Ir para o conteúdo principal
Livro

Conceitos aplicados na construção do texto.

Vamos ver cada um desses conceitos, separadamente, e de que forma eles são aplicados na construção do texto.

3. Coerência

A coerência do texto é mais complexa que a coesão. Ela está relacionada a duas questões que se situam no âmbito do receptor: a lógica entre os enunciados do texto e a adequação ao contexto.

Dessa forma, a coerência pode ser quebrada pela intencionalidade do emissor. No texto formal, contudo, essa quebra não tem espaço. Nesse tipo de texto, as informações devem ser compatíveis umas com as outras, assim como os exemplos utilizados para comprová-las. Em outras palavras, não pode haver contradição – com isso, teremos um texto coerente.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para garantir a coerência do texto:

Respeitar, na medida do possível, a ordem cronológica dos acontecimentos

Em textos não literários, manter a linearidade cronológica do texto ajuda a manter sua coerência, além de garantir sua clareza. Assim, evite relatar antes o que ocorre depois.

Estabelecer a ligação lógica entre as informações do texto

As ideias e informações não podem ficar soltas no texto. À medida que o texto avança, devem-se relacionar essas ideias, interligando-as.

Evitar repetições de uma mesma ideia ou informação, a não ser que ela seja retomada para expor um novo ponto de vista

Uma ideia ou informação só deve ser retomada se isso for absolutamente necessário, ou seja, se for preciso, por exemplo, acrescentar um novo raciocínio que se relacione ao que foi dito. Do contrário, a repetição torna-se redundância, que, por definição, nada acrescenta ao texto.

Ter cautela para não haver contradições em relação ao que é dito no texto

Ao se escrever um texto baseado em determinada linha de raciocínio, defendem-se ideias e pontos de vista. Deve-se ter extrema cautela para não acabar defendendo, ao longo do texto, um ponto de vista que contradiga aquele que vem sendo defendido até então.  

Evitar generalizações

A generalização, além de ferir o princípio da argumentação – desenvolver ideias, de modo a defendê-las ou atacá-las -, pode dar ao texto um caráter preconceituoso.

Vamos a uma proposta de atividade relacionada aos princípios estudados nesta aula. Procure reescrever o período que se segue, de modo a eliminar os problemas que comprometem sua clareza, coesão e coerência.

 

Visando ajudar os órgãos no entendimento da Circular XXX, esclarecemos que no âmbito interno, vamos entender que há uma delegação subentendida da direção da Companhia aos superintendentes de órgãos e chefes de serviço, via tabela de limite de competência, para definirem que contratos devem ter prosseguimento nas bases pactuadas e quais os que deverão ser objeto de reavaliação.

Publique seu trabalho nas Discussões sobre o tópico 6.

Referências bibliográfias:

 GOLD, Miriam. Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. São Paulo: Pearson, 2002.