UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS - IFHT
DISCIPLINA ELETIVA UNIVERSAL - ESTUDOS DO CORPO: CULTURA, SOCIEDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROF. MARCO SANTORO
Objetivos: Capacitar ações de reflexões e análises críticas dos conceitos de corpo e suas ações práticas/pedagógicas na universidade, na escola e na sociedade. Construir possibilidades de relações entre os conceitos e práticas da Corporeidade e as novas tecnologias. Obter condições de compreender e apresentar a questão da corporeidade na história e suas relações com a cultura, a a sociedade e a educação. Construir reflexões e análises críticas sobre as influências culturais e midiáticas do corpo na atualidade. Construir relações entre os conceitos de ética e altruísmo nas práticas corporais na sociedade e na educação. Compreender a importância do jogo, das brincadeiras e do brinquedo na construção dos conhecimentos eruditos e populares na universidade e na escola, e suas aplicações nas práticas pedagógicas lúdicas em geral. |
Ementa: O corpo na escola e na sociedade brasileira nos diferentes períodos históricos. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento nas novas tecnologias. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. As diversas manifestações da cultura corporal na mídia. |
CRONOGRAMA DE AULAS – 2024.2
AULA | DATA | CONTEÚDOS |
01 | 22/8 | Virtual – aula padrão: perfil de aprendizagem e netiqueta. Orientações sobre a disciplina, cronograma, conteúdos e processo de avaliação. |
02 | 29/8 |
Virtual - Corpo e mercadoria e as relações de consumo: tudo novo de novo? |
03 | 5/9 |
Virtual - Controle e disciplinarização dos corpos nos diversos espaços de ensino. |
04 | 12/9 ou 13/9 |
Presencial – Jogos e atividades práticas com objetivos de apresentação do grupo e construção de vínculos afetivos. Explanação sobre o cotidiano da disciplina, suas características e o roteiro proposto. Análises sobre as relações entre corpo e cultura e sociedade. |
05 | 19/9 | Virtual - Como podemos matricular o corpo na escola? Possibilidades de “invasão” de corpo inteiro no cotidiano escolar. |
06 | 26/9 | Virtual - Esporte e sociedade: apenas uma prática de jogos ou um fenômeno social? |
07 | 3/10 |
Virtual – Corpo, movimento e as novas tecnologias na formação de professores. |
08 | 10/10 ou 11/10 | Presencial – Atividades lúdicas: aprendizagem multidisciplinar a partir do movimento, do corpo e do lúdico. |
09 | 17/10 | Virtual – Métodos de construção do conhecimento de forma lúdica: outras possibilidades para estratégias de ensino. |
10 | 24/10 | Virtual - O corpo e a sociedade pós-moderna: relações entre saúde x estética |
11 | 31/10 |
Virtual - Brincadeiras e brinquedos combinam com o cotidiano da escola? |
12 | 7/11 ou 8/11 |
Presencial - Dinâmicas de grupo na formação ética e solidária na educação |
13 | 14/11 |
Virtual - Desenvolvimento e entrega de resenha sobre alguma das aulas da disciplina, como parte do processo de avaliação. |
14 | 21/11 |
Virtual - Aula final com divulgação das médias finais dos alunos e análises sobre a disciplina e a atuação dos alunos em todo processo. |
15 | 28/11 |
Presencial – Avaliação final: avaliação dissertativa sobre os conteúdos da disciplina em todo semestre (alunos que atingiram a média entre 4.0 pontos até 6.9 pontos). |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação da disciplina constitui-se em etapas de avaliação distribuídas em todo o semestre letivo e tem como objetivo observar e qualificar toda a produção dos alunos em seus diversos momentos.
Portanto, o processo será realizado de forma qualitativa, com os seguintes valores quantitativos em cada item:
- Participação no fórum em todas as aulas: 3,5 pontos.
(sendo reduzido em 0,5 ponto em cada não participação de aula no fórum).
Obs: o máximo de perda de pontos não pode exceder a pontuação total deste item.
- Presença nas 4 aulas presenciais/práticas, distribuídas no semestre da disciplina: 0,5 ponto (por participação presencial em cada aula) - máximo de 1,5 ponto. (sendo reduzido em 0,5 ponto em cada não participação de aula).
- Realização de resenha sobre alguma aula teórica da disciplina: 5,0 pontos.
ATENÇÃO: a resenha deverá ser construída obrigatoriamente de acordo com as regras divulgadas na plataforma da disciplina.
De acordo com as regras da UERJ, o aluno deverá:
- Ser aprovado diretamente ao atingir média de 7.0 pontos ou maior que ela.
- Ter direito a prova final se somar média entre 4.0 e 6.9 pontos.
- Ser reprovado sem direito a prova final se não somar média mínima de 4.0 pontos.