Ir para o conteúdo principal
Fórum

Fórum ponto contraponto

Reflita e publique!

Reflita e publique!

por Wania Clemente - Número de respostas: 33

A partir da leitura da Aula 1 ‘Educação a Distância (EAD): aprendizagem combinada ou aprendizado on-line e digital’ compartilhe perguntas, sugestões, comentários, reflexões, debates, ideias etc. sobre “as relações que sempre existiram entre dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias".

Cada participante pode responder livremente às postagens ou iniciar novas discussões, sem limites de quantidades. 


Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Maria Fernanda Moreira do Nascimento -
As tecnologias, conforme o tempo foi se modernizando, sempre foram influências cruciais para a educação; é até irracional afirmar que esses dois tópicos não estão intrinsecamente ligados. Ainda que seja necessário, por algumas vezes, nos desligarmos desse paradigma de que a tecnologia possa ser algo inteiramente prejudicial para o aprendizado, quando trabalhamos para que esses dois campos atuem em conjunto, temos um aproveitamento exponencial. Como se fosse um "se não pode contra eles, junte-se a eles", já que é inevitável a participação da tecnologia nas formas de aprendizado atuais (assim como sempre foi).
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Matheus Penna Prado -
Olá a todos!

Na minha visão, a tecnologia tem transformado profundamente a educação, trazendo benefícios claros. Um dos mais importantes é a criação de ambientes mais engajadores. Ferramentas como *interactive whiteboards* tornam as aulas dinâmicas, permitindo maior interação dos alunos com o conteúdo.

Outro ponto que considero essencial é o uso de realidade virtual (VR) e aumentada (AR). A VR permite simular ambientes complexos, enquanto a AR enriquece o aprendizado com informações visuais no mundo real, tornando a experiência mais imersiva.

Além disso, também vejo o acesso remoto como um grande avanço. Plataformas como o Microsoft Teams possibilitam aulas e colaborações à distância, o que flexibiliza o ensino e inclui mais alunos. E, por fim, com projetores e o uso dessas tecnologias, o professor ganha tempo, já que os materiais são facilmente compartilhados, permitindo foco no ensino e acompanhamento dos alunos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Maria Vitoria Moreira Frauches -
As relações entre a educação e as tecnologias têm sido fundamentais na evolução do ensino ao longo da história. Como descrito nos slides da Aula 1, o EaD não é algo novo; ele tem sido utilizado há séculos como forma de difundir o conhecimento, desde as cartas até o uso de computadores. Por isso, a tecnologia sempre desempenhou um papel crucial na forma como o conhecimento é transmitido e adquirido.

Atualmente, vivemos em uma era em que as tecnologias digitais e a internet estão transformando rapidamente o cenário educacional. Ferramentas modernas estão reconfigurando a experiência de aprendizado, permitindo que a educação se torne mais personalizada, acessível e interativa.

Entretanto, é importante lembrar que toda mudança traz seus desafios, e neste caso, não é diferente. Com a introdução de novos recursos, é essencial que os professores se capacitem e se adaptem para utilizá-los como aliados, e não como obstáculos. Além disso, a desigualdade de acesso às tecnologias ainda persiste, o que impede que todos possam participar dessa revolução educacional.

Essas transformações demonstram que a relação entre educação e tecnologia é dinâmica e continua a moldar a forma como o conhecimento é compartilhado e aprendido.
Em resposta à Maria Vitoria Moreira Frauches

Re: Reflita e publique!

por Fernanda Mendes de Souza -
Acredito que a IA deveria ser utilizada na educação como ajuda ou auxilio a professores e alunos, porém em muitos casos utilizam-se dessa ferramenta para ganhar vantagens sobre algo. Como falado em um dos comentários, a educação como um todo, entre professores, diretores e alunos, precisam caminhar junto ao avanço. Os professores precisam se capacitar, se atualizar para que possam utilizar desse meio junto ao processo de ensino e aprendizagem. Também creio que é preciso mostrar aos alunos os benefícios e malefícios que essas tecnologias possuem para eles, eles também precisam compreender e entender como funciona e como eles podem ou não utilizar.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Bianca de Oliveira Felzky -
Olá, bom dia
O tema de integração entre educação e tecnologias torna a alfabetização digital cada vez mais importante em um contexto onde a tecnologia está presente em todas as esferas da vida. Não se resume apenas a ensinar os alunos a utilizar ferramentas digitais, mas também a prepará-los para compreender as consequências éticas e sociais do uso dessas tecnologias. Portanto, incluir a alfabetização digital nos currículos educacionais é um passo fundamental para garantir que os estudantes estejam aptos a enfrentar os desafios e a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital. Assim incluir esse aprendizado, adapta os professores e alunos num contexto atual.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Mariana Lopez Ferraz -
As relações entre educação e tecnologia têm moldado profundamente a forma como aprendemos e ensinamos. Historicamente, a introdução de novas ferramentas, do quadro negro aos computadores, transformou o cenário educacional, culminando na revolução digital, que democratizou o acesso ao conhecimento. No entanto, essa democratização também trouxe desafios, como a exclusão digital e a dependência tecnológica. Hoje, a tecnologia permite a personalização do ensino, com aprendizagem adaptativa e gamificação, mas também levanta questões éticas sobre a desumanização do processo educativo. Além disso, é essencial preparar os alunos para um futuro tecnológico, desenvolvendo competências digitais e promovendo a educação ao longo da vida. Como visto na Aula 1, o papel do professor também está em transformação, passando de transmissor de conhecimento a mediador do aprendizado em um contexto híbrido.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Ana Carolina Longo Alves da Costa -
Essa relação realmente sempre existiu e vem moldando o cenário educacional cada vez mais. No contexto atual, a tecnologia continua a transformar a educação de maneiras que antes eram impensáveis. A introdução de ferramentas digitais, como computadores, internet e plataformas donline, revolucionou a forma como o conhecimento é acessado e compartilhado. Estas tecnologias têm permitido o ensino à distância proporcionando outras formas de ensino e se tornando indispensável nos dias atuais.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Raissa Maria da Silva de Souza -
Olá, bom dia!
As relações entre a tecnologia e a educação, não vem do momento presente, podemos ver que historicamente elas sempre coexistiram, com a tecnologia da época. Se pararmos para refletir, entretanto no momento atual que estamos, essa relação, com a tecnologia, consegue ser muito mais forte, não apenas com a educação, mas sim com tudo ao nosso redor, sem que consigamos,ao certo, dissociar a tecnologia do nosso dia a dia.

A tecnologia por sua grande parte traz benefícios, mas também existe a parcela de malefícios, vem de nós conseguirmos equilibrar para tirar um melhor proveito do que nos é oferecido.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Layana Louise Carneiro Canuto -
No meu ponto de vista, as relações entre a educação e a tecnologia são diretamente interligadas . Isso é consequência da evolução da sociedade e em como as necessidades de aprendizagem se modificaram com o passar dos anos. À medida que as sociedades se tornam mais complexas e interconectadas, novas habilidades e conhecimentos são exigidos, e a tecnologia precisa se adaptar para atender a essas demandas. Dessa maneira, a educação pode utilizar da tecnologia para que consiga enriquecer a aprendizagem dos estudantes, sendo extremamente importante manter esses dois parâmetros atualizados a partir das necessidades modernas.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Mateus Prado Velasco -
No meu ponto de vista, é inegável dizer que educação e tecnologia nos dias de hoje andam lado a lado. Isso porque hoje muitas das coisas que eram feitas no tempos passados, ficaram muito mais simples e fáceis nos dias de hoje. Esta afirmação muito se deve principalmente pelo fator da popularização da internet que proporcionou acesso a uma quantidade imensa de informação, permitindo que os alunos buscassem conhecimento de forma autônoma, além dos conteúdos apresentados em sala de aula. E muito menos acredito que os professores sejam ameaçados pelas máquinas e IA, muito porque ainda que a internet seja muito fácil de acessar informação, as pessoas muitas vezes não possuem a capacidade de interpretar e entender tais informações de maneira autônoma, precisando ainda de um "guia" para tais conhecimentos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Gustavo Costa Lima Vieira -
O impacto da IA na educação levanta questões importantes sobre o futuro da aprendizagem e o papel dos professores. Em particular, o desenvolvimento do ChatGPT provocou discussões sobre se os métodos de ensino convencionais deveriam ser substituídos. No entanto, é importante entender que a tecnologia, como a IA, não deve ser substituída pela educação, mas sim como uma ferramenta que a complementa e potencializa.
A incorporação da IA na educação deve ser vista como uma oportunidade para repensar e melhorar a transmissão do conhecimento. Essas inovações podem ajudar os professores a melhorar o ensino, atender melhor às necessidades individuais dos alunos e liberar tempo para se concentrar em aspectos mais humanos e complexos da educação, como o desenvolvimento crítico e emocional.
O verdadeiro desafio é equilibrar a IA com os princípios essenciais da educação, garantindo que a tecnologia ajude a tornar o aprendizado mais acessível, inclusivo e eficaz, ao mesmo tempo em que mantém o papel essencial dos professores no processo de formação integral dos alunos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Jorge Milton Calaca Junior -
Tecnologia e educação sempre andaram lado a lado. Na minha concepção, após a leitura de aula 1, entendo que sempre que há uma evolução tecnológica, surgem novas alternativas de ensino.
Com o surgimento das IA, muitos alunos utilizam desta ferramenta para aprimorar seu estudo e otimizar seu tempo, mesmo que sem o consentimento do professor, o que pode ou não gerar um problema de aprendizado a longo prazo que só saberemos a partir de estudos do quanto estas tecnologias impactaram no aluno.
Em contrapartida, a partir do momento em que os professores tem a noção de que os alunos utilizam as IA, é importante que os professores utilizem disso para aumentar o nível do aluno, visto que é muito difícil impossibilitar seu uso. Desse modo, já que os alunos tendem a usar este auxílio, talvez seja um bom momento para aumentar o nível de avaliações e trabalhos que contém o uso de IA, aumentando assim o nível do estudante.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Laura Beatriz Oliveira Balbueno -
Oii pessoal!

No meu ponto de vista, sempre existiu a relação entre educação e tecnologia, entendendo como tecnologia diferentes ferramentas que podem ser aplicadas no processo de estudo e aprendizagem, muitas vezes com objetivo de trazer facilidades ou acelerar alguma coisa. Desde a mudança de paradigma antiga entre papiros e cadernos, a invenção da imprensa, até chegar na internet e nas telas, a tecnologia traz pontos positivos e negativos na sua implementação.

No entanto, de maneira geral, principalmente a partir da pandemia de covid-19, a internet e as ferramentas digitais foram fundamentais para que milhares de pessoas pudessem dar continuidade aos seus cursos, graduações e até mesmo nas escolas. Ferramentas como aplicativos de reuniões, quadros interativos, plataformas que permitem os professores criarem atividades, promoverem discussões, todas essas alteraram completamente a forma de aprender. A partir disso, é possível aprender de qualquer lugar do mundo, expandindo as conexões e possibilidades. Por outro lado, um tópico bastante comentado também durante a pandemia foi a desigualdade de acesso às tecnologias. Precisamos olhar também para isso, de maneira que o maior número de pessoas possível possa ter acesso à internet e também aos aparelhos, bem como o letramento digital com os mais velhos.

Hoje em dia, o avanço tecnológico traz para o centro da discussão uma outra novidade: a inteligência artificial. É uma ferramenta que precisamos conhecer, estudar e saber como utilizar. Ela pode trazer benefícios, automatizar e facilitar processos. No entanto, não deve tirar a capacidade criativa e o estímulo à autonomia que a educação é capaz de oferecer.

Em suma, a tendência é que a tecnologia continue avançando cada vez mais, nos apresentando novos paradigmas a cada dia. Nossa função é aprender a utilizar as ferramentas à nosso favor, sem perder o senso crítico e sem promover exclusão digital.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Thiago Pinheiro da Silva -
Olá! Boa tarde. A minha visão é a mesma do professor José Manuel Moran, o professor deve atuar como orientador com a vinda dessas novas tecnologias, ainda que ele estivesse falando do EAD de uma forma geral. O que é necessário é justamente aprendermos como que funciona essas novas ferramentas e como podemos utiliza-las em favor da educação.

Com o professor ciente de como funciona ele poderá orientar os seus alunos ao máximo. Há a possibilidade de muitos utilizarem as ferramentas de IA para o ganho pessoal, como cola, trabalhos feitos, etc. Mas hoje também existem ferramentas que detectam esse uso, o que possibilita o professor a estar ligado ao que está acontecendo em sua sala de aula. E como foi aprendido na aula 1, a tecnologia irá avançar e avançar cada vez mais e nós não podemos para-la, então que acompanhemos esse processo de evolução para não ficarmos atrasados e que com ela possamos também tirar alguma vantagem para evoluir de novas formas o nível de aprendizagem dentro da sala de aula, com certeza os alunos agradecerão.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Isabella Alfo Toniato -
A partir da leitura da Aula 01 e pela observação da evolução do mundo em que vivemos hoje é possível perceber que a educação e a tecnologia sempre tiveram uma relação de interdependência, onde cada avanço tecnológico impactou diretamente a forma de ensinar e aprender. A Educação a Distância (EAD) exemplifica essa evolução, substituindo a sala de aula tradicional por ambientes virtuais que oferecem flexibilidade e acesso ampliado ao conhecimento. Hoje, as tecnologias digitais não apenas complementam, mas também redefinem o processo educativo, permitindo uma personalização do aprendizado e a quebra das barreiras físicas e temporais. Isso mostra como a tecnologia está moldando uma nova era da educação, onde a interação e o aprendizado são mediadas por plataformas digitais.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Raquel Magalhaes de Souza -
A relação entre educação e tecnologia sempre existiu, mas a crescente digitalização do mundo acelerou essa conexão. Agora, mais do que nunca, é crucial preparar os alunos não só para utilizar a tecnologia, mas para compreender seu papel na sociedade.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Aloyse Aquino da Conceicao -
A tecnologia tem transformado significativamente o cenário global da educação, oferecendo novas oportunidades e desafios. Aqui estão alguns dos principais impactos:

Plataformas de aprendizagem online como Coursera, edX e Khan Academy permitem que estudantes de qualquer parte do mundo acessem cursos e materiais educativos de alta qualidade. Isso democratiza o acesso ao conhecimento, especialmente em regiões onde a educação formal pode ser limitada.

Ferramentas de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina estão sendo utilizadas para criar experiências de aprendizagem personalizadas. Essas tecnologias podem adaptar o conteúdo e o ritmo de ensino às necessidades individuais de cada aluno, melhorando o engajamento e a retenção do conhecimento.

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção do ensino remoto e híbrido. Plataformas de videoconferência, como Zoom e Microsoft Teams, se tornaram essenciais para a continuidade da educação durante o isolamento social, e muitos aspectos dessa transição permanecem em uso.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Mayra Beatriz Pereira Ragoso -
A discussão sobre a relação entre a tecnologia e educação, pode entrar numa conversa sobre os malefícios e benefícios dessa junção, porém eu acredito que a existência dos “malefícios” estão ligados sobre como os profissionais da educação vão lidar com a tecnologia inserida dentro de espaços educacionais. Acredito que a utilização de materiais que fogem do costume, sempre causam desconforto e confusão em como utilizar ao favor do educador e vejo a tecnologia da mesma forma, felizmente com a evolução da tecnologia, podemos também ver avanço nas discussões sobre essa relação e isso contribui para uma formação docente sobre o assunto.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Estevao Mariano Carvalho -
Vivemos numa sociedade que atualmente o consumo, conhecimento,  educação, dados, dinheiro etc está na palma da mão , e com isso o uso da tecnologia e a educação crescem ao longo dos anos e consequentemente toma espaço na vida das pessoas, trazendo, uma certa facilidade para alguns em relação a acesso e  aprendizagem de qualidade e para outros falta de acesso dificuldade de lidar com a tecnologia, acredito que existem camadas nesse assunto que vem sido desmistificada ao longo dos nossos processos enquanto indivíduos na sociedade.
Acredito que a educação e tecnologia são uma boa combinação pelo fato da praticidade e pelos os desdobramentos que elas garantem.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Gabriel Sabino de Almeida Fagundes -
Na minha visão, a Inteligência Artificial (ChatGPT) pode ser um super aliado para professores, oferecendo suporte em várias frentes. Por exemplo, ele pode ajudar a criar materiais didáticos, tirar dúvidas dos alunos em tempo real, ou até sugerir atividades e exemplos práticos para deixar as aulas mais interessantes. É como ter um assistente digital sempre à disposição, que complementa o trabalho do professor.

Mas claro, nada substitui a presença e a orientação de um bom professor, que conhece seus alunos e sabe como motivá-los e guiá-los no aprendizado. O ChatGPT pode dar aquele empurrãozinho extra, mas a conexão humana e o entendimento pedagógico ainda são fundamentais. Em resumo, é uma parceria que tem tudo para dar certo e transformar a educação, sem perder o toque pessoal que faz toda a diferença.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Patricia Almeida de Amorim -
A relação entre educação e tecnologias é dinâmica e interdependente. Cada avanço tecnológico tem o potencial de transformar a educação, expandindo o acesso ao conhecimento e tornando o aprendizado mais acessível, envolvente e eficaz. No entanto, a adoção bem-sucedida dessas tecnologias requer uma reflexão cuidadosa sobre suas implicações pedagógicas e éticas. O objetivo final deve sempre ser o enriquecimento do processo educativo, promovendo o crescimento intelectual e pessoal dos estudantes, independentemente das ferramentas utilizadas.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Luiza Solon de Moraes -
Entendo que o uso da tecnologia na educação se tornou algo presente e necessário, com o passar do tempo novas transformações virão junto de novas plataformas e ferramentas. É necessário que a educação caminhe lado a lado da tecnologia, não como inimiga, mas como uma aliada para que possa usufruir dos muitos benefícios que ela pode conceder para a aprendizagem.

A comunicação interativa e sem fronteiras, o uso de diferentes ferramentas didáticas, as possibilidades de pesquisa e outros fatores que a internet proporciona estão revolucionando a educação e podem otimizar tempo e esforço, democratizando o ensino. É necessário que os educadores se mantenham atualizados e abertos para essa inovação. Entretanto, também é necessário entender que em alguns casos a tecnologia não será acessível e adaptável a todos, cabe ao professor analisar caso a caso e entender meios para incluir seus alunos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Luíza Velasco da Silva -
O futuro da educação está cada vez mais entrelaçado com a tecnologia, com tendências como a aprendizagem adaptativa e a inteligência artificial moldando novas formas de ensino e avaliação. A tecnologia pode facilitar a educação personalizada e preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Flavio dos Santos Drumond -
A revolução tecnológica que o computador trouxe ao nível de simplificar os trabalhos de escritório com a substituição de equipamentos antigos, como máquina de escrever, arquivos e pranchas de arquitetura, trouxe a demanda de habilidades específicas para manusear o próprio computador e os seus softwares com técnicas de criação de conteúdo partir dos recursos disponíveis no ambiente digital. No entanto, a tarefa se expandiu quando a internet interligou os computadores numa grande rede virtual que permite a troca de informações diversas e em tempo real, colocando antigos recursos analógicos em uma situação de obsolescência, como no caso do livros, pois é mais fácil e rápido utilizar o comando de copiar e colar do que transcrever num caderno as notas que queremos guardar. Nesse aspecto, a educação a distância trouxe a possibilidade de articular conteúdos didáticos pela técnica do moodle, o que não substitui o ensino tradicional, mas coloca um novo paradigma pedagógico: se antes as aulas presenciais são focadas na regência do professor, as aulas a distância são focadas no aprendizado do aluno. No ensino a distância, o conteúdo está no moodle, o que não substitui o papel do professor, todavia, o aluno é que passa a administrar seu tempo e se organizar para estudar.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Gabryella Guedes Almeida -
Diante da abordagem iniciada na primeira semana do curso, as leituras me fizeram refletir sobre o uso das tecnologias e a educação. Ambos os ambientes sempre fizeram parte da nossa jornada como alunos ou profissionais da área. Não temos como fechar os olhos sobre os avanços cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Uma vez que tais avanços crescem, nasce também a necessidade de regular e saber fazer dessa novidade uma aliada no nosso processo de aprendizagem. Confesso que no início para mim foi bem complicado me adaptar, seja pq eu não sabia ou porque simplesmente tinha medo do novo. Talvez não só eu, mas muitos outros também experimentam desse sentimento.
A questão que gostaria de provocar aqui como diálogo é: Será que em algum momento tais avanços das IAS poderão limitar a atuação dos professores nas salas de aula?
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Quesia Cristina Dias da Silva -
Acredito que a relação entre educação e tecnologia é fundamental e contínua. A tecnologia tem sempre moldado a educação, desde a introdução de ferramentas básicas até o uso de plataformas digitais avançadas. Por outro lado, a educação é crucial para o desenvolvimento e a aplicação eficiente dessas tecnologias. Essa interdependência permite o avanço de ambos os campos, com a tecnologia aprimorando métodos educativos e a educação capacitando indivíduos a utilizar e criar novas tecnologias.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Vanessa Alves Pedro Marcelino -
Olá!
O conhecimento de cerca forma sempre foi compartilhado, antigamente era realizado de uma forma mais singela, de pessoa para pessoa, porém nos dias atuais, com o acesso à internet e as grandes redes, podemos observar que um pequeno comentário pode ser compartilhado para milhares de indivíduos.
Este avanço tecnológico está presente na nossa vida cotidiana e automaticamente também se faz presente dentro do ambiente escolar, tornando um importante instrumento em sala de aula ou na preparação das mesmas
É inegável que nos dias atuais, os estudantes possuem certa facilidade para contemplar este “mundo avançado”, o professor pode aproveitar destas questões para utilizar em seu favor.
Em resposta à Vanessa Alves Pedro Marcelino

Re: Reflita e publique!

por Mario Pereira de Almeida -
Nos ͏anos recentes, a técnica mu͏dou muito a educação, apressada pela pandemia de Covid-19 ͏que forçou o uso do ͏ensino à distância em grande e͏scala. Esse cenário mostrou tanto os bons lados quanto os lados ruins d͏o uso͏ da técnica, como o m͏aior acesso à ͏inform͏ação mas també͏m problemas como cansaço nos olhos e desigualdade no acesso. Depo͏is da pandemia, o ensino misto e as maneiras ativas se͏ to͏rnaram importantes, oferecendo novas opções de aprendizado. O͏ treinam͏ento dos professores para usar a técnica com eficácia torno͏u-se ͏essencial. Contudo é importante equilibrar o uso da técnica com a necessi͏dade͏ de contato humano, respeitand͏o os lim͏ites e as necess͏idades dos alunos. A esco͏la depo͏is Covid-19 deve juntar a tecnologia c͏om valo͏r͏es importantes, criando um crescimento escolar que inclui to͏dos e é completo.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Yasmin da Cunha Sequeira -
Oi
Minha opinião sobra a educação e as tecnologias é que elas precisam andar juntas. Assim como o mundo esta mudando nos precisamos nos adequar as mudanças e a evolução. O futuro da educação será capaz devido as tecnologias que podem ser empregadas. As tecnologias fizeram ensinos como o de ciências, geografia entre outras mais didático e interessante para os alunos, tendo em vista que são ferramentas que podem levar a educação a pessoas que talvez não teriam, por exemplo na pandemia onde eu tive que realizar o meu terceiro ano em EaD e os primeiros períodos da faculdade também, porem um aspecto negativo foi a falta de contato e prática que tive.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Giovana de Oliveira Cruz -
É inegável que a tecnologia foi essencial para a democratização e evolução do conhecimento. Ela permitiu que a construção do conhecimento teórico saísse das quatro paredes de uma sala de aula, e tomassem uma proporção inimaginável.
A educação ganhou um ar muito mais dinâmico e diversificado, permitindo que pessoas de qualquer lugar do mundo pudesses compartilhar conhecimentos.
Mesmo o EAD não sendo um movimento novo, as tecnologias foram essenciais para que fossem cada vez mais utilizados, gerando uma rede de conhecimentos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Jessica Alves da Luz Neves -
É primordial tal discussão sobre o aprendizado digital! Mas não podemos nos esquecer que há pessoas que não tem acesso aos meios tecnológicos, e como podemos fazer para incluir as pessoas neste universo da tecnologia na educação! Sabemos que as tecnologias são aliadas no processo educacional e devemos utilizar de forma a favorecer todos.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Larissa de Assumpcao Barbosa -
Acredito que para uma boa relação entre a educação e as tecnologias os profissionais da educação devem estar dispostos e por dentro dos benefícios que tais tecnologias tem a oferecer e contribuir para o ambiente educativo. Tal relação entre educação e tecnologia tem moldado a forma que aprendemos e a forma que ensinamos, então cabe ao professor também se entender neste novo cenário atual, até mesmo para colocar limites em relação ao que acha aceitável ou não, por exemplo, saber que tecnologias como o ChatGPT tem de estar a serviço da educação, como uma ferramenta auxiliadora, de maneira alguma deveria substituir o trabalho do professor, pois há um valor em toda a experiência adquirida em anos de profissionalização.
Em resumo, como sabemos que a tecnologia continuará avançando, cabe-nos aprimorar em conhecimento e também promover aos alunos conhecimentos de tais tecnologias, de forma que não haja exclusão digital e que o aluno valorize tanto a ação do ensino do professor e a valorização que ele dá a tecnologia.
Em resposta à Wania Clemente

Re: Reflita e publique!

por Wania Clemente -

Após ler todas as publicações, realizei uma única postagem para toda a classe.

Olá, turma!

Cada vez mais as sociedades estarão engajadas neste complexo sistema tecnológico e, sem dúvida, o relacionamento humano e as relações de qualquer natureza passarão pela mediação tecnológica. A meu ver é um caminho sem volta sobretudo para as Universidades. Não vejo a mediação tecnológica como solução, mas sim uma outra forma de ensinar, estudar, aprender e compartilhar conhecimento acadêmico.

O efeito da pandemia Covid-19 assolou as fronteiras que demarcavam o sistema educacional em presencial e a distância. Ainda que de forma abrupta, a maior parte das instituições, principalmente do ensino superior, começou a se interessar pela educação a distância depois do surgimento das capacidades de interação oferecidas pela Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Contudo, o comportamento resistente e preconceituoso em relação à EaD, manifestado por boa parte da comunidade acadêmica, ainda é comum, inclusive e principalmente, entre docentes, alunos e gestores do ensino superior, sobretudo na Uerj.

É inegável que a passagem de uma sociedade de ensino presencial para uma sociedade híbrida impõe aos profissionais da educação e estudantes grandes desafios, pois trata-se de um momento em que a sociedade exige novas atitudes, tomadas de decisões e adaptações a uma nova prática de ensino.

Por outro lado, a infoexclusão ainda é o ‘calcanhar de Aquiles’ da educação pública. O uso de tecnologias de informação e comunicação digitais apresentam um grande potencial e os ganhos, sem dúvida, são múltiplos. A falta de acesso à informação/comunicação digital da população acaba por retratar a exclusão digital associada à desigualdade social, produzindo um fosso ainda maior entre os que têm e aqueles que não têm acesso às TDICs. Vivemos um apartheid digital, uma exclusão de oportunidades!

Vocês estão cobertos de razão: a informalidade do uso da TDIC e da Inteligência Artificial vem conquistando estudantes e professores, mas não é garantia de disruptura educacional. Desde novembro de 2022, com o surgimento da ferramenta ChatGPT, houve um aumento exponencial no uso de inteligência artificial de forma generalizada. Embora ChatGPT seja apenas uma das muitas tecnologias generativas de IA, o seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem tem sido questionável. É preciso refletir sobre as vantagens, desvantagens, potencialidades, limites e desafios das tecnologias generativas de inteligência artificial na educação, com o objetivo de evitar os preconceitos inerentes às posições extremistas. Dado que, muitos dos problemas associados a estas tecnologias em contextos educativos já existiam antes do seu aparecimento, mas agora, devido ao seu poder, não é possível ignorar, apenas temos que assumir qual será a nossa velocidade de resposta para analisar questões relacionadas à ética; ao direito intelectual, de imagem e autoral; ao impacto no mercado de trabalho; à privacidade, entre outras, e incorporar essas ferramentas em nossa prática docente e discente.

A meu ver ainda temos um longo caminho a percorrer no campo da mediação tecnológica, especialmente no contexto acadêmico, mas estou bem esperançosa!

Por tudo que foi dito no fórum, fecho com as opiniões de vocês

Um forte abraço a todas e todos, prof. Wânia Clemente