O Laboratório Multidisciplinar de Inteligência Artificial Aplicada (LÚMINA) foi fundado em 2024, pela Profa Juliana Barcellos, como produto do projeto de extensão coordenado pela profa, intitulado: “IA.UERJ: Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Química”. Atua como laboratório de apoio aos demais laboratórios e grupos de pesquisa do instituto, oferecendo assessoramento técnico e metodológico para a integração da Inteligência Artificial (IA) na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, fortalecendo a inovação e a formação humana mediada por tecnologias emergentes.
Em 2025, ampliou sua atuação com o projeto de extensão “Desenvolvimento de Diretrizes Estratégicas para o Uso da Inteligência Artificial na Formação em Segurança e Defesa Nacional”, ampliando seu papel com a área de Segurança Pública.
No Ensino Acadêmico, possibilitou a criação da disciplina “Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias I: Metodologia Científica com Uso de Inteligência Artificial”, voltada ao estudo de temas atuais da formação humana e ao uso ético da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A disciplina promove o desenvolvimento de habilidades em pesquisa científica com suporte da IA.
Com foco na formação ética, crítica e inovadora, o LÚMINA busca promover o uso responsável e estratégico da Inteligência Artificial, desenvolvendo competências digitais e cognitivas alinhadas às demandas contemporâneas da educação, da pesquisa e da sociedade.
Participantes do LÚMINA
Coordenadora:
- Profª Drª Juliana Rocha Rodrigues Barcellos
Membros:
- Prof Dr. Claudio Bonel da Silva
- Prof Dr. Eduardo Pimentel Menezes
- Prof Dr. José
Mauro Nunes