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Programação

  • Sejam bem-vindos à continuidade do semestre letivo 2024.2

    É com prazer e um enorme desafio que recebo a missão de dar continuidade ao semestre letivo 2024.2. Enviei um e-mail a cada um de vocês, mas reitero aqui algumas coisas importantes.
    Sou o professor Anderson (meu currículo simplificado está ao final da página) e estou à disposição de vocês para qual quer dúvida. A minha intenção é dar continuidade e terminar o semestre da forma mais tranquila e eficaz possível. Para tanto, eu entrei em contato por e-mail com vocês a fim de saber o quanto vocês haviam avançado na disciplina e  saber sobre as atividades que haviam realizado. Recebi algumas respostas, porém algumas outras não. Aproveitarei as atividades realizadas até então como forma de pontuação. Mas não se preocupem, os que não realizaram e/ou não enviaram não serão prejudicados. Abaixo, um breve cronograma de como se realizará a disciplina daqui por diante:

    • Reestruturarei as unidades da disciplina a partir da ementa da disciplina (caso não tenham acesso, ela estará disponível em bloco abaixo).
    • Temos 6 semanas de trabalho até o final do recesso e a ementa possui 6 tópicos que serão transformadas em unidades da disciplina.
    • Cada unidade será aberta e fechada em uma semana. A unidade será composta de: título da unidade, arquivos de textos sobre a unidade proposta, um fórum de discussão e uma atividade proposta.
    • O aluno que já realizou atividade de determinada unidade NÃO PRECISARÁ REALIZÁ-LA NOVAMENTE, porém aqueles que estão em falta com a unidade, SERÁ OBRIGATÓRIO. Para realizar esse acompanhamento, eu estou preparando uma planilha com as atividades enviadas a mim, conforme eu solicitei no e-mail enviados a todos vocês. Caso tenham dúvidas sobre a atividade e unidade (pois a unidade será estruturada de forma diferente de como estava para nos adequarmos ao tempo curto) podem entrar em contato comigo pois estou realizando uma planilha com os nomes de vocês e suas atividades a fim de pontuação.
    • Cada atividade valerá 10 pontos, a serem tirados suas médias assim que finalizada as unidades.
    • APÓS A MÉDIA, O ALUNO QUE OBTIVER NOTA SUPERIOR A NOTA PARA APROVAÇÃO, ESTÁ DESOBRIGADO DE REALIZAR A PROVA FINAL PRESENCIAL, PORÉM OS QUE ESTIVEREM ABAIXO DA NOTA, TERÃO OBRIGATORIAMENTE QUE REALIZÁ-LA.
    • A PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS DE CADA UNIDADE É CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO E NOTA. Isso significa que teremos 6 atividades e 6 fóruns, cada um valendo 10 pontos a serem calculares a média ao final de todas as unidades.
    • MESMO OS ALUNOS QUE ENTREGARAM A ATIVIDADE REFERENTE A UNIDADE DEVERÃO PARTICIPAR DE FORMA EFETIVA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO (Lembrem-se que estes também serão pontuados).
    Espero que tenhamos êxito na proposição de retomada e continuidade do semestre. Espero que participem de forma efetiva para que a disciplina seja eficaz a todos nós. Contem sempre comigo!!
  • EMENTA DA DISCIPLINA

    • Paradigmas e sintagmas da Ecologia Política;
    • Estrutura da dinâmica planetária de trocas de energia e matéria e sua influência na relação sociedade natureza e nas políticas ecológicas; (que foram desdobrados em duas unidades)
    • Desenvolvimento sustentável;
    • Dimensões da sustentabilidade e os grandes congressos mundiais do meio ambiente;
    • Mudanças climáticas e políticas ecológicas.
  • Vídeo apresentação

    • Um pequeno vídeo de apresentação. O link direciona ao YouTube mas não precisa se inscrever no canal, é apenas uma apresentação.

  • 1 - Paradigmas e sintagmas da Ecologia Política

    A Ecologia Política passou  por mudanças  em seus paradigmas, no decorrer de sua história. Os textos de Walker (2005), “ Ecologia política: onde está a ecologia?”, e de Miranda (2012), “Ecologia Política e processos de territorialização”, fazem um debate acerca dessa mudança, dos conflitos  de como os pesquisadores reagiram a esse processo. O objetivo desta unidade é entender como se deu essa mudança e quais os principais problemas enfrentados dentro desse campo de pesquisas.

    Para cumprir este objetivo, faremos o seguinte percurso:

    • Leituras dos textos propostos.
    • Participação no fórum de discussão (critério avaliativo para todos)
    • Resolução da atividade avaliativa (obrigatória a quem não enviou a atividade referente a esta unidade e facultativa aos demais)

    • Vencimento: terça-feira, 5 nov. 2024, 09:00

      Os textos de Walker (2005) e de Miranda (2012) nos apresentam a diferenciação que ocorre dentro da própria Ecologia Política,  como campo de pesquisa. Walker (2005) diferencia duas correntes de pesquisas em Ecologia Política. Com base no exposto, faço as seguintes provocações: qual (ais) a (s) diferença (s) nestas duas correntes? Com qual das duas correntes você se encaixaria como um pesquisador da Ecologia Política? Porquê?

    • Aberto: terça-feira, 5 nov. 2024, 09:00
      Fechado: segunda-feira, 11 nov. 2024, 21:00

      Prezados alunos, 

      Segue uma atividade, de cunho avaliativo, sobre a unidade trabalhada. Reitero que os alunos que me encaminharam a atividade relativa a esta unidade não precisam realizá-la. Porém, fiquem à vontade para realizar, em nada vai alterar sua avaliação, pelo contrário, pode contribuir com o processo de aprendizagem proposto pela disciplina. 

      A atividade é composta por 5 questões de múltipla escolha sobre os dois textos inseridos na unidade.

      #Queridos, acho que eu fiz algo errado na configuração da atividade, ela só aparece 1 questão! Não tenho como mudar agora, portanto, essa ficará apenas com essa questão mesmo!#

      Qualquer dificuldade, estou à disposição.

  • 2 - Estrutura da dinâmica planetária de trocas de energia e matéria

    Esta unidade se destinará a estudar o equilíbrio  das estruturas do planeta  Terra. Desde a escola, estudamos vários processos que parecem ocorrer de forma mágica. Porém, todas estão ligadas a um elemento bastante importante em seu entendimento, a energia. O objetivo desta estabilidade é entender como a energia está intimamente ligada aos acontecimentos naturais e que promovem um  certo equilíbrio na dinâmica terrestre .

    Para isso, vamos ler um trecho do capítulo um do livro do Edgar Morin que trata sobre este assunto. Posteriormente, iremos fazer um debate em um fórum específico (esta unidade terá apenas  com o fórum, ou seja,  o fórum contará como atividade avalia ativa em dois aspectos:  atividade e participação no fórum).

  • 3 - A relação sociedade natureza e as políticas ecológicas

    Nesta unidade, abordaremos as perspectivas no entendimento da relação sociedade natureza e como esta tem gerado consequências ambientais e sociais. Para isso, temos um breve e simples vídeo explicativo sobre o entendimento da natureza e as mudanças nas relações entre a sociedade e natureza no decorrer do tempo histórico e geográfico. Além disso, um texto que vai no mesmo caminho mas com uma abordagem mais técnica e acadêmica. O objetivo dessa unidade é entender como a relação sociedade-natureza dentro do sistema capitalista tem trazido consequências significativas de ordem ambiental.

    • Gravei um vídeo simples e breve sobre o entendimento de natureza na Geografia e como deve-se entender a relação sociedade-natureza, neste contexto.

      (Não esperem uma superprodução, galera kkk)

    • O texto traz uma abordagem sobre as perspectivas da relação sociedade natureza. Faz uma análise sobre essa relação dentro do modo de produção capitalista e suas consequências.

    • Aberto: terça-feira, 19 nov. 2024, 08:00
      Fechado: segunda-feira, 25 nov. 2024, 22:30
    • Vencimento: terça-feira, 19 nov. 2024, 08:00

      A partir do vídeo  e do texto propostos nessa unidade, levanta-se na seguinte discussão: existe alguma forma de modificar a relação da sociedade com a natureza dentro do sistema capitalista para que os impactos ambientais sejam menos intensos?  Ou  a visão capitalista de natureza como recurso inviabiliza qualquer modificação nesta relação? 

  • 4 - Desenvolvimento sustentável

    O Desenvolvimento Sustentável é um conceito relativamente novo e bastante contraditório. Contradições à parte, o objetivo desta aula é entender o que é o desenvolvimento sustentável, como surgiu e quais os seus principais aspectos. 
    Para cumprir tal objetivo, temos um texto sobre o tema, um fórum que contará como atividade (ou seja, a nota do fórum será a mesma para atividade e fórum)
    • O texto sintetiza a ideia de desenvolvimento sustentável ligando com desenvolvimento econômico e crescimento da renda.

    • Vencimento: terça-feira, 26 nov. 2024, 09:00

      De acordo com o texto proposto, de que forma o autor do texto relaciona desenvolvimento econômico, crescimento com distribuição e desenvolvimento humano? Ele fazia isso de forma adequada? Você faria algum apontamento a mais a essa relação?

  • 5 - Dimensões da sustentabilidade e os grandes congressos mundiais do meio ambiente

    A sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Apesar de um conceito e prática questionáveis, é um debate travado em grande intensidade. O objetivo dessa aula, é entender como esse debate iniciou e consolidou nas conferências sobre o meio ambiente decorridas. Para isso, temos um texto proposto, uma atividade e um fórum de discussão.

    • O texto debate as dimensões da sustentabilidade, discussão em conferências e mostra os indicadores de sustentabilidade.

    • Aberto: terça-feira, 3 dez. 2024, 08:00
      Fechado: segunda-feira, 9 dez. 2024, 22:00

      Atividade avaliativa contendo 5 questões sobre o tema da aula proposto no texto.

    • Vencimento: terça-feira, 3 dez. 2024, 08:00

      Nós últimos meses, temos visto e ouvido notícias acerca dos incêndios na Amazônia. Desde a semana passada, os incêndios no Estado do Pará tem aumentado substancialmente. A fumaça tem chegado na capital do Estado do Pará, Belém, dos incêndios que estão ocorrendo na cidade de Santarém (PA). Tudo isso às vésperas da COP 30, que ocorrerá em Belém. 

      Diante disso, quais os desafios da sustentabilidade frente aos impactos ambientais crescentes em nosso contexto?