Ir para o conteúdo principal
Fórum

Será que me comunico?

Será que me comunico?

Será que me comunico?

por Claudia Capello - Número de respostas: 26

Em que medida o ensino da língua garante o processo de comunicação?

Munido do que você já leu até agora, poste no fórum aberto neste tópico seu ponto de vista sobre a reflexão proposta.

Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Joao Pedro Serafim Alves -
O ensino da língua é fundamental na garantia do processo de comunicação através de que seu aprendizado ajuda na expressão e interpretação de mensagens de interlocutores, contribuindo no desenvolvimento de habilidades essenciais para a pessoa como na aprendizagem de regras da gramática e estruturas da língua que contribui para a compreensão da mensagem. Além disso, seu ensino é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades cotidianas como leitura e escrita, e de adequação a cada contexto social. Portanto, o ensino da língua é parte essencial no processo comunicativo, em que ele ajuda no desenvolvimento de práticas orais, compreensão de texto e gramática.

por Moiss David Nicolau da Silva -
O ensino da língua é vital para uma comunicação eficiente, pois permite a expressão clara e a compreensão das mensagens. Ele desenvolve habilidades essenciais, como leitura e escrita, e ensina as regras gramaticais e estruturas linguísticas necessárias para uma comunicação precisa. Além disso, o aprendizado da língua ajuda na adaptação a diferentes contextos sociais e profissionais, promovendo a prática oral e a compreensão de textos. Dessa forma, o ensino da língua é crucial tanto para o sucesso acadêmico quanto para a vida cotidiana.
Em resposta à Moiss David Nicolau da Silva

por Clarisse Goncalves dos Santos Silva -
O ensino da língua oferece os materiais necessários para uma comunicação eficiente no ambiente social, como a prática da escrita e leitura. Ao aprender as regras da língua falada no local em que se está inserido, é possível trocar informações e comunicar o que precisa ser mencionado, porém, o ensino formal da língua por si só não é o único fator decisivo no compreendimento da mensagem passada, outros fatores devem ser levados em consideração no momento da comunicação. É também necessário avaliar o ambiente, seus interlocutores e que tipo de linguagem é a mais indicada em determinado contexto para que a comunicação se dê de maneira eficaz.

por Fernanda Lima Figueiredo da Silva -

O ensino da língua contribui para que ocorra uma comunicação efetiva entre o emissor e o receptor, seja na modalidade oral ou escrita. Apesar de nós, falantes de língua portuguesa, termos conhecimento da nossa própria língua materna no que diz respeito ao seu funcionamento corrente, as instituições de ensino têm um papel fundamental na lapidação desse saber, uma vez que devem possibilitar o acesso aos diferentes usos da língua. Esse tipo de ensino garante no desenvolvimento de competências comunicativas que visam formar indivíduos que consigam circular em diferentes espaços de comunicação, em que terão que adequar a língua em seus respectivos contextos, desde os informais até os mais formais. Dar aula de língua portuguesa para os falantes nativos, nada mais é do que expandir as suas competências para que possam não apenas ler e escrever, mas que consigam, sobretudo, compreender, produzir e expressar os diferentes discursos.

Além disso, por um lado, pelo fato de os falantes da língua portuguesa saberem da norma coloquial, o ensino tem como objetivo fazer com que os indivíduos conheçam e dominem a norma culta ou padrão. Sendo importante enfatizar de que a última, apesar do prestígio social, não deve ser considerada a forma “superior” em relação a outras que apresentam algum tipo de desvio da norma padrão, visto que é uma construção social o que é estabelecido como “certo” e “errado”. A estigmatização de certos usos da língua, evidenciam o chamado preconceito linguístico, que manifesta diferentes formas de discriminação, seja por gênero, classe social, nível de escolaridade etc. Logo, o ensino de língua é um importante contribuidor para que o falante saiba utilizar esse instrumento (língua) em diferentes contextos comunicativos de maneira eficiente, pois dominá-lo é uma forma de garantir o seu direito em sociedade, tanto como emissor e receptor.

por Sarah da Silva Belo -
Ao refletir sobre a pluralidade linguística ajuda os indivíduos a pensarem criticamente sobre o mundo e a entender que existem várias maneiras legítimas de se expressar, em vez de um único método "correto". O ensino da língua não apenas enriquece o repertório linguístico dos falantes, mas também fortalece o respeito à diversidade e complexidade das interações sociais. Em resumo, o ensino da língua garante o processo de comunicação ao ensinar as pessoas a se expressarem de forma clara e adaptada a diferentes contextos, respeitando a diversidade linguística e cultural que compõe a sociedade contemporânea.

por Joao Pedro Cortes Betim Paes Leme -
O ensino da língua não é só sobre palavras e regras. Para se comunicar bem, é importante entender como as pessoas que falam esse idioma pensam e sentem. A língua ajuda as pessoas a se conectarem e trocarem ideias de forma mais natural.

Se o ensino da língua focar em entender as pessoas, a comunicação fica mais fácil. Mas, se pensarmos somente na gramática, por exemplo, pode acabar atrapalhando, porque falar bem não é só saber as palavras, é também entender o que o outro quer dizer.

por Samira Da Conceição Dos Santos -
O ensino da língua garante a formação desse primeiro laço entre os humanos e ela é usada como uma ponte que vai construir os sentidos do mundo a nossa volta. A linguagem que utilizamos influencia a forma como vamos interagir com mundo e experimenta-lo de formas diferentes abre milhões de possibilidades e esse é um dos poderes da comunicação. O ensino da língua tem muito mais haver com a conexão que é criada entre o emissor e receptor do que o uso "correto" dela na gramática, pois o importante é pode passar a mensagem a diante de forma clara. Alguns preconceitos linguísticos podem afastar o emissor e receptor de se conectarem numa conversa, tirando de foco o que é verdadeiramente importante a mensagem.

por Maria Luisa Alves de Melo -
O ensino da língua é essencial para garantir a comunicação ao facilitar a conexão entre emissor e receptor, principalmente no que diz respeito a clareza da mensagem, em vez da correção gramatical. Ele promove também o respeito à pluralidade linguística, estimulando o pensamento crítico e a adaptação a diferentes contextos sociais. Além de expandir as competências de leitura e escrita, o ensino também ensina a norma culta sem desvalorizar outras formas de expressão, preparando os indivíduos para usar a língua de maneira eficaz e adaptada!

por Jonas Silva de Paiva -
O ensino da língua desempenha um papel fundamental no processo de comunicação, pois a língua serve como o código que possibilita a troca de mensagens entre as pessoas. A comunicação verbal, como destacado no texto, é a principal forma de interação humana, e a língua é a expressão dessa capacidade comunicativa. Contudo, para que a comunicação seja realmente eficaz, não basta apenas trocar signos verbais; é crucial que haja uma compreensão mútua entre o emissor e o receptor da mensagem. Portanto, o ensino da língua vai além de ensinar regras gramaticais e vocabulário. É essencial que o ensino também desenvolva a habilidade de interpretar e construir significados, assegurando que a mensagem seja entendida de acordo com a intenção comunicativa.

por Lívia Larissa Gomes Nunes -
O ensino formal da língua não garante a comunicação, já que para isso é necessário não apenas a emissão de uma mensagem, mas também a compreensão do receptor. A comunicação é uma "via de mão dupla". A língua faz parte da vida social independentemente de sua instrumentalização nas academias. Uma criança já sabe usar a língua quando começa a frequentar a escola, assim como pessoas não alfabetizadas. Ainda assim, o ensino da língua colobora para adequações na linguagem que podem levar a uma melhor inserção e recepção da mensagem dentro do meio pretendido.

por Gabriela Matias Pereira Sales -
O ensino da língua não é importante apenas por ser parte da execução de um sistema, mas sim por ser o ato essencial para bombear o coração do processo comunicativo. A língua, por ser intrínseca ao homem, chega de maneira bruta e rápida, e, ao ser ensinada de forma plena, o emissor passa a ter a capacidade de se expressar claramente e transformar seu processo comunicativo em algo efetivo. Essa transformação corrobora a forma como o ser utiliza os signos verbais e as normas vigentes, de acordo com o contexto em que está inserido. Contudo, mesmo com a extrema importância do ensino da língua para nós como sociedade, é válido lembrar que apenas ela, isoladamente, não constitui uma mensagem por completo, sendo sustentada também pela percepção e utilização de outros fatores para construir o sentido dela.

por Yasmin Pontes de Sa -
o ensino da língua é crucial para o processo de comunicação pois garante que os indivíduos possam expressar e interpretar mensagens de maneira eficaz, ele garante a comunicação bem sucedida e habilidades de escuta e interpretação. O mesmo é importante para conversar, ler, escrever, e com esse ensino o processo de comunicação fica muito mais fácil e eficiente garantindo bases necessárias para a formação de mensagens claras e compreensíveis

por Ana Clara Rodrigues de Jesus -
O ensino da língua nos ajuda a compreender e entender nossos meios comunicativos, seja por meio de fala/código/sinais. Além disso, a língua nos possibilita aprender o conhecimento do nosso idioma, se não fosse isso, não iriamos nos compreender, já que a comunicação faz parte do nosso processo linguístico. Diante disso, o nosso conhecimento sobre a língua portuguesa é importante pois é por meio dele que todos nós aprendemos a ler, escrever e se a comunicar, além de possibilitar o nosso conhecimento gramatical para a compreensão da comunicação. Com isso o nosso entendimento sobre a língua, vai nos ajudar a ter um maior análise sobre a interpretação de livros/mensagens.

por Geovana Franco Gomes Monteiro -
O ensino da língua tem um papel importantíssimo no processo de comunicação, visto que garante a compreensão entre o emissor e o interlocutor, seja de forma oral ou escrita, formal ou não formal. A educação linguística vai além de apenas ensinar a escrita e a oratória de acordo com as normas gramaticais do português. Ela também exerce uma função fundamental nos capacitar para compreender plenamente as mensagens, independentemente do contexto em que foram transmitidas. Não se trata apenas de seguir regras, mas interpretar e absorver o significado por trás das palavras, ajustando nossa compreensão às nuances de cada situação comunicativa. Assim, o aprimoramento da linguagem nos prepara para sermos interlocutores mais eficazes e sensíveis, tanto na fala quanto na escuta.

por Giovana Marques Raffaeli -
Ao aprendermos melhor nossa própria língua, com suas regras e diversidades, conseguimos compreender também as diferentes formas de se comunicar em determinados ambientes - os contextos situacionais.
Visto que a língua é um objeto intrinsecamente ligado à sociedade, ou seja, naturalmente contém variedades linguísticas dentro de si, é essencial que possamos aprender maneiras de adaptar nossas falas para que a mensagem seja entendida por todos e, assim, a comunicação ocorra de forma limpa e clara para os receptores.
Tal ensino também é essencial para que os falantes não caiam em achismos preconceituosos baseados em estereótipos sociais em que afirmam a existência de uma língua homogênea e "certa" para se comunicar.

por Luiza Barboza Braz -
O ensino da norma padrão é fundamental no processo de desenvolvimento da língua, pois esse contato propicia a aquisição de novas habilidades de comunicação e propicia ao educando uma extensão em seu vocabulário. Em termos gerais, o processo de comunicação depende de pelo menos três aspectos que são diretamente influenciados pelo ensino da língua:

A Competência Linguística: O domínio das regras gramaticais, vocabulário e estruturas de uma língua facilita a articulação de mensagens de forma clara e compreensível. O ensino da língua ajuda os falantes a entender como formar frases corretas e a usá-las de forma eficaz no contexto adequado.

A Competência Comunicativa: Além da gramática, o ensino da língua incluí a capacidade de usar a linguagem em diferentes contextos sociais e culturais. Isso envolve a escolha de registros formais ou informais, a adaptação da linguagem a diferentes públicos e a compreensão de nuances, como ironias e subtextos.

A Compreensão de Texto e Discurso: A habilidade de interpretar e criar textos, tanto orais quanto escritos, é outro aspecto garantido pelo ensino da língua. A capacidade de ler, ouvir e entender diferentes tipos de discursos, assim como de produzir narrativas, está relacionada ao conhecimento materno da língua somado ao reforço do ensino.

Portanto, o ensino da língua não só facilita a troca de informações, mas também promove uma comunicação sensível ao contexto cultural, possibilitando uma interação mais rica e profunda entre os sujeitos.

por Ellen Caroline Alves de Brito -
Existe uma frase clássica do linguista Evanildo Bechara em que ele diz: “Todo estudante de língua portuguesa deve se um poliglota dentro da sua própria língua”. Quando o gramático se refere ao termo poliglota, ele quer dizer que os estudantes devem compreender que existem variedades da língua e o contexto social e cultural é que vão ditar o modo apropriado de se expressar, ou seja, qual variedade deve ser usada para construir a comunicação.

Essa compreensão faz parte do ensino da língua. A escola vai permitir que o aluno tenha acesso ao aprendizado e uso da norma padrão como a variedade que faz parte da nossa identidade nacional e, portanto, oficial, mas também, de outras variedades linguísticas, como a regional, social, estilística… entendendo que não existe uma certa ou errada de se comunicar. Se a comunicação entre emissor e receptor está sendo compreendida, isso significa que o processo foi bem-sucedido, mesmo que não tenham feito o uso da variedade culta.

Portanto, é na escola, no ensino da língua, que o falante da língua portuguesa se torna um poliglota dentro da sua língua e aprende que a comunicação plena é aquela em que a produção linguística está sendo compreendida.

por Manuela Nascimento Tostes da Silva -
O ensino da língua é super importante para garantir que a gente consiga se comunicar bem, mas não é a única coisa que conta. Penso que ele dá as bases, como vocabulário e regras gramaticais, pra gente se expressar de forma clara. Só que, pra comunicação funcionar de verdade, outros fatores entram em jogo, como entender o contexto cultural, saber ouvir e se conectar com quem tá do outro lado.

Mesmo quem domina bem uma língua pode ter dificuldades de comunicação, seja por diferenças culturais, tom de voz ou até falta de empatia. Ou seja, aprender a língua é só o começo — comunicar vai além das palavras e envolve também entender o ambiente e quem tá participando da conversa.

Ou seja, se você falar sobre uma coisa, para o contato ser bem compreendido, essa coisa deve fazer parte da realidade da pessoa, além até de questões gramaticais. Por exemplo, se eu falar que a uva é verde e a pessoa não souber o que é uma uva ou não conhecer a cor verde, eu entendo que não estarei me comunicando com eficácia.

por Rafaella Fonseca do Nascimento Almeida -
O ensino da língua é um meio para um fim, ele permite que uma pessoa possa se integrar a uma nova cultura, não só enriquecendo sua comunicação, mas pelo sentimento de pertencimento por ser compreendido, pelo processo de interpretação e compreensão.
Para além desse sentido, o ensino da língua nos permite participar de forma facilitada a uma sociedade sociedade por meio das práticas orais e escritas, simplificando o processo de comunicação entre os indivíduos, que poderia ser realizado por métodos mais complexos ou pouco difundidos de comunicação, como comunicação não verbal por meio de gestos que nem sempre são globais.

por Yasmin Monteiro da Silva -
O ensino da língua é uma ferramenta indispensável para a garantia de um processo de comunicação eficiente ao passo que proporciona aos indivíduos as ferramentas necessárias para expressar pensamentos, sentimentos e ideias de forma clara e coerente.
Muito além de gramática e vocabulário, o ensino da língua age como potencializador nas habilidades de escuta e interpretação, sendo crucial para uma comunicação bidirecional eficiente.

por Bernardo Augusto Lourenco -
O ensino da língua é crucial para desenvolver habilidades como leitura, escrita e fala, além de garantir o domínio de regras gramaticais e vocabulário. No entanto, ele não garante a comunicação eficaz, que também depende de competência comunicativa, contexto cultural, e fatores emocionais e sociais. Ruídos e barreiras externas podem interferir no processo, mesmo com bom domínio da língua. Assim, a comunicação envolve mais que conhecimento formal; requer empatia e adaptabilidade.
Em resposta à Bernardo Augusto Lourenco

por Robson Michel de Souza Rodrigues -
A habilidade da comunicação transcende o mero ato de decodificar símbolos e estruturá-los em fonemas, palavras e frases. Se comunicar é criar um universo abstrato, enriquecê-lo com significado e partilhar com outra pessoa. Um indivíduo com baixa escolaridade que teve pouco acesso à cultura letrada pode se comunicar com mais destreza que um erudito porque o linguagem vai além de regras.

por Richard Gabriel Correa da Silva -
O ensino da língua é algo fundamental para a garantia da eficâcia do processo de comunicação. Esse processo que depende de diversos aspectos e o ensino da língua ooferece diversas ferramentas para que o indivíduo consiga expressar suas ideias, seja compreendido e compreenda os outros,
desenvolva um pensamento crítico, e desenvolva a capacidade de adaptação da fala aos diferentes contextos.

por Esther Pereira de Oliveira -
O ensino da língua é muito importante para que as pessoas possam se comunicar bem, mas ele vai além de apenas ensinar as regras e as estruturas. Ele ajuda a desenvolver a capacidade de interpretar o contexto, entender e adaptar a linguagem para diferentes situações e públicos. Ao aprender a língua, também aprendemos a respeitar a diversidade de formas de expressão e as complexidades das interações sociais. Ou seja, o ensino da língua garante o processo de comunicação ao nos dar as ferramentas para nos expressarmos de maneira clara e conectada com o mundo à nossa volta

por Carlos Miguel Anjo de Azeredo -
O ensino da língua é fundamental para garantir o processo de comunicação, pois vai além da simples transmissão de informações – ele estrutura a forma como nos expressamos, nos conectamos e entendemos o mundo à nossa volta. Na vida pessoal, o domínio da língua nos permite participar ativamente das interações sociais, compreender diferentes perspectivas e articular nossas emoções e pensamentos de forma clara. A comunicação eficaz é o que fortalece nossas relações pessoais e constrói pontes de entendimento.

No âmbito profissional, o ensino da língua é ainda mais crucial. Em um ambiente de trabalho, ser capaz de comunicar ideias de maneira objetiva e assertiva é essencial para colaborar com equipes, liderar projetos e resolver problemas. O domínio da linguagem profissional nos possibilita negociar, persuadir e construir uma imagem de competência e confiança. Assim, o processo de comunicação bem estruturado, baseado no aprendizado contínuo da língua, é a chave para o sucesso tanto pessoal quanto profissional.

por Clara Regadas Michael -
O ensino da língua é essencial para garantir uma boa comunicação, pois ele ajuda a construir a base para que as pessoas consigam se expressar e compreender o que os outros dizem de forma clara e eficaz. A linguagem não é apenas um meio de transmitir informações, mas também de criar conexões, trocar ideias e entender o mundo à nossa volta. Quando aprendemos a dominar a língua, conseguimos dar sentido ao que vivemos e interagir de maneira mais profunda.
Através do ensino, conseguimos entender as diferentes formas de comunicação – verbal, escrita e até não verbal – e como essas podem variar de acordo com o contexto. Isso é fundamental para que a mensagem seja bem recebida. Se não soubermos usar a língua de maneira adequada, podemos correr o risco de ser mal interpretados, prejudicando o processo de comunicação.
Portanto, o ensino da língua não se resume apenas ao aprendizado de vocabulário e gramática, mas também ao desenvolvimento de uma capacidade crítica, que nos permite perceber as nuances de cada situação comunicativa e adaptar nossa linguagem para alcançar o melhor entendimento possível.