Um pequeno vídeo de apresentação. O link redireciona ao YouTube mas não precisa se inscrever. É apenas para visualizar a apresentação.
Após, teremos um debate no fórum de discussão sobre o tema proposto (vale ressaltar que a participação é avaliativa para todos os alunos). Também teremos uma atividade a ser realizada (obrigatória aos alunos que não encaminharam a atividade referente a este conteúdo e facultada a quem enviou e se interessar)
Neste capítulo, Milton Santos faz um esforço de conceituar o espaço geográfico como objeto de estudo da geografia.
O autor Luiz Camargo objetiva fazer uma análise crítica sobre o esquema clássico de planejamento e gestão que analisa o espaço como um grande vazio que necessita ser organizado não pertencendo a uma lógica espaço-temporal.
A partir das leituras propostas, levanta-se as seguintes questões: o planejamento ambiental deve, então, ser um processo estratégico despersonalizado? Realizado “em gabinetes”? Ou deve estar ligado a realidade social? Porquê?
A atividade consiste em o aluno realizar um pequeno texto a partir de uma pesquisa de um projeto e/ou execução de um planejamento ambiental que levou em consideração a participação social dos atores diretamente atingidos. Necessário conter:
O ordenamento territorial é um tema bastante discutido porém muito complexo. Basicamente, ele define a forma como um território será ocupado dando a ele uma funcionalidade, delineando a cidade, etc. Mas, não é uma tarefa simples de ser realizada, pois existem vários interesses envolvidos. O objetivo desta aula é compreender o debate acerca do ordenamento territorial e refletir sobre a complexidade do mesmo.
Para isso faremos o seguinte percurso:
O texto trata da ocupação de áreas litorâneas, tendo como área de estudo a Ilha de Caratateua, buscando analisar as concepções legais e como funciona a ocupação na prática. Atente-se para as reflexões sobre o ordenamento territorial da ilha.
Com base no texto lido e nas concepções sobre ordenamento territorial, levanta-se as seguintes questões: a quais os interesses envolvidos em uma área alvo de ordenamento territorial? Existe alguma sobreposição de interesses?
o texto verifica a lógica nao linear para pensar o planejamento, discute também as correntes do pensamento cartesiana e não cartesiana para pensar o espaço
Este pequeno texto trata sobre os principais ganhos legais do Estatuto da Cidade.
O texto de Camargo (2023) discute sobre planejamento e gestão levando em conta o espaço-tempo (não o tempo separado do espaço). O texto de Rolnik (2001) trata dos avanços para planejamento e gestão das cidades a partir do Estatuto da Cidade. A partir disso, levanta-se o seguinte debate: de que forma o espaço-tempo se relaciona com os ganhos de planejamento e gestão com o Estatuto da Cidade?
Texto define a gestão comunitária da natureza
Modelo de gestão comunitária da natureza
Quais as vantagens e desvantagens, que você verifica na da gestão comunitária da natureza?
O espaço geográfico deve ser analisado como uma totalidade, é o que argumentam os geógrafos críticos, na contemporaneidade. Por isso, há uma importância fundamental na compreensão de um modelo de gestão sistêmico. Já abrangemos, nesta disciplina, discussões sobre planejamento e gestão territorial. Nesta unidade, temos por objetivo abordar a Teoria Geral dos Sistemas como método na gestão territorial sistêmica.
Para isso, temos um texto proposto, uma atividade e um fórum. Participem!!
Busca-se apresentar o método
sistêmico como alternativa para estudar ambientes, as partes são interdependentes, mas estão
interligadas e necessitam de equilíbrio para que o todo continue com a funcionalidade de um sistema,
seja ele fechado ou aberto, trocando energia, matéria e informação
Atividade avaliativa sobre a unidade.
A partir do texto e execução da atividade (recomenda-se a participação no fórum após a execução da atividade proposta na unidade), levanta-se a seguinte pergunta a ser respondida no fórum: a Teoria Geral dos Sistemas contribui de forma efetiva para um modelo de gestão sistêmico? Quais os aspectos que embasam sua argumentação?
Este arquivo mostra o passo-a-passo para construção da Agenda 21 um local, produzida pelo Ministério do Meio Ambiente
A partir do arquivo proposto na unidade, escreva um texto onde você aborde os pontos positivos e negativos da construção da Agenda 21 local. A existência de pontos positivos ou negativos fica a seu critério, ou seja, se você vê pontos positivos e negativos, aborde os dois; porém se você enxergar apenas pontos positivos e não enxergar pontos negativos, aborde apenas os positivos; se enxergar apenas pontos negativos e não os positivos, aborde somente os negativos.
Bem amigos… Acabou…
Gostaria de agradecer a cada pessoa matriculada nessa disciplina pela disposição e disponibilidade pra cursa-la em meio a tantas adversidades e em pleno final de semestre. Espero que eu tenha correspondido às expectativas de vocês no andamento da disciplina e espero ter contribuído um pouco na formação de cada pessoa.
Obrigado mesmo! Obrigado a vocês, matriculados; obrigado IFHT/UERJ pela oportunidade; obrigado aos colegas de trabalho; obrigado pelo legado deixado pelo professor Luiz… sem um trabalho em conjunto, não chegaríamos até o final.
Desejo boas festas a todos vocês!!
Prof. Anderson Fontes
P.S.: as notas finais serão lançadas pela secretaria em janeiro.