Um pequeno vídeo de apresentação. O link direciona ao YouTube mas não precisa se inscrever no canal, é apenas uma apresentação.
A Ecologia Política passou por mudanças em seus paradigmas, no decorrer de sua história. Os textos de Walker (2005), “ Ecologia política: onde está a ecologia?”, e de Miranda (2012), “Ecologia Política e processos de territorialização”, fazem um debate acerca dessa mudança, dos conflitos de como os pesquisadores reagiram a esse processo. O objetivo desta unidade é entender como se deu essa mudança e quais os principais problemas enfrentados dentro desse campo de pesquisas.
Para cumprir este objetivo, faremos o seguinte percurso:
Os textos de Walker (2005) e de Miranda (2012) nos apresentam a diferenciação que ocorre dentro da própria Ecologia Política, como campo de pesquisa. Walker (2005) diferencia duas correntes de pesquisas em Ecologia Política. Com base no exposto, faço as seguintes provocações: qual (ais) a (s) diferença (s) nestas duas correntes? Com qual das duas correntes você se encaixaria como um pesquisador da Ecologia Política? Porquê?
Prezados alunos,
Segue uma atividade, de cunho avaliativo, sobre a unidade trabalhada. Reitero que os alunos que me encaminharam a atividade relativa a esta unidade não precisam realizá-la. Porém, fiquem à vontade para realizar, em nada vai alterar sua avaliação, pelo contrário, pode contribuir com o processo de aprendizagem proposto pela disciplina.
A atividade é composta por 5 questões de múltipla escolha sobre os dois textos inseridos na unidade.
#Queridos, acho que eu fiz algo errado na configuração da atividade, ela só aparece 1 questão! Não tenho como mudar agora, portanto, essa ficará apenas com essa questão mesmo!#
Qualquer dificuldade, estou à disposição.
Esta unidade se destinará a estudar o equilíbrio das estruturas do planeta Terra. Desde a escola, estudamos vários processos que parecem ocorrer de forma mágica. Porém, todas estão ligadas a um elemento bastante importante em seu entendimento, a energia. O objetivo desta estabilidade é entender como a energia está intimamente ligada aos acontecimentos naturais e que promovem um certo equilíbrio na dinâmica terrestre .
Para isso, vamos ler um trecho do capítulo um do livro do Edgar Morin que trata sobre este assunto. Posteriormente, iremos fazer um debate em um fórum específico (esta unidade terá apenas com o fórum, ou seja, o fórum contará como atividade avalia ativa em dois aspectos: atividade e participação no fórum).
Este trecho do capítulo exposto trará uma argumentação sobre ordem, desordem e energia.
Qual a relação que Edgar Morin, com base no texto proposto, realiza entre ordem, desordem e energia?
Nesta unidade, abordaremos as perspectivas no entendimento da relação sociedade natureza e como esta tem gerado consequências ambientais e sociais. Para isso, temos um breve e simples vídeo explicativo sobre o entendimento da natureza e as mudanças nas relações entre a sociedade e natureza no decorrer do tempo histórico e geográfico. Além disso, um texto que vai no mesmo caminho mas com uma abordagem mais técnica e acadêmica. O objetivo dessa unidade é entender como a relação sociedade-natureza dentro do sistema capitalista tem trazido consequências significativas de ordem ambiental.
Gravei um vídeo simples e breve sobre o entendimento de natureza na Geografia e como deve-se entender a relação sociedade-natureza, neste contexto.
(Não esperem uma superprodução, galera kkk)
O texto traz uma abordagem sobre as perspectivas da relação sociedade natureza. Faz uma análise sobre essa relação dentro do modo de produção capitalista e suas consequências.
A partir do vídeo e do texto propostos nessa unidade, levanta-se na seguinte discussão: existe alguma forma de modificar a relação da sociedade com a natureza dentro do sistema capitalista para que os impactos ambientais sejam menos intensos? Ou a visão capitalista de natureza como recurso inviabiliza qualquer modificação nesta relação?
O texto sintetiza a ideia de desenvolvimento sustentável ligando com desenvolvimento econômico e crescimento da renda.
De acordo com o texto proposto, de que forma o autor do texto relaciona desenvolvimento econômico, crescimento com distribuição e desenvolvimento humano? Ele fazia isso de forma adequada? Você faria algum apontamento a mais a essa relação?
A sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Apesar de um conceito e prática questionáveis, é um debate travado em grande intensidade. O objetivo dessa aula, é entender como esse debate iniciou e consolidou nas conferências sobre o meio ambiente decorridas. Para isso, temos um texto proposto, uma atividade e um fórum de discussão.
O texto debate as dimensões da sustentabilidade, discussão em conferências e mostra os indicadores de sustentabilidade.
Atividade avaliativa contendo 5 questões sobre o tema da aula proposto no texto.
Nós últimos meses, temos visto e ouvido notícias acerca dos incêndios na Amazônia. Desde a semana passada, os incêndios no Estado do Pará tem aumentado substancialmente. A fumaça tem chegado na capital do Estado do Pará, Belém, dos incêndios que estão ocorrendo na cidade de Santarém (PA). Tudo isso às vésperas da COP 30, que ocorrerá em Belém.
Diante disso, quais os desafios da sustentabilidade frente aos impactos ambientais crescentes em nosso contexto?
Esta unidade contará apenas com uma atividade avaliativa que valerá pontuação para atividade e participação em fórum.
Bem amigos… Acabou…
Gostaria de agradecer a cada pessoa matriculada nessa disciplina pela disposição e disponibilidade pra cursa-la em meio a tantas adversidades e em pleno final de semestre. Espero que eu tenha correspondido às expectativas de vocês no andamento da disciplina e espero ter contribuído um pouco na formação de cada pessoa.
Obrigado mesmo! Obrigado a vocês, matriculados; obrigado IFHT/UERJ pela oportunidade; obrigado aos colegas de trabalho; obrigado pelo legado deixado pelo professor Luiz… sem um trabalho em conjunto, não chegaríamos até o final.
Desejo boas festas a todos vocês!!
Prof. Anderson Fontes
P.S.: as notas finais serão lançadas pela secretaria em janeiro.