Ir para o conteúdo principal
Livro

Conceitos aplicados na construção do texto.

Vamos ver cada um desses conceitos, separadamente, e de que forma eles são aplicados na construção do texto.

1. Clareza

A clareza pressupõe a expressão das ideias de forma compreensível, de modo a que se garanta um só entendimento daquilo que se diz. Para a obtenção da clareza, é necessário adotar alguns procedimentos simples:

Estratégia

Por que utilizar

Problema

Solução

Períodos curtos e uso adequado dos conectivos

 

A leitura torna-se mais fluente quando os períodos são curtos, ou seja, quando não se colocam muitas orações em um mesmo período. Além disso, muitas vezes, a organização das orações em um período longo pode gerar ambiguidade, em função do uso inadequado dos conectivos.

A média da produção para o ano fiscal é maior do que a do ano anterior, porque aquele foi o ano em que se instalaram as prensas de estamparia, automóveis e hidráulica, portanto aumentando o número de peças estampadas durante o período, assim como também foi o ano em que se introduziram novos métodos de economia de tempo e economia de mão de obra, e que também  contribuíram para uma média maior de produção.[1]

A média da produção para o ano fiscal foi maior do que a do ano anterior. Instalaram-se novas máquinas automáticas, hidráulicas, de alta velocidade, para estamparia e introduziram-se novos métodos de economia de tempo e trabalho.

Vocabulário variado, porém simples e objetivo

 

A repetição de palavras torna o texto cansativo, daí a importância de se buscar variar o vocabulário. Isso, contudo, não deve ocorrer caso não haja substituições adequadas. O uso de um vocabulário rebuscado não valoriza o texto. Ao contrário, torna-o pesado e, muitas vezes, incompreensível.

Solicitamos o pagamento das mensalidades aprazadas no dito carnê, colaborando destarte para a manutenção precípua deste sodalício na orientação e assistência de seus associados. [2]

Solicitamos o pagamento das mensalidades até as datas de vencimento constantes do carnê.

Preferência pela ordem direta

 

Em  nossa língua, a ordem direta caracteriza pelo seguinte padrão de construção:

SUJEITO + PREDICADO (VERBO + COMPLEMENTOS VERBAIS + ADJUNTOS ADVERBIAIS)

A inversão da ordem, em alguns casos, pode comprometer grandemente a clareza do texto, sobretudo se o período for longo. Além disso, a interposição de várias orações também torna o texto praticamente ilegível.

 

Queremos, neste momento, observar, que o aceite àquela condição não deve ser entendido como uma aprovação à mesma, não no que diz respeito ao valor, que, apesar de ter ultrapassado a importância de R$350,00, que achávamos justa, dela não se afastou em demasia, mas, sim, quanto ao prazo de reajuste, qual seja, semestral, contrariando o relacionamento comercial passado, caução no prazo de um ano, não nos dando sequer a chance de contra-argumentação.[3]

Gostaríamos de registrar nossa insatisfação com a mudança do prazo de reajuste, que, ao se tornar semestral, sem a possibilidade de negociação, contraria nosso relacionamento comercial passado, calcado no prazo de um ano.[4]



É claro que, graças ao contexto, foi possível entender a mensagem, mas a inversão sintática poderia ter causado um grande mal-entendido!