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Ementa da disciplina, objetivos, conteúdos, cronograma de aulas e processo de avaliação.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS - IFHT

DISCIPLINA ELETIVA UNIVERSAL - ESTUDOS DO CORPO: CULTURA, SOCIEDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

PROF. MARCO SANTORO

Objetivos:

Capacitar ações de reflexões e análises críticas dos conceitos de corpo e suas ações práticas/pedagógicas na universidade, na escola e na sociedade.

Construir possibilidades de relações entre os conceitos e práticas da Corporeidade e as novas tecnologias.

Obter condições de compreender e apresentar a questão da corporeidade na história e suas relações com a cultura, a a sociedade e a educação.

Construir reflexões e análises críticas sobre as influências culturais e midiáticas do corpo na atualidade.

Construir relações entre os conceitos de ética e altruísmo nas práticas corporais na sociedade e na educação.

Compreender a importância do jogo, das brincadeiras e do brinquedo na construção dos conhecimentos eruditos e populares na universidade e na escola, e suas aplicações nas práticas pedagógicas lúdicas em geral.

Ementa:

O corpo na escola e na sociedade brasileira nos diferentes períodos históricos. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento nas novas tecnologias. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. As diversas manifestações da cultura corporal na mídia.

CRONOGRAMA DE AULAS – 2024.2

AULA DATA CONTEÚDOS
01 22/8 Virtual – aula padrão: perfil de aprendizagem e netiqueta. Orientações sobre a disciplina, cronograma, conteúdos e processo de avaliação. 
02 29/8

Virtual - Corpo e mercadoria e as relações de consumo: tudo novo de novo?

03 5/9

Virtual - Controle e disciplinarização dos corpos nos diversos espaços de ensino.

04 12/9 ou 13/9

Presencial – Jogos e atividades práticas com objetivos de apresentação do grupo e construção de vínculos afetivos. Explanação sobre o cotidiano da disciplina, suas características e o roteiro proposto.  Análises sobre as relações entre corpo e cultura e sociedade.

05 19/9 Virtual - Como podemos matricular o corpo na escola? Possibilidades de “invasão” de corpo inteiro no cotidiano escolar.
06 26/9 Virtual - Esporte e sociedade: apenas uma prática de jogos ou um fenômeno social?
07 3/10

Virtual – Corpo, movimento e as novas tecnologias na formação de professores.

08 10/10 ou 11/10 Presencial – Atividades lúdicas: aprendizagem multidisciplinar a partir do movimento, do corpo e do lúdico.
09 17/10  Virtual – Métodos de construção do conhecimento de forma lúdica: outras possibilidades para estratégias de ensino.
10 24/10 Virtual - O corpo e a sociedade pós-moderna: relações entre saúde x estética
11 31/10

 Virtual - Brincadeiras e brinquedos combinam com o cotidiano da escola?

12 7/11 ou 8/11

Presencial - Dinâmicas de grupo na formação ética e solidária na educação 

13 14/11

 Virtual - Desenvolvimento e entrega de resenha sobre alguma das aulas da disciplina, como parte do processo de avaliação.

14 21/11

 Virtual - Aula final com divulgação das médias finais dos alunos e análises sobre a disciplina e a atuação dos alunos em todo processo.

15 28/11

Presencial – Avaliação final: avaliação dissertativa sobre os conteúdos da disciplina em todo semestre (alunos que atingiram a média entre 4.0 pontos até 6.9 pontos).

 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação da disciplina constitui-se em etapas de avaliação distribuídas em todo o semestre letivo e tem como objetivo observar e qualificar toda a produção dos alunos em seus diversos momentos.

Portanto, o processo será realizado de forma qualitativa, com os seguintes valores quantitativos em cada item:

- Participação no fórum em todas as aulas: 3,5 pontos.
(sendo reduzido em 0,5 ponto em cada não participação de aula no fórum).
Obs: o máximo de perda de pontos não pode exceder a pontuação total deste item.

- Presença nas 4 aulas presenciais/práticas, distribuídas no semestre da disciplina: 0,5 ponto (por participação presencial em cada aula) - máximo de 1,5 ponto. (sendo reduzido em 0,5 ponto em cada não participação de aula).

- Realização de resenha sobre alguma aula teórica da disciplina: 5,0 pontos.

ATENÇÃO: a resenha deverá ser construída obrigatoriamente de acordo com as regras divulgadas na plataforma da disciplina.

De acordo com as regras da UERJ, o aluno deverá:

- Ser aprovado diretamente ao atingir média de  7.0 pontos ou maior que ela.

- Ter direito a prova final se somar média entre 4.0 e 6.9 pontos.

- Ser reprovado sem direito a prova final se não somar média mínima de 4.0 pontos.