Ir para o conteúdo principal
Fórum

Vamos nos conhecer um pouco?

Sobre você

Sobre você

por Maya Suemi Lemos - Número de respostas: 28

Qual é o seu curso? Por que escolheu esta disciplina? Quais os seus interesses maiores neste tópico?

Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Raquel Magalhaes de Souza -
Olá professora Maya e colegas,
Meu nome é Raquel Magalhães e estou no curso de Engenharia de Produção. Escolhi esta disciplina porque sempre quis entender como diferentes formas de pensar e produzir conhecimento podem influenciar nossas práticas profissionais e sociais. Na Engenharia de Produção, além da parte técnica, também lidamos com a gestão de pessoas e processos, acredito que as ideias pós e decoloniais podem nos mostrar novas maneiras de resolver problemas. Tenho um interesse especial em como essas ideias podem ser aplicadas na indústria e na tecnologia, áreas que normalmente seguem um pensamento mais tradicional e eurocêntrico, gostaria de saber como podemos usar essas novas formas de pensar para tornar a gestão e a produção mais inclusivas e justas. Se possível, seria ótimo ver exemplos práticos de como as teorias podem ser aplicadas em diferentes contextos de trabalho, acho que isso nos ajudará a entender melhor como essas ideias podem ser úteis em nossas futuras carreiras. Estou animada para aprender e trocar experiências com todos vocês!
Abraços,
Raquel
Em resposta à Raquel Magalhaes de Souza

Re: Sobre você

por Layla Maryah da Conceio Moraes -
Olá, me chamo Layla. Sou estudante da Pedagogia na FFP.
Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II: Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" porque achei o tema interessante, já que oferece uma oportunidade de aprofundar minha compreensão crítica sobre a relevância do tema, oferecendo uma oportunidade de questionar dinâmicas de poder e saber que moldam nossas sociedades, promovendo a inclusão de vozes marginalizadas. Acredito que essa abordagem é essencial para uma formação mais justa e, com o apoio das tecnologias, podemos enfrentar desafios contemporâneos e criar um ambiente de aprendizagem mais equitativo. Espero adquirir grandes aprendizados.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Gustavo Tavares Corr�a -
Oi, pessoal! Meu nome é Gustavo e sou estudante de pedagogia no campus FFP da UERJ. Eu escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II: Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" porque sempre tive interesse por como as tecnologias podem ser usadas para promover uma educação mais inclusiva e crítica. Acredito que compreender o pensamento pós e decolonial é essencial para questionar e transformar as estruturas tradicionais de conhecimento, permitindo uma abordagem mais justa e diversificada na educação. Estou animado para explorar essas ideias e aplicá-las na minha futura prática pedagógica!
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Andre Vinicius Ribeiro da Silva -
Olá! Boa tarde!
Me chamo André Vinícius, sou estudante de Pedagogia no campus FFP da UERJ. Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II" porque me interessa muito a análise das estruturas de poder que moldaram a modernidade e como elas continuam a influenciar a educação hoje. Tenho um foco particular em entender as teorias pós-coloniais e decoloniais para questionar e reimaginar o papel da pedagogia na sociedade. Estou com expectativas para explorar essas ideias e encontrar maneiras de integrá-las em abordagens pedagógicas que promovam uma transformação real e significativa.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Rebeca Passos dos Santos -
Olá, boa tarde!
Meu nome é Rebeca e sou estudante do 6º período de Jornalismo na Uerj. Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II: Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" porque acredito que o jornalismo tem um papel crucial na construção e disseminação de narrativas. A partir da disciplina, posso buscar aprender e entender melhor como que novas ideias podem ser aplicadas na cobertura de temas sociais e culturais, buscando formas de tornar o jornalismo mais inclusivo e representativo. Acredito que, ao questionarmos as bases de nossa formação e práticas, podemos contribuir para um campo jornalístico mais justo e equitativo. Estou animada para aprender com todos vocês e aplicar esses conhecimentos na minha futura carreira.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Monica Cristina Riccio Ribeiro -
Boa tarde. Meu nome é Mônica e sou aluna de Letras (Português/ Italiano). Além disso, sou engenheira formada com quase 35 anos de profissão. Como a colega Raquel comentou, a engenharia é ainda hoje, totalmente eurocêntrica e eu tive um choque bem grande ao me deparar com a área de humanas e essas questões do porquê do eurocentrismo, coisa que eu nem me dava conta rs. Acredito que esse debate seja crucial para me habilitar a lidar com educação nos dias de hoje.
Abraços,
Mônica
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Jonas Silva de Paiva -
Boa noite, pessoal!

Meu nome é Jonas e sou estudante de Engenharia Elétrica. Escolhi esta disciplina para aprender coisas novas e sair um pouco da minha bolha. Creio que entender como as narrativas coloniais foram construídas para justificar a dominação é importante para a nossa formação profissional, especialmente em relação à ética.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Thyago Soares Pena -
Olá, Profa. Maya Suemi
Espero que esteja bem.

Me chamo Thyago Soares Pena, sou estudante de História na FFP/UERJ, e concluinte neste período de 2024.2. Escolhi esta disciplina para aperfeiçoar os pensamentos críticos nas minhas condutas como profissional, pensando em expandir as questões decoloniais que tanto são urgentes nos processos de formação e do conhecimento científico nos tempos atuais. Meu maior interesse é conciliar esta pauta a minha pesquisa, que explora as estigmatização do racismo científico no Brasil, buscando pensar as identidades como emancipadoras.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Pedro Moradillo Pregueiro -
Oi Professora Maya!
Meu nome é Pedro Moradillo e estou cursando Engenharia de Produção. Me inscrevi na disciplina com finalidade de entender mais sobre as diferente formas de pensamento e como isso pode impactar na nossa forma de pensar nos dias atuais. Entendo que isso impacta bastante para entender os meios de trabalho contemporaneos e que isso ajuda a gerenciar equipes e entender os meios sociais que vivemos dentro de empresas e organizações. Tenho interesse em entender quais foram as mudanças que ocorreram e como isso impacta nas mudanças que temos observado na maneira contemporânea de pensamento.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Wanderson Albuquerque da Silva -
Olá, meu nome é Wanderson Albuquerque, sou do curso de engenharia de produção e estou no meu 10º período, prestes a finalizar a minha graduação. Sou morador da Maré, apaixonado pelo Flamengo e atuo com educação popular a mais de 8 anos em um pré-vestibular comunitário onde moro, o CPV CEASM. Escolhi esta disciplina devido ao debate sobre decolonialidade, acredito que seja um tema de suma importância não só para minha formação acadêmica, mas para me ajudar no âmbito da educação no pré-vestibuar onde atuo.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Amanda de Carvalho Silva Bastos -
Olá professora e turma!
Me chamo Amanda de Carvalho e estou cursando o último período de Engenhara de Produção. Primeiramente, escolhi esta disciplina, pois o título "formação humana" me chamou a atenção e fiquei curiosa em entender com mais detalhes a respeito desta temática. Além disso, entendo que o engenheiro se beneficie com o aprendizado de diferentes perspectivas de pensamento, não só para o seu desenvolvimento profissional, mas também na interação com seus colegas de trabalho.
Ótimo período a todos!
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Isabela de Oliveira da Silva -
Olá, meu nome é Isabela, estou no curso de Ciências Biológicas. Faço parte de um Projeto Núcleo de economia circular e mudanças climáticas na Maré, escolhi a disciplina pelo conceito decolonial agregar na educação ambiental em áreas de vulnerabilidade ambiental
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Gabriel Santos Collares -
Boa noite. Meu nome é Gabriel Collares e estou cursando Engenharia de Produção. Escolhi a disciplina por curiosidade e saber mais como a tecnologia pode nos ajudar a resolver problemas humanos e sociais, além de melhorar processos e a produtividade.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Sara Ribeiro Backer -
Olá, Professora Maya e turma! Sou aluna do sétimo período de Pedagogia na FFP (São Gonçalo). Escolhi esta disciplina porque, como Pedagoga em processo de formação, tenho interesse em entender não só as diversas formas de produção e compartilhamento de conhecimento, mas também de ter conhecimento crítico sobre a imposição do modelo ocidental após o processo de colonização. Acredito que é fundamental para qualquer área de conhecimento, mas fundamentalmente para que nós que um dia seremos professores e atuaremos na formação humana e cidadã dos nossos alunos. O que eu espero dessa disciplina é que ela possa contribuir significativamente na minha formação como educadora.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Ana Beatriz Lemos da Cunha -
Olá, professora Maya! Muito prazer a todos, me chamo Ana Beatriz Lemos. Sou graduanda de Engenharia de Produção e estou no 8º período.

Escolhi esta disciplina porque acredito que o curso pode oferecer novas perspectivas e pensamentos críticos que são extremamente relevantes para a minha carreira na Engenharia de Produção, uma vez que não só os conhecimentos de exatas são relevantes, como também a formação humana e social do profissional. Tenho interesse em aprender como conhecimentos e práticas de outras culturas podem ser aplicados para melhorar a gestão da produção e os processos produtivos.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Nadine de Franca Rodrigues -
Olá turma, me chamo Nadine e sou estudante da Pedagogia na FFP.
Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II: Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" por ser uma disciplina online, ainda estou um pouco perdida em como acessar aqui, mas irei me aperfeiçoar com o tempo, escolhi essa disciplina para abrir meus horizontes intelectual e adquirir mais conhecimento, achei o tema interessante e sei que me ajudará quando estiver em aula, já que tanto a tecnologia e aliada como inimiga na educação, e educar da forma "certa" e o que quero, espero ajudar bastantes os alunos no futuro com os conhecimentos que irei adquirir aqui. Para ser sincera não tenho muito conhecimento no assunto, mas sei que sairei dessa disciplina com conhecimento e experiência boas.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Lorena Vitoria Gomes Goncalves -
Boa tarde Professora, tudo bem?
Meu nome é Lorena, faço Engenharia de Produção, estou no 7º período. Escolhi essa disciplina, pois período passado fiz a disciplina Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias I, e gostei bastante do conteúdo abordado. Logo, vi a oportunidade de fazer essa disciplina para conseguir me aprofundar, mais ainda, em como as tecnologias influenciam na formação humana.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Roberta Cafiero Marinho Nassar -
Bom dia!
Meu nome é Roberta, e atualmente estou no sétimo período de Engenharia de produção. Eu escolhi essa disciplina pois acredito que ela vai acrescentar muito na minha formação, já que vai me mostrar outras formas de pensar e entender melhor as coisas que acontecem no nosso dia a dia.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Felipe Lima Abraho -
Olá! Me chamo Felipe. Estou no 12o período de Engenharia de Produção. Escolhi fazer esta disciplina, pois apesar de fazer um "curso de exatas", na escola tinha bastante interesse em disciplinas como Geografia, Sociologia e Filosofia. A Engenharia de Produção em si é um curso que aborda bastante essas temáticas e importantes filósofos e pensadores ao debater o fator humano nas diferentes modalidades de trabalho. Acredito que esta disciplina vá desenvolver mais esta parte da minha graduação.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Júlia Ferreira de Albuquerque -
Olá, professora e colegas de turma! Meu nome é Júlia, e estou no último período do curso de Pedagogia. Escolhi esta disciplina porque o tema chamou minha atenção e acredito que irá agregar muito à minha prática pedagógica e à minha formação humana. Tenho grande interesse em explorar como o conhecimento ocidental molda nossa visão de mundo e as formas como somos ensinados a percebê-lo.

Abraços! :)
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Luisa Parreira Santos de Oliveira -
Olá professora Maya e turma!
Meu nome é Luisa Parreira, estou cursando o sétimo período de Engenharia de Produção. Parte do nome da disciplina "Formação Humana com Tecnologias" me chamou a atenção, quando pensamos em Engenharia é comum pensarmos logo em uma área exata, na produção, também. Entretanto, é um profissional que lida com sistemas produtivos, sistemas esses que são ocupados por pessoas, independente do ramo. Ou seja, é importante entender de formação humana e ter acesso a conhecimentos múltiplos. Acredito que os pensamentos pós e decolonial agregará ao nosso aprendizado, não só para desenvolver nossa visão sistêmica mas também a nossa visão de mundo.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Larissa de Araujo Bazoni Santos -
Olá turma,
Me chamo Larissa Bazoni e sou graduanda em Engenharia Elétrica. Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II - Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" porque acredito que ela oferece uma visão crítica das relações sociais e culturais que moldam o mundo. Explorar o pensamento pós-colonial e decolonial me permitirá enriquecer não apenas meu entendimento técnico, mas também minha percepção sobre o papel social da engenharia.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Giselle Chardeli Crespo de Araujo -
Boa noite!!!
Meu nome é Giselle, sou estudante de pedagogia na UERJ/FFP e escolhi esta disciplina online, pois, além de prático para mim por conta dos dias corridos, a matéria me chamou atenção porque vai debater as ideias e teorias tradicionais que desafiam a forma de entender o mundo e como as tecnologias promovem a participação de todos diante das discussões no mundo globalizado, gerando transformações nas estruturas.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Denise Barcelos da Silva Gomes -
Olá, meu nome é Denise Barcelos da Silva Gomes, sou graduanda do curso de Pedagogia pela FFP/UERJ. Eu escolhi esta disciplina porque acredito que poderá oferecer uma oportunidade crítica para repensar o campo educacional a partir de uma perspectiva que desafia os legados coloniais que ainda permeiam o sistema educacional. Os meus interesses maiores neste tópico estão relacionados ao desejo de explorar novas formas de conhecimento e práticas educacionais e com o objetivo de tornar o ensino mais inclusivo e sensível às diversas realidades culturais. Além disso, o uso de tecnologias na formação humana pode ser uma área de interesse, especialmente no que diz respeito a como essas ferramentas podem ser integradas no ambiente educacional para promover novas abordagens pedagógicas e combater desigualdades.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Beatriz Castellano Pereira -
Faço engenharia de produção e escolhi essa disciplina pois os ensinamentos aplicados podem me ajudar na questão de relação inter-pessoal dentro da empresa, me ajudará a entender alguns conceitos que ainda são incógnita para mim. Pela primeira vez estou puxando matérias do ifht então ainda estou me adaptando à plataforma. Entrei pelo SAID, por isso a demora para responder o fórum.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Phamella Peres Vieira -
Olá, me chamo Phâmella Peres, curso Pedagogia na FFP/UERJ.
Escolhi a disciplina "Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II: Introdução ao Pensamento Pós e Decolonial" pois é uma disciplina com o nome interessante e online. Não conheço muito sobre, mas acredito que ao concluir esta disciplina, levarei conhecimentos importantíssimos e que me ajudarão muito no futuro como educadora.
Em resposta à Maya Suemi Lemos

Re: Sobre você

por Julia de Aguiar Dantas Henrique -
Meu nome é Julia de Aguiar e sou estudante de Pedagogia. Escolhi este curso pois chamou minha atenção por abordar questões que são fundamentais para a desconstrução de paradigmas coloniais, que ainda permeiam muitos dos sistemas educacionais atuais.