Bom dia!
Ao ler a introdução do livro de Said, considero abaixo as 5 ideias centrais e importantes:
1 - O Oriente como uma invenção europeia: "O Oriente era, em grande parte, uma invenção europeia, e fora desde a Antigüidade um lugar de romance, de seres exóticos, de memórias e paisagens obsessivas, de experiências notáveis." pag. 13
2 - Relação entre conhecimento e poder: "O orientalismo é um estilo de pensamento baseado em urna distinção ontológica e epistemológica feita entre "o Oriente" e (a maior parte do tempo) "o Ocidente. Desse modo, uma enorme massa de escritores, entre os quais estão poetas, romancistas, filósofos, teóricos políticos, economistas e administradores imperiais, aceitou a distinção básica entre Oriente e Ocidente como o ponto de partida para elaboradas teorias, épicos, romances, descrições sociais e relatos políticos a respeito do Oriente, dos seus povos, costumes, "mente", destino e assim por diante." pag. 14
3 - O Orientalismo em relação a hegemonia cultural: "É a hegemonia, ou melhor, o resultado da hegemonia em ação que confere ao orientalismo a
durabilidade e a força sobre as quais estive falando até agora." pag.19
4 - Duração do Orientalismo: "O o orientalismo não é um mero tema político de estudos
ou campo refletido passivamente pela cultura, pela erudição e pelas
instituições; nem é uma ampla e difusa coleção de textos sobre o
Oriente; nem é representativo ou expressivo de algum nefando complô
imperialista "ocidental" para subjugar o mundo "oriental". É antes
uma distribuição, de consciência geopolítica em textos estéticos, eruditos, econômicos, sociológicos, filológicos; é uma elaboração não só de uma distinção geográfica básica (o mundo é feito de duas
metades, o Ocidente e o Oriente), como também de toda uma série de
"interesses" que, através de meios como a descoberta erudita, a reconstrução filológica, a análise psicológica e a descrição paisagística e sociológica, o orientalismo não apenas cria como mantém;..." pag.24
5 - O representar do Oriente pelo Ocidente: "...pelo menos da linguagem escrita, não existe nada do gênero de uma
presença recebida, mas sim uma re-presença, ou uma representação.
O valor, a eficácia, a força e a aparente veracidade de uma declaração
escrita sobre o Oriente, portanto, baseiam-se muito pouco no próprio
Oriente, e não podem instrumentalmente depender dele como tal." pag. 33