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Programação

  • Sejam bem-vindos à continuidade do semestre letivo 2024.2

    É com prazer e um enorme desafio que recebo a missão de dar continuidade ao semestre letivo 2024.2. Enviei um e-mail a cada um de vocês, mas reitero aqui algumas coisas importantes.
    Sou o professor Anderson (meu currículo simplificado está ao final da página) e estou à disposição de vocês para qual quer dúvida no e-mail andersongeografia.ifht@gmail.com. A minha intenção é dar continuidade e terminar o semestre da forma mais tranquila e eficaz possível. Para tanto, eu entrei em contato por e-mail com vocês a fim de saber o quanto vocês haviam avançado na disciplina e  saber sobre as atividades que haviam realizado. Recebi algumas respostas, porém algumas outras não. Aproveitarei as atividades realizadas até então como forma de pontuação. Mas não se preocupem, os que não realizaram e/ou não enviaram não serão prejudicados. Abaixo, um breve cronograma de como se realizará a disciplina daqui por diante:

    • Reestruturarei as unidades da disciplina a partir da ementa da disciplina (caso não tenham acesso, ela estará disponível em bloco abaixo).
    • Temos 6 semanas de trabalho até o final do recesso e a ementa possui 6 tópicos que serão transformadas em unidades da disciplina.
    • Cada unidade será aberta e fechada em uma semana. A unidade será composta de: título da unidade, arquivos de textos sobre a unidade proposta, um fórum de discussão e uma atividade proposta.
    • O aluno que já realizou atividade de determinada unidade NÃO PRECISARÁ REALIZÁ-LA NOVAMENTE, porém aqueles que estão em falta com a unidade, SERÁ OBRIGATÓRIO. Para realizar esse acompanhamento, eu estou preparando uma planilha com as atividades enviadas a mim, conforme eu solicitei no e-mail enviados a todos vocês. Caso tenham dúvidas sobre a atividade e unidade (pois a unidade será estruturada de forma diferente de como estava para nos adequarmos ao tempo curto) podem entrar em contato comigo pois estou realizando uma planilha com os nomes de vocês e suas atividades a fim de pontuação.
    • Cada atividade valerá 10 pontos, a serem tirados suas médias assim que finalizada as unidades.
    • APÓS A MÉDIA, O ALUNO QUE OBTIVER NOTA SUPERIOR A NOTA PARA APROVAÇÃO, ESTÁ DESOBRIGADO DE REALIZAR A PROVA FINAL PRESENCIAL, PORÉM OS QUE ESTIVEREM ABAIXO DA NOTA, TERÃO OBRIGATORIAMENTE QUE REALIZÁ-LA.
    • A PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS DE CADA UNIDADE É CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO E NOTA. Isso significa que teremos 6 atividades e 6 fóruns, cada um valendo 10 pontos a serem calculares a média ao final de todas as unidades.
    • MESMO OS ALUNOS QUE ENTREGARAM A ATIVIDADE REFERENTE A UNIDADE DEVERÃO PARTICIPAR DE FORMA EFETIVA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO (Lembrem-se que estes também serão pontuados).
    Espero que tenhamos êxito na proposição de retomada e continuidade do semestre. Espero que participem de forma efetiva para que a disciplina seja eficaz a todos nós. Contem sempre comigo!!

  • EMENTA DA DISCIPLINA

    • O espaço geográfico e o planejamento ambiental;
    • Ordenamento Territorial e complexidade;
    • A questão do espaço-tempo e o estatuto da cidade;
    • Governança popular e as Flonas (Florestas Nacionais);
    • Modelo de Gestão Territorial Sistêmico;
    • Construindo o planejamento local sustentável: metodologia do planejamento.
  • Vídeo apresentação

    Um pequeno vídeo de apresentação. O link redireciona ao YouTube mas não precisa se inscrever. É apenas para visualizar a apresentação. 

  • 1 - Espaço geográfico e planejamento ambiental

    O geógrafo Milton Santos, em “Sociedade e espaço: a formação social como teoria e método”, argumenta que o espaço está no cerne para o entendimento da formação social, sendo o próprio espaço uma formação social. Este argumento é reafirmado algumas vezes como em “Espaço e método” de 1985. Portanto, faz-se necessário entender o espaço para a realização de um planejamento ambiental efetivo. O objetivo desta unidade é entender de que forma o planejamento ambiental a ser realizado deve levar em consideração o espaço geográfico como formação social e não apenas como um mero receptor de organização de objetos. Para tal, iremos seguir o seguinte percurso:
    • Leitura do capítulo proposto do livro “Espaço e método”;
    • Leitura do artigo “Planejamento e gestão não euclidiana do espaço-tempo: para além da leitura clássica”.

    Após, teremos um debate no fórum de discussão sobre o tema proposto (vale ressaltar que a participação é avaliativa para todos os alunos). Também teremos uma atividade a ser realizada (obrigatória aos alunos que não encaminharam a atividade referente a este conteúdo e facultada a quem enviou e se interessar)

    • Neste capítulo, Milton Santos faz um esforço de conceituar o espaço geográfico como objeto de estudo da geografia. 

    • O autor Luiz Camargo objetiva fazer uma análise crítica sobre o esquema clássico de planejamento e gestão que analisa o espaço como um grande vazio que necessita ser organizado não pertencendo a uma lógica espaço-temporal.

    • Vencimento: quinta-feira, 7 nov. 2024, 13:00

      A partir das leituras propostas, levanta-se as seguintes questões: o planejamento ambiental deve, então, ser um processo estratégico despersonalizado? Realizado “em gabinetes”? Ou deve estar ligado a realidade social? Porquê? 

  • 2 - Ordenamento territorial e complexidade

    O ordenamento territorial é um tema bastante discutido porém muito complexo. Basicamente, ele define a forma como um território será ocupado dando a ele uma funcionalidade, delineando a cidade, etc. Mas, não é uma tarefa simples de ser realizada, pois existem vários interesses envolvidos. O objetivo desta aula é compreender o debate acerca do ordenamento territorial e refletir sobre a complexidade do mesmo.

    Para isso faremos o seguinte percurso:

    • Leitura do texto proposto
    • E debate no fórum de discussão (lembrando que s participação no fórum é de caráter avaliativo)

  • 3 - A questão do espaço-tempo e o estatuto da cidade

  • 4 - Governança popular e as Flonas (Florestas Nacionais)

    Texto define  a gestão comunitária da natureza

  • 5 - Modelo de Gestão Territorial sistêmico

    O espaço geográfico deve ser analisado como uma totalidade, é o que argumentam os geógrafos críticos, na contemporaneidade. Por isso, há uma importância fundamental na compreensão de um modelo de gestão sistêmico. Já abrangemos, nesta disciplina, discussões sobre planejamento e gestão territorial. Nesta unidade,  temos por objetivo abordar a Teoria Geral dos Sistemas como método na gestão territorial sistêmica.

    Para isso, temos um texto proposto, uma atividade e um fórum. Participem!!