A aula 3 nos fornece interessantes conhecimentos sobre o controle corporal na escola, e ainda nos brinda com um contexto histórico/social/cultural que nos permite compreender que o controle escolar é fruto de um controle social de longa data. Portanto, para nos tornarmos pessoas com capacidade de transformação, necessitamos sair do senso comum e conquistar o senso crítico para compreender a importância do papel social que carregamos e da responsabilidade de desenvolver com as gerações mais jovens as questões críticas e nem por isso, estáticas. É a partir do corpo, ou seja, das atitudes, que transformamos realidades, pois enquanto somos somente pensamento, nada se modifica!
|
A partir do aprofundamento que desenvolvemos aqui nesta aula, que tal realizarmos uma pesquisa na WEB sobre o tema: “corpo e controle escolar”?
A ideia é ir além dos conteúdos da aula investigando algum filme, revista, livro, programa de TV ou as infinitas possibilidades nas redes sociais em que tenha como seu aspecto principal tais controles sobre o corpo. A partir dessa pesquisa construa relações entre o tema da aula e o que você pesquisou.
|
Como exemplo, cito o filme “Sociedade dos poetas mortos”
Sinopse: “O filme sociedade dos poetas mortos, dirigido por Peter Weir em 1989 é um drama vivido na Academia Welton no ano 1959, nos Estados Unidos. Uma escola tradicional de Ensino Médio que aplica um ensino rígido como na academia militar e adota uma concepção didática racionalizada com prospecção para formação superior”.
|