Apesar do conceito de "Internet das Coisas" ser antigo, criado em 1991, é a realidade do mundo globalizado de 2024. Essa conexão entre objetos é algo até mesmo "passado", tendo como exemplo a Alexa, uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, que utiliza a inteligência artificial para realizar suas tarefas, sendo capaz também de produzir respostas para as mais variadas perguntas.
Dessa forma, não me choca essa conexão entre objetos, mas o que me deixa intrigada no contexto atual é a potência que as IAs estão tendo no que diferenciava o ser humano dela. Atualmente, quase nada do que fazemos é único do ser humano, e isso me espanta. A privacidade acaba se tornando um dos meios para a IA nos ajudar, mas, em contrapartida, acaba se apropriando da nossa singularidade.
Então, com relação a pontos positivos acredito que seja a facilidade que a "Internet das coisas" proporciona para nós mas, os pontos negativos são maiores.
A perda da privacidade, a excessiva exposção de dados, a desigualdade de acesso, a dependência da tecnologia, a falta de segurança entre outros.