As pessoas imaginam que educação a distância serve somente para cursos fechados. Ao contrário, a educação a distância funciona bem fora dessa estrutura. Orientar (ou, se ainda preferir, “ensinar”) significa pensar mais no processo do que no conteúdo; buscar sentido no mundo de quem aprende e não no de quem ensina; ir além das teorias já conhecidas etc. É tudo estímulo, pois aprender é inerente ao indivíduo e é um processo que ocorre dentro e fora dele, simultaneamente (double loop learning), ou seja, o conhecimento não é apenas constituído e internalizado, mas transforma ações. Todas as experiências, formais e informais, são válidas. O desafio é estender isso e promover desdobramentos de ação-interação-ação.
Inicie folheando a última aula online e participe do Mural Reflexão e Síntese.
Se desejar, publique livremente no "fórum Ponto Final" ideias, reflexões, avaliações, sugestões, desejos de sucesso etc., enfim, encerre os nossos encontros virtuais à vontade, com o seu ponto final.
Você tem até 27 de novembro (quarta-feira) para finalizar a aula.
Bom estudo!
Professora Wânia Clemente
Nesta penúltima aula veremos nos slides que aprender no século XXI não significa um processo inteiramente individual, uma ação interna, individualista: está também em colaboração com outras pessoas, em uma organização multifacetada, em um banco de dados ou em Apps e são essas conexões externas que potencializam o que podemos aprender.
Veremos também que para elaborar um projeto didático de uma disciplina online faz-se necessário entender e assimilar os conceitos de Pedagogia, Andragogia, Heutagogia e, sobretudo, o conceito de Ecologia da Aprendizagem.
A aula 8 propõe que você pense na educação a distância não apenas como práticas pedagógicas instrucionistas tecnologicamente mais sofisticadas, mas como um novo espaço de conhecimentos emergentes e não-lineares, que se autoorganizam e passam a requerer novas abordagens educativas fundamentadas em novos paradigmas da ciência.
O texto "Tecendo a Rede, mas com que paradigma?", de Maria Cândida Moraes, aborda de forma brilhante esses novos enfoques apoiados no pensamento ecossistêmico, relacional dialógico. É imprescindível a leitura para que você dialogue com os assuntos a serem tratados nesta aula.
Espero que você folheie os slides da aula virtual, leia o texto e elabore um novo conceito de aprendizagem digital, considerando as características das atuais tecnologias, bem como as vantagens e desvantagens metodológicas na construção de um design inovador de ambientes de aprendizagem virtuais. Você tem até o dia 27 de novembro (quarta-feira) para finalizar a aula.
Bom estudo!
Professora Wânia Clemente
Aula finalizada
Aula finalizada
Aula finalizada
Aula finalizada
Finalizada