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INTRODUÇÃO: o corpo e as atividades lúdicas na educação - relações com a formação e reforço das identidades.

INTRODUÇÃO

Nesta aula vamos abordar a questão do corpo e do movimento na educação, especificamente nas suas potencialidades negadas e o quanto a prática corporal no cotidiano das escolas pode influir poderosamente na qualidade da educação e na formação humana com plena potência.
Na aula anterior desenvolvemos o estudo das repressões corporais intencionais no espaço da educação e como tais ações moldam os jovens para um futuro "corpo dócil" de um adulto alienado.
Aqui, na aula 4, vamos analisar e demonstrar que tais potencialidades corporais nos espaços educacionais são essenciais e necessitam ser desenvolvidas.
Apesar da temática "Corporeidade" estar amplamente debatida nas mídias e evidenciada em todo o tipo de propaganda, os corpos estão limitados ao conceito de "objetos" e não como expressão de si mesmo, de suas características pessoais, sua personalidade, sua história e cultura.
Na educação tal fenômeno não é diferente: os nossos corpos são intensamente negados. A construção do conhecimento com conceitos cartesianos ainda perduram na supervalorização da razão em detrimento das nossas subjetividades humanas que influem poderosamente na processo de ensino e aprendizagem, mas que são secundarizados ao longo da educação.
Desta forma, os corpos e os movimentos acabam sendo reduzidos as aulas de Educação Física, como se não houvessem corpos e movimentos em todos os outros setores e momentos na escola.
Os resultados deste formato na educação nos reduz a meros receptores do conhecimento racional, em que conhecimentos se resumem aos intermináveis textos aprendidos basicamente ao processo de decorar fórmulas, conceitos, teorias e tantos outros saberes que produzem desmotivação por não conseguirmos relacionar tais novos conhecimentos as realidades do nosso cotidiano e das nossas vidas!
Nesse sentido, convidamos vocês a ler um capítulo de um livro que aborda tais questões.
Caso queiram se aprofundar mais no tema da aula, indico o livro em que o capítulo disponibilizado para a aula faz parte.

Livro - O corpo na escola: práticas e reflexões.
Imperial Editora, Rio de Janeiro, 2021.
(este livro em forma de E-book se encontra gratuito no site do Colégio Pedro II)

Capítulo do livro - Título:
O Corpo e o Lúdico na escola: experiências e possibilidades na área de humanidades.
Capítulo 5, página 77.

Após a leitura do capítulo, assista o vídeo de uma entrevista realizada na UERJ sobre o tema e venha com tudo para os debates no nosso fórum!!!

Vamos nessa!!!