Ir para o conteúdo principal
Fórum

Será que me comunico?

Será que me comunico?

Será que me comunico?

por Claudia Capello - Número de respostas: 12

Em que medida o ensino da língua garante o processo de comunicação?

Munido do que você já leu até agora, poste no fórum aberto neste tópico seu ponto de vista sobre a reflexão proposta.


Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Joao Pedro Serafim Alves -
O ensino da língua é fundamental na garantia do processo de comunicação através de que seu aprendizado ajuda na expressão e interpretação de mensagens de interlocutores, contribuindo no desenvolvimento de habilidades essenciais para a pessoa como na aprendizagem de regras da gramática e estruturas da língua que contribui para a compreensão da mensagem. Além disso, seu ensino é de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades cotidianas como leitura e escrita, e de adequação a cada contexto social. Portanto, o ensino da língua é parte essencial no processo comunicativo, em que ele ajuda no desenvolvimento de práticas orais, compreensão de texto e gramática.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Moiss David Nicolau da Silva -
O ensino da língua é vital para uma comunicação eficiente, pois permite a expressão clara e a compreensão das mensagens. Ele desenvolve habilidades essenciais, como leitura e escrita, e ensina as regras gramaticais e estruturas linguísticas necessárias para uma comunicação precisa. Além disso, o aprendizado da língua ajuda na adaptação a diferentes contextos sociais e profissionais, promovendo a prática oral e a compreensão de textos. Dessa forma, o ensino da língua é crucial tanto para o sucesso acadêmico quanto para a vida cotidiana.
Em resposta à Moiss David Nicolau da Silva

Re: Será que me comunico?

por Clarisse Goncalves dos Santos Silva -
O ensino da língua oferece os materiais necessários para uma comunicação eficiente no ambiente social, como a prática da escrita e leitura. Ao aprender as regras da língua falada no local em que se está inserido, é possível trocar informações e comunicar o que precisa ser mencionado, porém, o ensino formal da língua por si só não é o único fator decisivo no compreendimento da mensagem passada, outros fatores devem ser levados em consideração no momento da comunicação. É também necessário avaliar o ambiente, seus interlocutores e que tipo de linguagem é a mais indicada em determinado contexto para que a comunicação se dê de maneira eficaz.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Fernanda Lima Figueiredo da Silva -

    O ensino da língua contribui para que ocorra uma comunicação efetiva entre o emissor e o receptor, seja na modalidade oral ou escrita. Apesar de nós, falantes de língua portuguesa, termos conhecimento da nossa própria língua materna no que diz respeito ao seu funcionamento corrente, as instituições de ensino têm um papel fundamental na lapidação desse saber, uma vez que devem possibilitar o acesso aos diferentes usos da língua. Esse tipo de ensino garante no desenvolvimento de competências comunicativas que visam formar indivíduos que consigam circular em diferentes espaços de comunicação, em que terão que adequar a língua em seus respectivos contextos, desde os informais até os mais formais. Dar aula de língua portuguesa para os falantes nativos, nada mais é do que expandir as suas competências para que possam não apenas ler e escrever, mas que consigam, sobretudo, compreender, produzir e expressar os diferentes discursos.

    Além disso, por um lado, pelo fato de os falantes da língua portuguesa saberem da norma coloquial, o ensino tem como objetivo fazer com que os indivíduos conheçam e dominem a norma culta ou padrão. Sendo importante enfatizar de que a última, apesar do prestígio social, não deve ser considerada a forma “superior” em relação a outras que apresentam algum tipo de desvio da norma padrão, visto que é uma construção social o que é estabelecido como “certo” e “errado”. A estigmatização de certos usos da língua, evidenciam o chamado preconceito linguístico, que manifesta diferentes formas de discriminação, seja por gênero, classe social, nível de escolaridade etc. Logo, o ensino de língua é um importante contribuidor para que o falante saiba utilizar esse instrumento (língua) em diferentes contextos comunicativos de maneira eficiente, pois dominá-lo é uma forma de garantir o seu direito em sociedade, tanto como emissor e receptor.


Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Sarah da Silva Belo -
Ao refletir sobre a pluralidade linguística ajuda os indivíduos a pensarem criticamente sobre o mundo e a entender que existem várias maneiras legítimas de se expressar, em vez de um único método "correto". O ensino da língua não apenas enriquece o repertório linguístico dos falantes, mas também fortalece o respeito à diversidade e complexidade das interações sociais. Em resumo, o ensino da língua garante o processo de comunicação ao ensinar as pessoas a se expressarem de forma clara e adaptada a diferentes contextos, respeitando a diversidade linguística e cultural que compõe a sociedade contemporânea.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Joao Pedro Cortes Betim Paes Leme -
O ensino da língua não é só sobre palavras e regras. Para se comunicar bem, é importante entender como as pessoas que falam esse idioma pensam e sentem. A língua ajuda as pessoas a se conectarem e trocarem ideias de forma mais natural.

Se o ensino da língua focar em entender as pessoas, a comunicação fica mais fácil. Mas, se pensarmos somente na gramática, por exemplo, pode acabar atrapalhando, porque falar bem não é só saber as palavras, é também entender o que o outro quer dizer.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Samira Da Conceição Dos Santos -
O ensino da língua garante a formação desse primeiro laço entre os humanos e ela é usada como uma ponte que vai construir os sentidos do mundo a nossa volta. A linguagem que utilizamos influencia a forma como vamos interagir com mundo e experimenta-lo de formas diferentes abre milhões de possibilidades e esse é um dos poderes da comunicação. O ensino da língua tem muito mais haver com a conexão que é criada entre o emissor e receptor do que o uso "correto" dela na gramática, pois o importante é pode passar a mensagem a diante de forma clara. Alguns preconceitos linguísticos podem afastar o emissor e receptor de se conectarem numa conversa, tirando de foco o que é verdadeiramente importante a mensagem.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Maria Luisa Alves de Melo -
O ensino da língua é essencial para garantir a comunicação ao facilitar a conexão entre emissor e receptor, principalmente no que diz respeito a clareza da mensagem, em vez da correção gramatical. Ele promove também o respeito à pluralidade linguística, estimulando o pensamento crítico e a adaptação a diferentes contextos sociais. Além de expandir as competências de leitura e escrita, o ensino também ensina a norma culta sem desvalorizar outras formas de expressão, preparando os indivíduos para usar a língua de maneira eficaz e adaptada!
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Jonas Silva de Paiva -
O ensino da língua desempenha um papel fundamental no processo de comunicação, pois a língua serve como o código que possibilita a troca de mensagens entre as pessoas. A comunicação verbal, como destacado no texto, é a principal forma de interação humana, e a língua é a expressão dessa capacidade comunicativa. Contudo, para que a comunicação seja realmente eficaz, não basta apenas trocar signos verbais; é crucial que haja uma compreensão mútua entre o emissor e o receptor da mensagem. Portanto, o ensino da língua vai além de ensinar regras gramaticais e vocabulário. É essencial que o ensino também desenvolva a habilidade de interpretar e construir significados, assegurando que a mensagem seja entendida de acordo com a intenção comunicativa.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Lívia Larissa Gomes Nunes -
O ensino formal da língua não garante a comunicação, já que para isso é necessário não apenas a emissão de uma mensagem, mas também a compreensão do receptor. A comunicação é uma "via de mão dupla". A língua faz parte da vida social independentemente de sua instrumentalização nas academias. Uma criança já sabe usar a língua quando começa a frequentar a escola, assim como pessoas não alfabetizadas. Ainda assim, o ensino da língua colobora para adequações na linguagem que podem levar a uma melhor inserção e recepção da mensagem dentro do meio pretendido.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Gabriela Matias Pereira Sales -
O ensino da língua não é importante apenas por ser parte da execução de um sistema, mas sim por ser o ato essencial para bombear o coração do processo comunicativo. A língua, por ser intrínseca ao homem, chega de maneira bruta e rápida, e, ao ser ensinada de forma plena, o emissor passa a ter a capacidade de se expressar claramente e transformar seu processo comunicativo em algo efetivo. Essa transformação corrobora a forma como o ser utiliza os signos verbais e as normas vigentes, de acordo com o contexto em que está inserido. Contudo, mesmo com a extrema importância do ensino da língua para nós como sociedade, é válido lembrar que apenas ela, isoladamente, não constitui uma mensagem por completo, sendo sustentada também pela percepção e utilização de outros fatores para construir o sentido dela.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Yasmin Pontes de Sa -
o ensino da língua é crucial para o processo de comunicação pois garante que os indivíduos possam expressar e interpretar mensagens de maneira eficaz, ele garante a comunicação bem sucedida e habilidades de escuta e interpretação. O mesmo é importante para conversar, ler, escrever, e com esse ensino o processo de comunicação fica muito mais fácil e eficiente garantindo bases necessárias para a formação de mensagens claras e compreensíveis