forma de Exercício de Poder: Said analisa como o Orientalismo atua como uma prática discursiva que valida o poder colonial.

3 - A Interconexão entre Conhecimento e Poder: Said enfatiza a perspectiva foucaultiana de que o conhecimento está intrinsecamente ligado ao poder.

4 - Orientalismo como um Projeto de Longa Data: Said salienta que o Orientalismo não é apenas um fenômeno da era moderna, mas possui raízes que remontam à antiguidade.

5 - Crítica ao Essencialismo: Said critica fortemente o essencialismo, ou seja, a tendência de reduzir culturas inteiras a uma essência fixa e simplista. Segundo ele, o Orientalismo comete esse equívoco ao retratar o Oriente como uma entidade homogênea e estática, desconsiderando sua diversidade e complexidade.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Monica Cristina Riccio Ribeiro -
Boa noite, amigos

No capítulo "Introdução" do livro Orientalismo, Edward Said apresenta várias ideias centrais. Aqui estão cinco delas:

1. *Orientalismo como Construção Cultural*: Said argumenta que o Orientalismo não é uma representação objetiva do Oriente, mas sim uma construção cultural e ideológica do Ocidente. O Oriente é representado de maneira que reflete e reforça os interesses e preconceitos ocidentais.

2. *Distinção entre Oriente e Ocidente*: O autor destaca como o Ocidente criou uma distinção binária entre "Oriente" e "Ocidente". O Oriente é retratado como exótico, misterioso e inferior, enquanto o Ocidente é visto como racional, moderno e superior.

3. *Poder e Conhecimento*: Said explora a relação entre poder e conhecimento, mostrando como o conhecimento sobre o Oriente gerado pelos ocidentais serve para justificar e perpetuar relações de poder desiguais. O saber orientalista é uma ferramenta de dominação e controle.

4. *Representação e Estereótipos*: O texto discute como as representações do Oriente na literatura, arte e ciência ocidentais frequentemente perpetuam estereótipos negativos e simplistas, contribuindo para uma visão distorcida e redutiva das culturas orientais.

5. *Influência Duradoura*: Said aponta que o Orientalismo não é apenas um fenômeno histórico, mas que suas ideias e representações continuam a influenciar as percepções e políticas ocidentais sobre o Oriente até os dias atuais.

Adorando as postagens!!

Monica
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Monica Cristina Riccio Ribeiro -
Pessoal,

Não sei se vocês leram a coluna do José Eduardo Agualusa no "O Globo", 17/08/2024, relacionando a superioridade europeia (?) e a África. Muito bom!!

Abraços,

Monica
Em resposta à Monica Cristina Riccio Ribeiro

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Maya Suemi Lemos -
Olá Mônica! Obrigada pela ótima dica! Não consegui acessar a coluna. Vc teria como colocar aqui pra lermos e discutirmos? As práticas do orientalismo atravessam nosso cotidiano. É fundamental conectarmos o que pudemos ler no texto com o que ocorre hoje, todos os dias, em distintas instâncias de representação.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Júlia Ferreira de Albuquerque -
Said discute como o discurso orientalista se desenvolve ao longo do tempo, baseado na citação e repetição de obras anteriores, formando uma visão do Oriente que é transmitida e reforçada por gerações de estudiosos, escritores e consequentemente a população.

O autor fala sobre a autoridade dos textos orientalistas e como os textos que descrevem o Oriente não apenas fornecem informações, mas também moldam a realidade que descrevem. Essas obras adquirem legitimidade e são usadas para apoiar a perspectiva ocidental sobre o Oriente.

A Exterioridade do Orientalismo: O autor sustenta que o orientalismo se baseia em uma perspectiva externa. Isso significa que os orientalistas descrevem o Oriente de uma perspectiva moral e existente separada, o que resulta em uma representação do Oriente que é útil para os interesses do Ocidente.

A influência dos autores individuais: Said enfatiza que, ao contrário da ideia de Michel Foucault, os autores individuais desempenharam um papel significativo na formação do orientalismo e influenciaram a forma como o Oriente é compreendido e representado.

A Crítica à Atitude Textual: Said critica a tendência de depender exclusivamente de textos para entender as realidades complexas, afirmando que essa "atitude textual" pode resultar em uma compreensão distorcida ou simplificada do mundo, como ocorre com as sátiras de Voltaire e Cervantes.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Layla Maryah da Conceio Moraes -
As cinco ideias centrais que observei durante a leitura do texto foram:
• O Oriente como invenção europeia: Said argumenta que o Oriente foi uma construção cultural e intelectual da Europa. Ele não apenas reflete uma região geográfica, mas também uma projeção dos desejos, temores e fantasias ocidentais. Este Oriente inventado serviu para definir a própria identidade europeia em contraste com o "Outro".
• Orientalismo como disciplina acadêmica e prática de poder: O orientalismo é descrito como um campo acadêmico que estuda o Oriente, mas também como um discurso e uma prática de poder. Said mostra como esse discurso foi instrumental na dominação e controle colonial, fornecendo justificativas intelectuais e morais para a dominação europeia.
• Intercâmbio entre conhecimento acadêmico e imaginativo: Said destaca a interação constante entre o conhecimento acadêmico e o imaginário sobre o Oriente. As percepções orientalistas foram moldadas tanto por estudos acadêmicos quanto por representações artísticas e literárias, criando um ciclo em que ambas as formas de conhecimento se reforçam mutuamente.
• Orientalismo como discurso estruturado: Inspirando-se em Michel Foucault, Said argumenta que o orientalismo deve ser entendido como um discurso estruturado que exerce poder e controla como o Oriente é representado e compreendido. Ele sugere que este discurso impôs limites ao que poderia ser dito ou pensado sobre o Oriente, influenciando tanto os estudiosos quanto os formuladores de políticas.
• Orientalismo e identidade ocidental: Said propõe que o orientalismo desempenhou um papel crucial na formação da identidade europeia e ocidental. Ao construir o Oriente como o "Outro" exótico, inferior e irracional, o Ocidente pôde se ver como racional, superior e civilizado, reforçando a sua identidade cultural e política.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Roberta Cafiero Marinho Nassar -
1- "O orientalismo é um estilo de pensamento baseado em uma distinção ontológica e epistemológica feita entre "o Oriente" e (a maior parte do tempo) "o Ocidente"

2-Said mostra como existe uma diferença em relação entre as informações disponíveis do Oriente e Ocidente, isso mostra como que os conhecimentos que temos em relação ao Oriente que foram gerados pelos ocidentais, servem como justificativa para essa diferença de relação de poder que acba gerando um poder de domínio dos Ocidentais.

3-Hegemonia: Em qualquer sociedade não-totalitária, certas formas culturais predominam sobre outras, do mesmo modo que certas idéias são mais influentes que outras; a forma dessa liderança cultural é um conceito indispensável para qualquer entendimento da vida cultural no Ocidente industrial.

4-"Uma grande lição que eu aprendi e tentei transmitir é que não existe nada parecido com um ponto de partida meramente dado, ou simplesmente disponível: para cada projeto devem ser feitos os começos, de tal modo que estes lhes permitam uma sequência. Em nenhum ponto da minha experiência a dificuldade dessa lição foi sentida mais conscientemente (com que sucesso, ou fracasso, não posso dizer real-mente) que neste estudo sobre o orientalismo. A idéia de começar, de fato o ato de começar, implica necessariamente um ato de delimitação por meio do qual algo é cortado de uma grande massa de material, separado dessa massa e transformado em uma representação do ponto de partida, do começo, além de ser esse começo."

5- "Oriente é parte integrante da civilização e da cultura materiais da Europa. O Oriente expressa e representa esse papel, cultural e até mesmo ideologicamente, como um modo de discurso com o apoio de instituições, vocabulário, erudição, imagistica, doutrina e até burocracias e estilos coloniais."
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Luisa Parreira Santos de Oliveira -
Boa noite professora e turma! Segue as 5 ideias que me parecem ser centrais e também importantes desse início do livro:

1) A definição do Orientalismo / Oriente : nas primeiras páginas Said explica o que significa o Oriente não só no contexto cultural, sociológica e política mas também sobre a localização, destaque para a relação com a Europa. Apontou também que a designação mais prontamente aceita para o orientalismo é acadêmica. O autor segue na definição do Oriente até chegar na do Oriente e partir para a próxima ideia, dando a entender que as duas definições são intrínsecas uma a outra

2) O contexto entre Ocidente e Oriente: com uma relação de poder, e de dominação Said escreve que o orientalismo é uma tela aceitável para filtrar o Oriente para a consciência ocidental.

3) hegemonia e perspectivas: Said diz que é o resultado da hegemonia em ação que confere ao orientalismo a durabilidade e a força que estava mencionando até então. " Como, então, reconhecer a individualidade e reconciliá-la com o seu contexto geral e hegemônico inteligente, e de modo algum passivo ou meramente ditatorial?". Said questiona a relação das opniões próprias dos autores com as questão teóricas.

4) Estudo do imperialismo e orientalismo: Said conclui que ele estuda o orientalismo como um intercâmbio dinâmico entre autores individuais e os grandes interesses políticos moldados por três impérios. Ele desenvolve a ideia de que o orientalismo foi fundamental para moldar a tradição imperial.


5) Influência e autoridade: diversos atributos da autoridade são destacados em relação ao orientalismo e diversos interesses, inclusive americanos. Além disso, conclusão do autor de que a sociedade e a cultura literária só podem ser entendidas e estudadas juntas, é uma ideia que acredito que levará e será de extrema importância para os próximos capítulos.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Mariana Souza Lima -
1. Definição de orientalismo
- Said define orientalismo como uma dorme de pensamento baseada em uma distinção epistemológica entre o “Oriente” e o Ocidente”, sendo fundamental para compreender ser as relações de poder.

2. O Oriente e sua construção.
- O Oriente é uma construção imaginativa do Ocidente, ou seja, foi moldado de acordo com interesses e perspectivas ocidentais, assim, o Ocidente domina e impõe sua visão sobre o Oriente, partindo assim para o outro tópico.

3. Orientalismo e Dominação Política.
- O Orientalismo foi uma ferramenta de dominação política e cultural do Ocidente sobre o Oriente, ao definir o Oriente como o “outro”, o Ocidente justificou sua superioridade e necessidade de controlar e se impor sobre essas regiões.

4. Oriente como evasão do Ocidente
- O Ocidente via o Oriente como um refúgio, um escape da modernidade e dos problemas da região, essa visão romantiza da do Oriente contribuiu para a perpetuação de esteriótipos e generalizações.

5. Influência Cultural e Política.
- Além de um conjunto de ideias acadêmicas, o orientalismo foi uma forte influência cultural e política, através dos estudos, o Ocidente conseguiu justificar sua supremacia, dominando assim o oriente e exercendo suas relações de poder.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Giovanna Santos Serafim Santiago -
Boa noite,

Essas são as 5 ideias que destaquei como importantes:

1- Definição e Caracterização do Orientalismo: Said define o Orientalismo como um conjunto de práticas e representações que estruturam e dominam o conhecimento sobre o Oriente, moldando-o de acordo com as necessidades e perspectivas ocidentais. Ele descreve o Orientalismo como um campo de estudo que sistematicamente produz e reforça imagens preconceituosas do Oriente.

2- Construção do Oriente pelo Ocidente: Said argumenta que o Oriente não é uma entidade objetiva, mas uma construção do Ocidente. O Oriente é descrito e definido através das lentes e interesses do Ocidente, o que cria uma imagem distorcida e estereotipada.

3- Influência na política e na cultura: O autor discute como o Orientalismo não se limita à academia, mas também influencia a política e a cultura popular, moldando a percepção ocidental do Oriente e perpetuando ideologias que sustentam relações desiguais de poder.

4- O Orientalismo como uma disciplina acadêmica e cultural: Said explora como o Orientalismo não é apenas um conjunto de estudos acadêmicos sobre o Oriente, mas uma forma de saber que é impregnada de preconceitos e ideologias. Essa disciplina serve para justificar e manter o domínio e a superioridade ocidental sobre o Oriente.

5- Papel do poder e do imperialismo: O livro destaca a relação entre o Orientalismo e o imperialismo ocidental. Said explica como a produção de conhecimento sobre o Oriente está intimamente ligada às relações de poder e ao controle político e econômico das nações ocidentais sobre as orientais.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Larissa de Araujo Bazoni Santos -
Boa noite,
Com base na leitura da introdução do livro “Orientalismo” de Edward W.Said,aqui estão as cinco ideias centrais que considero importantes.
Definição de Orientalismo: Edward Said define "orientalismo" como um campo de estudo e uma abordagem cultural ocidental que busca entender o Oriente. No entanto, ele argumenta que o orientalismo é uma construção que reflete e perpetua a dominação colonial, não sendo uma representação neutra.

Relação entre Poder e Conhecimento: Said argumenta que o conhecimento sobre o Oriente é moldado por interesses políticos e ideológicos, funcionando como uma ferramenta de poder que reforça a dominação ocidental.

Imagens Estereotipadas do Oriente: As representações ocidentais do Oriente costumam retratar a região como exótica e decadente, oferecendo uma visão simplificada e preconceituosa que mantém a superioridade do Ocidente.

Construção Ideológica do Orientalismo: A construção ideológica do Orientalismo continua a influenciar as percepções e políticas ocidentais, perpetuando estereótipos e desigualdades.

Impacto na Identidade Ocidental e Oriental: Representações do Oriente ajudam a definir a identidade ocidental em contraste com o "Outro" oriental, criando uma narrativa de superioridade ocidental e inferioridade oriental.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Maria Beatriz dos Santos Freitas -
Na obra, "Orientalismo", Edward Said apresenta uma análise crítica e profunda sobre a construção do Oriente como uma entidade cultural, política e epistemológica distinta do Ocidente. O autor começa definindo o orientalismo como um estilo de pensamento que estabelece uma divisão ontológica e epistemológica entre "o Oriente" e "o Ocidente". Para Said, o orientalismo não é meramente um conjunto de ideias neutras ou uma descrição objetiva das culturas orientais. Pelo contrário, ele é um discurso produzido e perpetuado pela Europa ocidental, que utilizou esse conhecimento para exercer poder e controle sobre o Oriente. O orientalismo, assim, tornou-se uma disciplina acadêmica através da qual o Ocidente criou um conjunto de representações e discursos que justificavam a dominação colonial. Observe esse trecho destacado do texto “A minha alegação é que, sem examinar o orientalismo como um discurso, não se pode entender a disciplina enormemente sistemática por meio da qual a cultura européia conseguiu administrar - e até produzir - o Oriente política, sociológica, ideológica, científica e imaginativamente durante o período pós-Iluminismo. Além do mais, o orientalismo tinha uma posição de tal autoridade que eu acredito que ninguém que escrevesse, pensasse ou atuasse sobre o Oriente podia fazê-lo sem levar em conta as limitações ao pensamento e à ação impostas pelo orientalismo. Em resumo, por causa do orientalismo, o Oriente não era (e não é) um tema livre de pensamento e de ação. Isso não quer dizer que o orientalismo determine de modo unilateral o que pode ser dito sobre o Oriente...” (pág. 15)
Sob esse viés, o texto destaca que o orientalismo funciona como um discurso, e não como um simples conjunto de ideias ou teorias. Este discurso foi instrumental na justificativa da dominação colonial, ao criar e perpetuar percepções do Oriente como exótico, atrasado e, por vezes, perigoso. Essas percepções moldaram a forma como o Ocidente via e interagia com o Oriente, influenciando tanto a política externa quanto a opinião pública. Ao construir o Oriente dessa maneira, o discurso orientalista perpetuou estereótipos que ainda são influentes, contribuindo para a manutenção de uma visão distorcida e hierárquica.
Ademais outro ponto central na análise de Said é a relação entre poder e conhecimento. Ele destaca como o poder colonial europeu foi amplamente apoiado e legitimado pelo conhecimento produzido sobre o Oriente. Nesse contexto, o orientalismo funcionou como um mecanismo de poder, onde o conhecimento era utilizado para controlar e dominar as populações orientais. O saber produzido sobre o Oriente, longe de ser neutro, estava intimamente ligado aos interesses coloniais e imperialistas do Ocidente, servindo para reforçar a superioridade ocidental e a subordinação oriental.
Dessa maneira, o autor também critica o orientalismo moderno, argumentando que, apesar de vivermos em um mundo pós-colonial, o discurso orientalista ainda influencia a maneira como o Oriente é percebido e representado. Ele sugere que esse discurso continua a afetar a política externa ocidental e as relações internacionais, perpetuando uma visão distorcida e hierárquica entre Oriente e Ocidente. Essa crítica é especialmente relevante no contexto contemporâneo, onde as representações do Oriente ainda são muitas vezes marcadas por estereótipos e preconceitos herdados do passado colonial.
Por fim, Said discute a importância de desafiar o discurso orientalista e de promover uma abordagem mais crítica e autêntica para entender o Oriente. Ele defende que é necessário desconstruir as noções preconcebidas e os estereótipos sobre o Oriente, promovendo uma compreensão mais igualitária e inclusiva das culturas orientais. Esse desafio ao orientalismo é visto por Said como um passo essencial para superar as divisões construídas historicamente entre Oriente e Ocidente, e para estabelecer relações mais justas e equilibradas no futuro.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Larissa Caminha Murito -
Com base na leitura da introdução de “Orientalismo” de Said, identifiquei cinco ideias que me pareceram centrais e importantes. Uma delas é que Said define o Orientalismo como uma forma de pensamento que, ao criar uma distinção entre "Oriente" e "Ocidente", atua tanto como uma disciplina acadêmica quanto como um discurso cultural que reforça uma visão estereotipada e exótica das culturas orientais. Said também explora a conexão entre poder e conhecimento, argumentando que o saber ocidental sobre o Oriente não é neutro, mas sim uma ferramenta para exercer controle e justificar a dominação colonial, sendo essa relação de extrema importância para entender como o Orientalismo mantém estruturas de poder desigual. Outra ideia importante é a construção do "Outro", onde o Oriente é retratado como o oposto exótico e inferior do Ocidente, revelando mais as ansiedades e preconceitos ocidentais do que a realidade oriental. Said também critica o imperialismo cultural ao destacar como o Orientalismo promove visões distorcidas do Oriente que legitimam e perpetuam a dominação colonial, desumanizando as culturas orientais e consolidando o controle colonial. Por último, Said analisa como a literatura, a arte e as instituições educacionais ocidentais desempenham um papel crucial na disseminação de estereótipos e na sustentação de políticas imperialistas, consolidando a influência do Orientalismo na percepção e interação do Ocidente com o Oriente.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Isabella Dell`Osso Soares -
Bom dia!

Primeiro tópico
A imagem do Oriente presente no imaginário europeu como "um lugar de romance, de seres exóticos, de memórias e paisagens obsessivas, de experiências notáveis" (SAID, 1996, p. 13)

Segundo tópico
Perdurou até o final do século XIX uma visão limitada que não abarcava toda a diversidade do Oriente, visto somente como Índia e terras bíblicas.

Terceiro tópico
A história contada a partir do ponto de vista do dominador: Said menciona que Flaubert representou um modelo de mulher oriental a partir do encontro com uma cortesã egípcia, ou seja, há a criação de uma generalização (Egito = Oriente). A egípcia é escrita de acordo com a visão dele, nota-se a voz silenciada da mulher em sua própria representação.

Quarto tópico
Uma das definições de Orientalismo: "Tomando o final do século XVIII como um ponto de partida muito grosseiramente definido, o orienta- lismo pode ser discutido e analisado como a instituição organizada para negociar com o Oriente negociar com ele fazendo declarações a seu respeito, autorizando opiniões sobre ele, descrevendo-o, colonizando-o, governando-o" (SAID, 1996, p. 15)

Quinto tópico
A linha do tempo da dominação europeia e estadunidense em relação ao Oriente: França e Inglaterra (início do século XIX até o final da Segunda Guerra Mundial) e Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial, ou seja, em distintos recortes temporais observamos algumas nações tentando mostrar sua "superioridade" através da exploração do Oriente
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Izabelle Cristina Lima -
Bom dia!
Cinco ideias que entendi como centrais após minha leitura:

1) Apresentação/definição do orientalismo: Said mostra para além do contexto cultural e geográfico.
2) Relação de poder: Ocidente x Oriente - Said fala sobre as relações de interesses no orientalismo: política, econômica e geográfica.
3) Orientalismo acadêmico: nesse aspecto, Said apresenta alguns autores faz críticas aos pensamentos imperialistas.
4) Exterioridade do orientalismo: "Não podem representar a si mesmos; devem ser representados", o autor traz a ideia de submissão relacionada ao Ocidente.
5) Esteriótipo do orientalismo: Said aborda a padronização do orientalismo e como as mídias contribuíram para isso.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Vitoria Cristine Aguiar da Silva -
Olá, boa tarde! Essas são as 5 ideias centrais do texto do livro de Said que eu achei pertinentes.

Segundo o autor, o orientalismo é uma construção social e intelectual. Ele afirma que o Oriente é uma construção do Ocidente com base em preconceitos e estereótipos. O orientalismo afirma a superioridade do Ocidente e define o Oriente como exótico e inferior.

Há também uma distinção ontológica e epistemológica entre Oriente e Ocidente. O orientalismo se baseia na distinção entre o "Oriente" e o "Ocidente", mantendo a crença de que o Oriente é essencialmente diferente e subordinado ao Ocidente. Essa crença, segundo o autor, foi muito propagado por intelectuais e acadêmicos ocidentais, os quais aceitaram e promoveram essa visão.

O orientalismo como é propagado como um discurso de poder. Em detalhes, Said explica como o orientalismo funciona como um sistema de poder usando o discurso de Michel Foucault, o qual consiste na ideia de que o poder não é simplesmente uma força repressiva exercida de cima para baixo, mas algo que circula em redes e está presente em todas as relações sociais. Ainda, ele vê o poder como algo que molda o conhecimento e a verdade, sugerindo que o que consideramos "conhecimento" é frequentemente uma construção social que serve aos interesses daqueles em posição de poder.. Como resultado desse discurso, o Ocidente pode dominar e reestruturar o Oriente, impondo uma visão ocidental sobre a região e justificando a colonização e o imperialismo.

Por fim, existe uma influência do Orientalismo na cultura e na política. O orientalismo afeta a literatura, as artes, a cultura popular e até mesmo a política pública. Ele influencia as percepções dos ocidentais sobre o Oriente, fortalecendo estereótipos e apoiando a dominação cultural e política do Ocidente.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Thiago Dutra Rodrigues Paixao -
Boa tarde,
Edward Said, em sua obra seminal "Orientalismo", propõe uma análise crítica do Orientalismo, não apenas como um conjunto de representações culturais ou artísticas do Oriente, mas como um paradigma de conhecimento profundamente enraizado na estrutura intelectual e acadêmica do Ocidente (1). Said argumenta que o Orientalismo opera como uma lente através da qual o Ocidente compreende, classifica e controla o Oriente, estabelecendo uma relação de poder que favorece e perpetua a hegemonia ocidental. Esse paradigma não é estático; ele evolui ao longo do tempo, respondendo às mudanças nas dinâmicas de poder e aos interesses políticos e econômicos ocidentais (2). Assim, as representações do Oriente, desde as mais exóticas até as mais depreciativas, mudam conforme as necessidades de dominação e controle do Ocidente se transformam.
Dentro desse contexto, Said explora como o Oriente é construído como o "Outro", uma entidade essencialmente diferente e distante da identidade ocidental (3). Essa construção não é neutra; ela serve para reforçar a identidade ocidental como racional, civilizada e superior, enquanto o Oriente é relegado ao campo do exótico, irracional e, muitas vezes, inferior. Esse processo de "outrosidade" não apenas molda a percepção ocidental do Oriente, mas também fortalece a autopercepção ocidental, criando um dualismo que alimenta a discriminação e a subordinação.
Além de sua influência cultural e acadêmica, o Orientalismo tem profundas implicações nas políticas internacionais (4). Said destaca como as visões estereotipadas do Oriente afetam as relações diplomáticas, comerciais e militares entre o Ocidente e as nações orientais. As políticas internacionais são, muitas vezes, informadas por essas representações distorcidas, levando a decisões que perpetuam a desigualdade e o controle ocidental sobre o Oriente.
Por fim, Said desafia a legitimidade do Orientalismo, defendendo a necessidade de uma crítica rigorosa e reflexiva que revele as construções ideológicas por trás das representações ocidentais do Oriente (5). Ele argumenta que é imperativo desconstruir esses discursos para entender como eles perpetuam as relações desiguais de poder. Em sua visão, só através de uma abordagem crítica e consciente é possível produzir um conhecimento mais justo e equilibrado sobre o Oriente, que não sirva como instrumento de dominação, mas como uma ponte para um entendimento mútuo e respeitoso.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Lara Alexandre Silva -
Edward Said, um dos mais influentes teóricos da crítica literária e da teoria pós-colonial, apresentou em sua obra "Orientalismo" uma análise profunda das relações entre o Ocidente e o Oriente. Através de suas ideias, pode-se entender como foi o processo de construção da imagem do Oriente moldou paradigmas, políticas e identidades.
Uma das principais ideias de Said é a construção do Oriente como "Outro" que o Ocidente cria ao se referir ao Oriente. Ele argumenta que o Ocidente, ao definir o Oriente como inferior e atrasado, estabelece um contraste que justifica sua própria superioridade. Essa construção não é apenas uma representação artística ou literária, mas uma ferramenta política que tem implicações reais nas relações internacionais. O Oriente torna-se um espaço de projeção de fantasias ocidentais, o que leva a uma visão distorcida e simplista das culturas orientais.
Said argumenta que o orientalismo não é apenas um conjunto de representações; ele é um dispositivo de poder. Essa ideia se baseia na premissa de que o conhecimento é uma forma de controle. Ao criar conhecimento sobre o Oriente, o Ocidente exerce poder sobre ele. Logo o orientalismo é percebido como um dispositivo de poder.
Edward, enfatiza que a representação cultural do Oriente é frequentemente superficial e estereotipada. Essa representação não apenas ignora a diversidade e complexidade das sociedades orientais, mas também reforça preconceitos que têm consequências no mundo real, como discriminação e racismo.
Embora Edward Said descreva um quadro sombrio de representação e poder, ele também destaca a resistência das culturas orientais. As sociedades orientais não são apenas passivas em relação às representações ocidentais; elas reagem, reinterpretam e, muitas vezes, subvertem essas narrativas. Portanto, essa resistência é vital para a formação de identidades culturais autênticas e para a construção de um diálogo mais equilibrado entre o Ocidente e o Oriente.
Em suma as ideias de Edward Said permanecem relevantes na análise das relações globais contemporâneas. Em um mundo cada vez mais globalizado, as representações do Oriente pelo Ocidente continuam a influenciar políticas, percepções e até mesmo identidades pessoais. O orientalismo não é um fenômeno do passado, mas uma realidade contínua que molda a forma como as sociedades se vê e se relaciona.
Ou seja, as suas cinco ideias centrais nos ajudam a desconstruir preconceitos e a reconhecer as narrativas de poder que moldam nossas percepções. À medida que avançamos em um mundo interconectado, a reflexão crítica sobre essas questões é mais importante do que nunca.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Bruno Henrique de Lucena Reis -
Saudações, professora e turma!

Na introdução de “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente”, Edward Said apresenta uma análise crítica que desconstrói as formas de representação do Oriente pelo Ocidente, destacando cinco pontos principais que fundamentam sua argumentação. Primeiro, Said define "Orientalismo" como uma forma de pensamento profundamente enraizada no imaginário ocidental, que categoriza o Oriente de maneira exótica, misteriosa e inferior. Esse enquadramento não é neutro; ao contrário, é resultado de discursos acadêmicos, literários e políticos que, ao longo dos séculos, criaram uma imagem do Oriente que é simultaneamente fascinante e degradante. A construção dessa imagem é estratégica, pois molda o Oriente como "o outro", um lugar fixo e estático em oposição ao dinâmico e progressista Ocidente, e serve para afirmar a identidade europeia por meio da criação de um contraponto racial e cultural.

Segundo, Said argumenta que o Orientalismo vai além de uma mera ideologia acadêmica; ele funciona como um sistema de poder que legitima a dominação colonial e a hegemonia ocidental. Ao criar um corpo de conhecimento que descreve o Oriente como atrasado e irracional, o Ocidente justifica sua intervenção imperialista, não apenas como um ato de exploração, mas como uma "missão civilizadora". Esse conhecimento, produzido e disseminado por intelectuais e governos, serve como uma ferramenta para exercer controle sobre as populações orientais, tornando-se um instrumento de dominação que reforça a hierarquia entre Ocidente e Oriente.

Terceiro, Said enfatiza que o "Oriente" é, na verdade, uma construção do Ocidente. Essa construção é articulada por meio de textos, imagens e narrativas que moldam a percepção do Oriente conforme os interesses e as necessidades do Ocidente. Não se trata de uma representação objetiva ou baseada em uma verdadeira compreensão da complexidade das sociedades orientais, mas sim de uma projeção das ansiedades e fantasias ocidentais. O Oriente, nessa visão, é apresentado como um lugar monolítico, desprovido de diversidade interna, e essa imagem distorcida serve para sustentar as políticas de dominação e controle do Ocidente sobre essas regiões.

Quarto, Said realiza uma análise crítica das fontes que contribuíram para a formação do discurso Orientalista. Ele examina como escritores, estudiosos e artistas ocidentais, como Flaubert, Renan e Lane, criaram e perpetuaram estereótipos sobre o Oriente, muitas vezes retratando-o como uma terra de despotismo, sensualidade e primitivismo. Said critica a falta de objetividade e o eurocentrismo dessas obras, que não só ignoram as vozes dos próprios orientais, mas também reforçam preconceitos culturais e raciais. Essas representações servem para fixar o Oriente em uma imagem congelada no tempo, negando-lhe a possibilidade de progresso ou mudança, enquanto exaltam a superioridade do Ocidente.

Finalmente, Said destaca o impacto duradouro do Orientalismo, argumentando que as ideias preconcebidas que surgiram dessa construção ainda influenciam a maneira como o Oriente é percebido e tratado. Mesmo após o fim do colonialismo formal, as representações Orientalistas continuam a informar as políticas externas, as relações internacionais e as representações culturais contemporâneas. Essa continuidade perpetua um ciclo de dominação e resistência, onde o Oriente é continuamente definido e redefinido pelos poderes ocidentais, mantendo viva a estrutura de poder que sustenta o Orientalismo. Said nos convida a refletir criticamente sobre essas representações e a questionar as narrativas que moldam nossa compreensão do mundo, desafiando-nos a buscar formas mais justas e equitativas de entendimento entre culturas.

Essa análise de Said não só revela as engrenagens do poder por trás da construção do Oriente, mas também nos alerta para os perigos de aceitar passivamente as narrativas dominantes. Ao desconstruir o Orientalismo, ele abre caminho para uma compreensão mais complexa e matizada das culturas orientais, livres das distorções impostas pelo olhar ocidental.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Amanda de Carvalho Silva Bastos -
Olá a todos!

Com base na leitura do livro proposto "Orientalismo" de Edward W. Said, as 5 ideias centrais que identifiquei foram:

1. Significado de Orientalismo: O autor defende que Orientalismo é o distanciamento de ideais acerca do Oriente e Ocidente.

2. "Orientalismo como um estilo ocidental para dominar, reestruturar e ter autoridade sobre o Oriente". Este trecho do livro ressalta o uso desse conceito (Orientalismo) como instrumento de dominação de poder, modificando e moldando os olhares ocidentais acerca do Oriente.

3. O autor destaca a cultura como meio de gerar interesse dos europeus e americanos para justificar desdes questões políticas, econômicas e até militares.

4. Said aponta que orientalismo traz uma bagagem com teor político e cultural.

5. Said explica que o orientalismo moderno ganhou força depois do século XVIII e trouxe notoriedade científica do Oriente para a Europa após estudos e ocorrências de expedições.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Sandra Sa Ferreira Pires -
1-Segundo o autor, o oriente é quase uma invenção europeia e ao mesmo tempo, o oriente ajudou a definir a Europa (ocidente), como sua imagem, ideias, personalidade, experiência de contraste (...).
2-Falar de orientalismo é falar principalmente, embora não exclusivamente de uma empresa cultural francesa e britânica, (...).
3-A relação entre o ocidente e o oriente é uma relação de poder, de dominação de graus variados (...)
4-O que temos de respeitar e tentar aprender é a força nua e sólida do discurso orientalista, (...), o investimento continuado faz do orientalismo um sistema de conhecimento sobre o oriente, uma tela aceitável (...)
5-O orientalismo não é um mero tema político de estudos ou campo refletido passivamente pela cultura, (...) é antes uma distribuição de consciência geopolítica em textos estéticos, eruditos, (...).
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Giselle Chardeli Crespo de Araujo -
Boa noite!!!

Segue as 5 ideias centrais e importantes no texto introdutório do livro de Edward Said:

1. Edward Said traz o conceito de Orientalismo no começo do texto, caracterizando o orientalismo como uma maneira de perceber o mundo que o divide em duas metades: o "Oriente" e o "Ocidente". Essa visão gera a noção de que o Oriente é algo distinto, estranho e exótico, diferente do Ocidente. O orientalismo vai além do âmbito acadêmico, sendo também como uma forma de raciocínio que fundamenta a dominação e a superioridade ocidental sobre o oriental.

2. Said defende que o orientalismo vai além de estereótipos ou representações do Oriente, trata-se de uma prática de poder e de controle. Enfatiza como o conhecimento produzido pelos europeus a respeito do Oriente foi empregado para justificar o controle colonial e imperial sobre o Oriente.

3. Said enfatiza o Oriente é isento de interesses e que, muitas vezes, atende aos interesses do Ocidente, acarretando na sua dominação. Ele argumenta que o orientalismo está sempre relacionado a questões políticas e ideológicas.

4. Observa-se, ao longo do texto, que Said enfatiza que o Oriente é frequentemente visto como inferior em relação ao Ocidente. Elevando a pauta que o Ocidente é mais racional, mais avançado e superior, sendo totalmente o oposto do Oriente que é caracterizado como irracional e atrasado.

5. Said destaca que o orientalismo continua a afetar as relações atuais entre o Ocidente e o Oriente, intervindo na política externa atual, mantendo as desigualdades.
Em resposta à Giselle Chardeli Crespo de Araujo

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Maya Suemi Lemos -
Certo, Giselle! Creio que no ponto 3 vc quis dizer que o "Orientalismo NÃO é isento de interesses, não é?
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Isabela de Oliveira da Silva -
Boa noite Professora!

O Orientalismo é um conceito complexo e multifacetado, desenvolvido principalmente pelo filósofo e crítico literário Edward Said. Abaixo destaco as 5 principais ideias abordadas pelo autor na Introdução do livro:

1 - O Oriente como Construção Social: o autor destaca que o Oriente não é uma entidade natural ou objetiva, mas sim uma construção social criada pelo Ocidente. Essa construção é moldada por uma série de fatores, incluindo o poder, a história, a cultura e a imaginação ocidental.
2 - O Papel do Poder na Construção do Oriente: As relações de poder entre o Ocidente e o Oriente são centrais para a compreensão do Orientalismo. O Ocidente, por meio de sua posição dominante, molda as representações do Oriente, perpetuando estereótipos e justificando a dominação.
3 - O Orientalismo como Discurso: O Orientalismo é um discurso que permeia diversas áreas do conhecimento e da vida social. Esse discurso serve para legitimar a dominação ocidental e a construção de uma identidade europeia.
4 - A Complexidade do Orientalismo: O Orientalismo não é uma teoria homogênea, mas um conjunto de ideias e práticas que evoluem ao longo do tempo e se adaptam a diferentes contextos históricos e políticos.
5 - A Importância da Análise Histórica e Cultural: Para compreender o Orientalismo, é fundamental analisar sua história e as instituições que o sustentam. A análise histórica permite identificar os mecanismos de poder que moldam as representações do Oriente, enquanto a análise cultural revela os valores e as crenças que subjazem a essas representações.

O Orientalismo é um conceito fundamental para entender as relações de poder entre o Ocidente e o Oriente. Ele é uma construção social complexa, moldada por fatores históricos, políticos e culturais, que serve para justificar a dominação ocidental e perpetuar estereótipos sobre o Oriente.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Wanderson Albuquerque da Silva -
Said define o Orientalismo como uma construção intelectual e cultural que descreve o modo como o Ocidente (particularmente a Europa e, mais tarde, os Estados Unidos) retrata, interpreta e, frequentemente, distorce as culturas, povos e sociedades do Oriente, especialmente do Oriente Médio, Ásia e Norte da África. Abaixo, destaco as 5 principais ideias que me chamaram atenção a partir da leitura do texto:

1. Orientalismo como Construção Cultural e Geográfica: O Oriente e o Ocidente são construções ideológicas criadas pelo pensamento ocidental, onde o Oriente é definido em contraste com o Ocidente, reforçando a identidade e a hegemonia europeias.

2. Relação de Poder e Dominação: O Orientalismo é intrinsecamente ligado a uma relação de poder, onde o Ocidente domina, reestrutura e exerce autoridade sobre o Oriente, mantendo uma superioridade posicional flexível.

3. Hegemonia Cultural e Durabilidade do Orientalismo: A hegemonia ocidental, como descrita por Gramsci, sustenta a durabilidade e a força do Orientalismo, permitindo que representações e ideias sobre o Oriente permaneçam influentes e predominantes ao longo do tempo.

4. Orientalismo como Disciplina e Sistema de Conhecimento: O Orientalismo não é apenas uma fantasia, mas um sistema de conhecimento institucionalizado que molda a percepção ocidental do Oriente, sustentado por práticas acadêmicas e investimentos materiais.

5. Impacto das Representações Orientalistas: As representações do Oriente são criadas a partir de uma posição de superioridade ocidental, frequentemente ignorando a realidade dos próprios orientais e reforçando a dominação e os estereótipos sobre o Oriente.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Amanda de Sousa Ribeiro -
1. Orientalismo é uma visão que divide "Oriente" e "Ocidente", criando uma percepção hierárquica e distorcida do Oriente. É uma visão esteriotipada dos dois locais.
2. A representação de poder é utilizada para justificar a dominação do ocidente sobre o oriente.
3. O orientalismo ficou mais forte com o colonialismo europeu.
4. Houveram representações distorcidas acerca da literatura que representa o oriente. Visões opostas foram criadas.
5. O conhecimento ocidental sobre o oriente é algo que precisa ser discutido para que ocorra uma justa perspectiva.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Joo Pedro Barbosa de Araujo -
Orientalismo como Sistema de Pensamento e Poder: Said define o Orientalismo como um sistema de pensamento que estrutura o modo como o Ocidente percebe e descreve o Oriente. Ele argumenta que o Orientalismo é mais do que uma simples descrição geográfica ou cultural; é uma prática intelectual que produz conhecimento sobre o Oriente de uma maneira que serve aos interesses políticos e culturais do Ocidente.

Orientalismo como Construção Cultural e Ideológica: Said destaca que o Orientalismo é uma construção cultural e ideológica, criada pelo Ocidente para definir e dominar o Oriente. Ele enfatiza que essa construção não é neutra ou objetiva, mas está carregada de preconceitos e estereótipos que desumanizam e exotizam as culturas orientais.

O Papel do Orientalismo no Imperialismo: Na introdução, Said liga diretamente o Orientalismo ao imperialismo europeu. Ele argumenta que a construção do Oriente como "outro" permitiu e justificou a expansão colonial. O Orientalismo forneceu uma base intelectual e moral para a dominação imperial, apresentando o Oriente como necessitando da intervenção civilizadora do Ocidente.

Orientalismo como uma Tradição Intelectual Duradoura: Said explica que o Orientalismo não é um fenômeno moderno, mas uma tradição intelectual que se estende por séculos. Ele explora como os textos, imagens e discursos orientalistas têm sido consistentemente produzidos e reproduzidos ao longo do tempo, solidificando uma visão estereotipada e simplificada do Oriente.

Crítica à Neutralidade Acadêmica: Said questiona a suposta neutralidade e objetividade dos estudiosos do Oriente (os orientalistas). Ele argumenta que, embora muitos estudiosos tenham se apresentado como observadores neutros, suas obras estão profundamente imersas nas relações de poder entre o Ocidente e o Oriente. Said sugere que a produção de conhecimento orientalista é, em última análise, uma forma de exercer poder.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Beatriz Castellano Pereira -
Orientalismo é um tipo de pensamento que nos faz a ter a distinção entre o que é "Oriente" e "Ocidente", criando uma percepção "errada" e distorcida do Oriente.

Além disso, é um discurso que molda as percepções ocidentais, influenciando a cultura, política e história através de representações do Ocidente que não são verdadeiramente reais.

O ocidente utilizou o orientalismo para se destacar, geralmente em oposição ao outro lado. A cultura não é isenta, mas estão cheias das ideologias. O orientalismo é um exemplo de como uma cultura pode usar a outra para se sobressair, pois é de senso comum usar a comparação.

Versões acadêmicas que são instrumento de estudo apenas reforçam a ideia de que o Oriente é "inferior" ou menos desenvolvido, Said aborda como o orientalismo resume até mesmo a cultura popular, simplificando-a.

Também é reforçado sobre como o Orientalismo foi fundamental para que o Oriente fosse explorado continuamente já que a visão ocidental era sempre a que prevalecia.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Nadine de Franca Rodrigues -
Boa Tarde turma!
Aqui está minha contribuição, durante a leitura observei essas 5 ideias centrais.

1. O Oriente como Criação do Ocidente: Edward Said argumenta que o Oriente é uma invenção do Ocidente, construída a partir de imagens e conceitos criados pelos europeus para definir o Oriente como o "Outro". Ele discute como essa construção é baseada em uma distinção ontológica e epistemológica entre Oriente e Ocidente, criado assim, o "Oriente superior ao Ocidente".
(Página14)

2. A Distinção Entre Oriente e Ocidente: A exploração é a distinção entre Oriente e Ocidente, mostrando como essa separação serviu como base para teorias, literaturas e políticas que perpetuam essa divisão, e que até hoje não é tão falado e estudado, e só ao meu ver quem pesquisa sabe a diferença.
( página 14)

3. Orientalismo como Ferramenta de Dominação: O orientalismo é descrito como um sistema de poder através do qual o Ocidente dominou o Oriente, moldando sua imagem de acordo com os interesses ocidentais. A hegemonia cultural do Ocidente sobre o Oriente é uma parte crucial desse processo. Fazendo assim o mundo pensar que o Oriente sempre foi maior e com mais recursos que o Ocidente.(página 18)


4. A Hegemonia Cultural do Ocidente: A hegemonia cultural europeia sobre o Oriente é destacada, mostrando como o Ocidente impôs suas ideias e valores sobre o Oriente, moldando sua imagem e narrativa.
(página 18)

5. Conhecimento e Política Andam Juntos: Edward Said discute como o conhecimento sobre o Oriente nunca foi neutro, mas sim profundamente entrelaçado com os projetos políticos e coloniais do Ocidente, manipulando sempre a narrativa.
(Página 21)
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Paloma de Melo Oliveira Castro -
Boa noite, professora.

As 5 ideias centrais:

1. Construção do Oriente pelo Ocidente: Said explora como o Ocidente construiu uma visão estereotipada e monolítica do Oriente. Essa construção serve para reforçar uma identidade ocidental e justificar práticas de dominação e colonialismo.

2. Orientalismo como um discurso: O conceito de "Orientalismo" é apresentado como um discurso acadêmico e cultural que perpetua a divisão entre o Ocidente (como moderno e racional) e o Oriente (como exótico e atrasado).

3. A relação entre poder e conhecimento: Said argumenta que o conhecimento produzido sobre o Oriente está intrinsicamente ligado às relações de poder. O conhecimento não é neutro; ele é moldado por interesses políticos e ideológicos.

4. Impacto da representação do Oriente: A maneira como o Oriente é representado tem um impacto significativo na percepção pública e nas políticas coloniais. Essas representações ajudam a justificar e manter o controle imperialista sobre as regiões orientais.

5. Crítica ao estudo acadêmico do Oriente: Said critica a forma como os estudos acadêmicos sobre o Oriente muitas vezes reproduzem estereótipos e preconceitos, em vez de oferecer uma visão objetiva e crítica.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Phamella Peres Vieira -
Bom dia!

Ao ler a introdução do livro de Said, considero abaixo as 5 ideias centrais e importantes:

1 - O Oriente como uma invenção europeia: "O Oriente era, em grande parte, uma invenção europeia, e fora desde a Antigüidade um lugar de romance, de seres exóticos, de memórias e paisagens obsessivas, de experiências notáveis." pag. 13

2 - Relação entre conhecimento e poder: "O orientalismo é um estilo de pensamento baseado em urna distinção ontológica e epistemológica feita entre "o Oriente" e (a maior parte do tempo) "o Ocidente. Desse modo, uma enorme massa de escritores, entre os quais estão poetas, romancistas, filósofos, teóricos políticos, economistas e administradores imperiais, aceitou a distinção básica entre Oriente e Ocidente como o ponto de partida para elaboradas teorias, épicos, romances, descrições sociais e relatos políticos a respeito do Oriente, dos seus povos, costumes, "mente", destino e assim por diante." pag. 14

3 - O Orientalismo em relação a hegemonia cultural: "É a hegemonia, ou melhor, o resultado da hegemonia em ação que confere ao orientalismo a durabilidade e a força sobre as quais estive falando até agora." pag.19

4 - Duração do Orientalismo: "O o orientalismo não é um mero tema político de estudos ou campo refletido passivamente pela cultura, pela erudição e pelas instituições; nem é uma ampla e difusa coleção de textos sobre o Oriente; nem é representativo ou expressivo de algum nefando complô imperialista "ocidental" para subjugar o mundo "oriental". É antes uma distribuição, de consciência geopolítica em textos estéticos, eruditos, econômicos, sociológicos, filológicos; é uma elaboração não só de uma distinção geográfica básica (o mundo é feito de duas metades, o Ocidente e o Oriente), como também de toda uma série de "interesses" que, através de meios como a descoberta erudita, a reconstrução filológica, a análise psicológica e a descrição paisagística e sociológica, o orientalismo não apenas cria como mantém;..." pag.24

5 - O representar do Oriente pelo Ocidente: "...pelo menos da linguagem escrita, não existe nada do gênero de uma presença recebida, mas sim uma re-presença, ou uma representação. O valor, a eficácia, a força e a aparente veracidade de uma declaração escrita sobre o Oriente, portanto, baseiam-se muito pouco no próprio Oriente, e não podem instrumentalmente depender dele como tal." pag. 33
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Rayssa Souza da Silva -
Em "Orientalismo", Edward Said discute a construção do Oriente como uma entidade distinta do Ocidente, definindo o orientalismo como um estilo de pensamento que estabelece uma divisão entre essas duas regiões. Ele argumenta que o orientalismo não é neutro, mas sim um discurso produzido pela Europa para exercer poder sobre o Oriente, sendo utilizado para justificar a dominação colonial. Said destaca que o orientalismo funciona como um discurso que limita o que pode ser dito e pensado sobre o Oriente, perpetuando percepções exóticas e perigosas sobre essa região.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Julia de Aguiar Dantas Henrique -
Bom dia pessoal,

As 5 ideias que observei após a leitura foram essas:

1- Orientalismo como uma invenção ocidental - O Oriente foi construído pelo Ocidente como um "Outro" exótico e inferior, servindo para justificar a dominação e o controle ocidentais.

2- Relação entre conhecimento e poder - O conhecimento produzido sobre o Oriente nunca foi neutro; ele reflete relações de poder e reforça a hegemonia ocidental sobre o Oriente.

3- Orientalismo como discurso de poder - Utilizando o conceito de Michel Foucault, Said argumenta que o Orientalismo é um discurso que permite o Ocidente dominar e reestruturar o Oriente cultural, política e economicamente.

4- Influência do Orientalismo na cultura - O Orientalismo não se limita à academia, mas permeia a literatura, a arte e a cultura popular ocidentais, moldando percepções distorcidas e estereotipadas do Oriente.

5- Continuidade do Orientalismo - Embora o colonialismo tenha formalmente terminado, o Orientalismo ainda persiste, influenciando as formas como o Ocidente e o Oriente se percebem e se relacionam.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Julia Rayssa Dias Gomes -
Os 5 pontos mais importante que observei na leitura do texto.

1. Orientalismo como Construção Cultural: O Oriente é retratado por meio de estereótipos, moldando a visão ocidental. Páginas 13-17

2. Discurso e Poder: O discurso sobre o Oriente é uma ferramenta de dominação que justifica o imperialismo. Páginas 18-22

3. Identidade e Representação: A representação distorcida do Oriente afeta a identidade dos povos orientais, reforçando preconceitos. Páginas 23- 27

4. Crítica ao Estudo Acadêmico: A academia muitas vezes perpetua estereótipos em vez de oferecer uma visão mais autêntica do Oriente. Páginas 28-34

5. Impacto na Relação Ocidente-Oriente: As ideias orientalistas influenciam a política e as relações internacionais, criando uma dinâmica de poder desigual. Páginas 35-39
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Maria Eduarda Alves Ferreira -
Boa tarde!

As 5 ideias que observadas como principais no texto do Said foram:

- Construção do Oriente: Said afirma que o orientaismo não é verdade, é o que o Ocidente criou sobre ele, cheio de estereótipos e fantasias.

- Poder e conhecimento: ele fala sobre como o nosso conhecimento sobre o Oriente serve para legitimar o poder do Ocidente sobre eles.

- Representações ocidentais: analisar a visões ocidentais de orientalismo e como a literatura e arte do ocidente formou uma imagem de orientalismo e preconceito.

- Impacto político: ele afirma que o orientalismo não é uma questão de ideias, mas tem um impacto real sobre a dominação e políticas de controle.

- Reprsentação do Oriente: Said questiona quem tem o direito de falar do Oriente e das influências sobre ele.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Danilo Rodrigues Celso de Araujo -

As cinco ideias centrais que Edward Said expõe em seu texto sobre o "orientalismo" são as seguintes:


1 - Orientalismo Acadêmico: Refere-se basicamente aos estudos formais sobre o Oriente em universidades e centros de pesquisas. Todo aquele que leciona ou faz pesquisas sobre o Oriente em segmentos culturais, históricos e sociais é um orientalista. Ao passar do tempo, o termo caiu em desuso por ser classificado como referência pejorativa ao Oriente, colocando o Ocidente como superior.


2 - Orientalismo como Estilo de Pensamento: Baseado em uma distinção ontológica e epistemológica, que instituiu Oriente e Ocidente como opostos, e definiu isso como ponto de partida para as obras de vários pensadores, artistas, escritores e acadêmicos durante séculos. O Oriente visto como misterioso, exótico e o Ocidente como racional, e exemplo de progresso, também são fatos refletidos no tratamento dado ao Oriente na arte e na literatura.


3 - Discurso de Poder: O orientalismo limitou os pensamentos e ações sobre o Oriente, através disso, o Ocidente criou a narrativa sobre a imagem do Oriente utilizando suas instituições políticas e acadêmicas para estigmatizá-lo culturalmente e ideologicamente. 


4 - Ferramenta de Dominação Colonial: Exercendo o controle sobre as imagens e representações  do Oriente, o Ocidente utilizou o orientalismo como meio para manipular e justificar a colonização e exploração, assim como a sua “superioridade” social e civil, ao ponto de se achar no “direito e dever” de civilizar o Oriente, que era visto como atrasado.


5 - Hegemonia Cultural: A estigmatização cultural sofrida pelo Oriente através do orientalismo é uma das armas do Ocidente na construção de uma imagem superior de si. A hegemonia é um dos principais conceitos aplicados pelo orientalismo.



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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Rebeca Passos dos Santos -
Olá, boa tarde! Com base na introdução de Edward Said ao Orientalismo (páginas 13–39), cinco ideias centrais se destacam:

1. Said argumenta que o Oriente, conforme concebido pelos europeus, não é uma realidade objetiva, mas uma construção cultural e ideológica que serviu ao Ocidente por séculos para seus próprios interesses, narrativas e orações.

2 O orientalismo não é somente um campo acadêmico, mas um mecanismo usado pelo Ocidente para exercer controle sobre o Oriente. Por meio de discursos, investigações e representações, o Ocidente busca afirmar sua superioridade e consolida seu domínio político, militar e econômico sobre o Oriente.

3. O autor identifica a distinção ontológica e epistemológica entre Oriente e Ocidente que molda percepções e teorias sobre o Oriente. Ele observa como essa divisão permeia a literatura, a filosofia e as ciências sociais ocidentais, defendendo consistentemente uma visão superior do Ocidente.

4. Said enfatiza que o orientalismo é apoiado por um complexo de instituições acadêmicas, políticas e culturais. Essas instituições criam e reforçam o conhecimento sobre o Oriente com base no discurso autoritário que apoia a jornada para o Ocidente.

5.Inspirando-se em Michel Foucault, o autor argumenta que o orientalismo funciona como um discurso hegemônico que imagina o pensamento sobre o Oriente. Ele constrói o que pode ser dito, pensado e imaginado sobre a região e restringe as atividades e a liberdade de se definir entre os orientais.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Anna Clara Ferreira dos Santos -
Aqui estão cinco ideias centrais do texto:

1- O Oriente como Construção Imaginária do Ocidente:
é a maneira pela qual o Ocidente construiu uma visão distorcida e essencialista do Oriente. Said argumenta que o Oriente não é uma realidade objetiva, mas uma construção intelectual e cultural criada pelos intelectuais, artistas e colonizadores ocidentais. O Oriente foi representado como exótico, primitivo, irracional e submisso, uma antítese do Ocidente, que era visto como racional, moderno e superior. Essas representações foram usadas para justificar a dominação colonial, criando uma divisão entre o Ocidente "civilizado" e o Oriente "bárbaro".

2-O Orientalismo como Ferramenta de Dominação Colonial: Said demonstra que o Orientalismo não é apenas um conjunto de ideias ou representações sobre o Oriente, mas uma prática de poder e controle. O conhecimento produzido sobre o Oriente serviu para legitimar o imperialismo europeu. A ideia de que o Oriente era incapaz de governar a si mesmo levou os impérios coloniais a intervir e a explorar essas regiões, apresentando-se como "salvadores" da "barbárie" oriental. O Orientalismo, portanto, está intimamente ligado às políticas de colonização e exploração econômica que caracterizaram os impérios europeus durante os séculos XIX e XX.

3-A Reificação do Oriente: Said discute como o Oriente foi reificado, ou seja, transformado em uma entidade fixa e imutável nas representações ocidentais. Essa visão simplificada e estática do Oriente impede uma compreensão mais complexa e dinâmica das culturas orientais. O Oriente passou a ser visto como um lugar homogêneo, com características culturais e sociais unificadas, ignorando as vastas diversidades e complexidades das regiões e povos envolvidos. Esse processo de reificação também contribuiu para a construção da identidade ocidental, que se afirmou como moderna, racional e superior justamente ao contrastar-se com um Oriente considerado atemporal e imutável.

4- O Orientalismo no Discurso Acadêmico e Literário: Said analisa como o Orientalismo foi reforçado por intelectuais e acadêmicos ocidentais, que produziram um vasto corpo de conhecimento sobre o Oriente. Esse conhecimento não era neutro, mas estava sempre imbuído de preconceitos e estereótipos. Autores como Bernard Lewis, Max Weber e outros historiadores e orientalistas europeus contribuíram para a construção de uma visão do Oriente que justificava a intervenção e o domínio. Said critica a maneira como a academia ocidental contribuiu para a perpetuação do Orientalismo, mostrando como a "ciência" e a literatura ocidentais frequentemente distorciam ou ignoravam as realidades do Oriente para servi-los como ferramentas de controle político e cultural.

5- A Resposta e a Resistência do Oriente: Apesar da dominação intelectual e política imposta pelo Ocidente, Said também aponta para a resistência que surge dentro do próprio Oriente. A resposta ao Orientalismo não é passiva; muitos intelectuais e movimentos no Oriente passaram a questionar e desafiar essas representações, oferecendo uma reinterpretação das culturas e identidades orientais. Said sugere que uma "contra-narrativa" ao Orientalismo deve ser desenvolvida, permitindo que as culturas orientais se definam por si mesmas, longe dos estereótipos impostos. Isso envolve uma crítica ao legado colonial e uma reconstrução das identidades orientais em termos próprios, sem a interferência do olhar colonial ocidental.
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Re: 5 ideias centrais - Edward Said - Orientalismo

por Andressa da Silva Meireles -
As ideias centrais que identifiquei na introdução do livro "Orientalismo" de Edward Said:

1) Reconhecimento de que o conceito de orientalismo foi uma construção europeia que romantizou e exotizou o Oriente.
2) A influência da hegemonia cultural europeia na definição e representação do Oriente, reforçando uma posição de superioridade.
3) O orientalismo como um discurso que visava dominar e exercer autoridade sobre o Oriente, sustentado por instituições acadêmicas e coloniais.
4) A interconexão entre conhecimento e política no orientalismo, revelando que o conhecimento produzido não era neutro, mas influenciado por questões políticas e ideológicas.
5) O orientalismo como um discurso hegemônico, moldado pelos interesses políticos e imperiais dos impérios britânico, francês e americano, mais voltado para as representações e percepções ocidentais do que para a realidade objetiva do Oriente.