Para fechar a nossa aula:
Tais fenômenos das novas tecnologias na educação, bem como as experiências inovadoras no cotidiano escolar, impõem novas posturas teórico/práticas no espaço da escola e, como consequência, na formação de professores que possuem como objetivo (pelo menos em tese) construir uma educação crítica e transformadora das realidades sociais.
O que se observa no cotidiano é a apropriação do discurso transformador, mas que não se traduz em ações didático-pedagógicas realmente inovadoras.
E em 2020, com o advento da pandemia da Covid, todo o sistema que envolve o ensino on line ou EAD tomou um impulso mundial sem precedentes, pois em poucos meses todas as regiões do planeta passaram a ter que se envolver com esta modalidade na educação.
Nesse sentido, contrários ou não a modalidade EAD, este é um fenômeno social mundial parece ser um caminho sem volta na humanidade.
Portanto, convido-os novamente a uma parceria para finalizarmos esta aula de uma forma diferente.
Visitem o blog e o Facebook da disciplina Seminário de Práticas Educativas:
http://seminario1ead.blogspot.com
https://www.facebook.com/1%C2%BA-Semin%C3%A1rio-de-Pr%C3%A1ticas-Educativas-Licenciatura-Pedagogia-UERJ-300701943429232/
Eles servem de referência e complementação para o artigo lido como a demonstração na prática cotidiana das questões que vimos na aula. Naveguem, pesquisem e participem ativamente do Face e do Blog. Vejam as fotos e os vídeos das práticas escolares e dos professores, as entrevistas nas mídias sobre educação e corporeidade, os depoimentos dos alunos participantes do projeto, o setor de vídeos interessantes e visitem as diferentes localidades do Rio de Janeiro em que a disciplina atua.
A partir dessa experiência, vamos para o fórum desenvolver as ideias que surgiram!!!
Abraços!!!
Marco Santoro