Ir para o conteúdo principal
Fórum

Será que me comunico?

Será que me comunico?

Será que me comunico?

por Claudia Capello - Número de respostas: 20

Em que medida o ensino da língua garante o processo de comunicação?

Munido do que você já leu até agora, poste no fórum aberto neste tópico seu ponto de vista sobre a reflexão proposta.


Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Eric Massad Poubel -
O ensino da língua amplia nossas ferramentas de comunicação, como o vocabulário, a capacidade de interpretar textos e a escrita, mas não garante que a comunicação será bem sucedida. Caso haja uma diferença significativa de conhecimento linguístico ou relacionado ao tema da conversa entre o emissor e o receptor, provavelmente a comunicação não será efetiva. Saber adequar a mensagem ao público alvo é essencial para que a comunicação seja eficaz.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Vitor Ribeiro Correia -
O ensino da língua garante o processo de comunicação dentro do que se entende de uma bolha sociocultural, podendo variar pelos atravessamentos mais diversos como, por exemplo, etnocultural, socioeconomico, etc. Portanto, uma comunicação efetiva será estruturada a partir de diversos fatores, não só de um ensino único da língua, mas também da compreensão do diálogo da diversidade. O estudo da língua potencializa a comunicação, principalmente na busca pelos meios de se passar uma mensagem e sua intencionalidade, desde que feito com o diálogo entre as múltiplas linguagens.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Kaio dos Santos Machado -
O ensino da língua, embora importante, não garante por si só o processo de comunicação eficaz. O domínio das regras gramaticais e ortográficas é apenas uma parte da comunicação. O entendimento entre emissor e receptor depende também de contextos sociais, culturais e do uso adequado da linguagem ao público-alvo. Assim, o ensino da língua precisa ir além da mera correção formal, englobando a capacidade de adaptar a mensagem ao contexto e às necessidades de compreensão do interlocutor.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Emilly Veiga Venancio -
Apesar de o ensino da língua ser importante, pois nos proporciona as bases necessárias para a compreensão, assim como as regras gramaticais e o vocabulário que nos permitem construir frases e nos expressar de forma clara e precisa, a eficácia da comunicação também depende de outros fatores. Só saber a gramática certa, não vai garantir que haja uma comunicação fluida. Se comunicar não é apenas falar certo, nós temos que saber abordar o uso da língua em diferentes contextos e situações, e isso a gente aprende em sociedade. Portanto, embora o ensino da língua seja um pilar central da comunicação, ele deve ser complementado por uma consciência cultural e contextual para garantir uma interação eficaz e significativa. Com a nossa língua materna, é difícil ter essa noção, mas quando aprendemos uma outra língua, a diferença do que a gente aprende para a forma como ela é falada em seu país nativo é muito mais visível, até porque cada local tem suas gírias e expressões.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Lyandra Dalle`Crode Pralon -
O ensino da língua garante que tenhamos a capacidade de nos comunicar e compreender o que estão querendo expressar. É a partir dela que podemos compartilhar conhecimentos e criar laços. Entretanto, é importante não só o conhecimento da língua, mas também da forma correta de utilizá-la, para que sua mensagem seja compreendida da forma correta. Um exemplo disso são as variações linguísticas das diferentes épocas, regiões e classes sociais. Uma gíria ou expressão pode ter diferentes significados dependendo de onde você está ou com quem é falado.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Leticia Campos Kuster -
O ensino da língua contribui para o processo de comunicação principalmente na mensagem escrita, onde muitas vezes não se tem conhecimento de quem será o receptor da mensagem e, com a sistematização de regras gramaticais é possível garantir que mais pessoas ao lerem a mensagem vão entender seu sentido completo. Na língua falada isso não se aplica da mesma forma, principalmente em contextos informais já que existem muitas outras nuances na mensagem e na sua intenção, como o tom de voz, os regionalismos e figuras de linguagem que muitas vezes vão contra regras gramaticais. Assim a língua falada pode ser dita como mais complexa e cheia de nuances onde muitas vezes a comunicação não será sempre fácil, mas se a mensagem ao fim for compreendida a língua então terá comprido o seu papel.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Erika Maria de Sousa Farias -
O Ensino da língua é de suma importância mas, isto não garante que o indivíduo compreenderá tudo que lhe seja dito. É necessário o conhecimento de mundo e/ou do assunto a ser discutido, utilizar palavras como jargões com pessoas que não são daquele meio que os utilizam, será uma comunicação sem entendimento, a mensagem é transmitida mas não é recebida pelo interlocutor. Dito isto, é importante saber como falar e como é o público que receberá a mensagem..
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Gabriel Lopes Kuhner Galvao -
O processo de comunicação ocorre quando o emissor e receptor compreendem a mensagem que querem passar.. Para que isso aconteça, ambos devem se comunicar em uma língua que seja comum entre eles. A depender do lugar do mundo e sua cultura, o ensino da língua pode mudar e dificultar o processo de comunicação. A língua inglesa por sua vez, pode ser considerada a língua universal, e por isso é uma das que mais é compreendida ao redor do mundo. Isso se deve ao fato dessa língua ter se espalhado na época colonial, com a Inglaterra sendo peça chave por sua importância global na época e por disseminar a sua língua para as colônias que eram de seu pertencimento, como os Estados Unidos, que por sua vez se tornou a economia mais importante do século XX, participando ativamente para o processo de globalização. O ensino da língua inglesa pode ser classificado como simples em relação a outras línguas e garante que o processo de comunicação entre diversas nacionalidades seja feito de forma universal.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Thaiane Catarino da Costa -
O ensino da língua desempenha um papel importante na comunicação, especialmente se ela for escrita, ampliando o vocabulário e a capacidade de interpretação, que pela sua sistematização, torna comum e simplifica a comunicação. Entretanto, o processo comunicacional não é exclusivamente escrito, nem existe isoladamente, sem a influência de questões socioculturais. Portanto, apesar de o ensino da língua ser uma ótima ferramenta de aprendizado e ampliação do processo de comunicação, ele não garante a eficácia da comunicação, sendo necessária a adequação do processo comunicacional ao contexto em que está sendo usado.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Lucas Domingues Maffort -
O ensino da língua oferece muitas ferramentas necessárias para o processo de comunicação, como signos, normas, vocabulário e interpretação de textos. Entretanto, para alcançar uma comunicação plena, é preciso ir além da troca de signos e do uso correto da língua e de suas normas gramaticais. É necessário que o emissor e o receptor estabeleçam uma relação de entendimento do que está sendo dito, e diferenças culturais e sociais podem implicar nesse entendimento, que vai além do ensino técnico da língua.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Bernardo Gazio Ortega Tavares -
Aprender uma língua é fundamental para se comunicar bem, porque ajuda a melhorar coisas como gramática, vocabulário e compreensão de textos. Além disso, ensina como usar a língua corretamente em diferentes situações e interações sociais. No entanto, para uma comunicação eficiente, também são importantes o contexto, as habilidades sociais e o uso de tecnologias. Então, embora o ensino da língua seja crucial, não é o único fator para uma comunicação bem-sucedida.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Rubia Toledo Furtado -
O ensino da língua é essencial para garantir que as pessoas possam se comunicar de maneira eficaz, pois ele oferece as ferramentas necessárias para ler, escrever e entender a linguagem de forma mais estruturada. No entanto, a comunicação plena não depende apenas do uso "correto" da língua. Ela envolve também a capacidade de construir significados compartilhados entre o emissor e o receptor. Mesmo que duas pessoas falem a mesma língua, fatores como contexto, cultura e conhecimento prévio influenciam a compreensão mútua.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Petrin Martins Ribeiro -
O estudo da língua pode nos permitir aprender o funcionamento e organização das palavras para tratarmos este conhecimento como ferramenta para atingir o processo comunicativo, por exemplo escolher o que e o como se expressar em um universo de possibilidades oferecidas pela língua em diferentes contextos.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Elisa Travassos de Sao Tiago -
O ensino da língua mostra a sua importância no sentido de permitir que os estudantes se apropriem do conhecimento da norma culta, que será necessária em muitas profissões e ambientes de trabalho. Ademais, permite a ampliação do vocabulário e o aprendizado mais aprofundado de diferentes formas de utilização dessa língua dependendo dos diferentes contextos. Entretanto, esse ensino por si só não garante uma comunicação efetiva. A partir do momento que o emissor e o receptor possuem diferentes formas de utilização da língua um terá que se adaptar para essa comunicação poder ocorrer. Utilizar um vocabulário rebuscado, de termos específicos de uma área e formulações de frases formais e indiretas pode impossibilita a comunidade com um público que não faz parte dessa bolha social. Da mesma forma, o ensino da língua não ensina como se comunicar, pois todo nativo de uma língua domina a comunicação dessa língua. A perspectiva de que precisamos ter um conhecimento profundo da normal culta para sabermos nos comunicar está baseado no preconceito linguístico que exclui as diversas variações possíveis da língua.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Kayanne Cavalcanti Werneck Andrade -
o ensino da língua é um fio condutor para as grandes possibilidades de interaçâo social no mundo. É fio condutor, para mim, no mesmo sentido que o autor Marcos Bagno explica que a língua é mais que ferramenta, ela é um meio que ultrapassa o uso e abre um leque de universos para a comunicação e socialização de formas distintas que vão alem do limite de uso "certo" ou "errado da língua. A lingua e sua linguagem como "estado natural" do homem que é possível de tranformcação em diferentes formas garantr o processo de comunicação de diferentes cenários, posturas e viabilidades.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Joao Roberto Barbosa de Oliveira Silva -
O ensino da língua formal não é uma necessidade total para o estabelecimento de comunicação, o processo de se comunicar com o outro se dá, nesse sentido, pela linguagem meio pelo qual é possível, com o uso, ou não, da língua estabelecer uma relação de compreensão entre emissor e receptor de mensagens. Apesar da língua não ser inteiramente necessária para estabelecer comunicação, estabelecer um código formal e sistematizado pode ser um facilitador nos processos comunicativos entre indivíduos que apresentam práticas de linguagem diferentes umas das outras, marcadas por regionalismos, por exemplo.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Kauhan Carvalho de Sant` Ana Fiaux -
O ensino da língua é indispensável para que o processo de comunicação ocorra, afinal, como vimos, para haver a comunicação, é preciso que a mensagem seja comunicada e compreendidada. Ou seja, é preciso saber emitir a mensagem e interpretá-la para assim responder ela. O ensino da língua entra nessa questão pois fornece ao indivíduo as ferramentas para comunicar (escrita, por exemplo) e para ser comunicado (leitura, por exemplo). Além disso, fatores culturais influenciam a forma de se comunicar, já que cada região possui suas gírias específicas e formas diferentes de se referir a algo, ou seja, também é preciso saber para que público você está se comunicando para garantir uma comunicação efetiva.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Marcos Vinícius Feliciano Ribeiro -
O ensino da língua, a primeiro modo, garante que os indivíduos que dela compartilham possam se comunicar entre si, sobre os mais diversos assuntos. Entretanto, o processo vai muito além disso, se comunicar também bate diretamente com o contexto que a pessoa vive, ou seja, conhecimentos que ela vai adquirir e que vão compor o vocabulário e conhecimento dela. Assim, o processo de estruturação do vocabulário durante a vida, é tão impotante quanto o processo de aprender a ler e escrever para a comunicação.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Catarina Ribeiro Carneiro de Araujo -
Acredito que o ensino da língua serve, na verdade, como um completo, um elemento a mais para haver comunicação entre dois ou mais indivíduos. É evidente que aprender uma língua e suas especificidades facilita o processo de comunicação, sobretudo levando em consideração o aprendizado de diferentes idiomas que não o nativo ao indivíduo falante, mas acredito não ser estritamente necessário. Pessoas não letradas também podem se comunicar muito bem, compreendendo e sendo compreendidas.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Será que me comunico?

por Carolina de Vasconcelos Costa -
O ensino da língua sistematiza e facilita o processo de comunicação, uma vez que fornece ao emissor conhecimento acerca das estruturas verbais, gramaticais, ortográficas e diferentes variações linguísticas. No entanto, o ensino formal sozinho não é suficiente para uma comunicação efetiva. Para além da língua propriamente dita, a comunicação também se sustenta em aspectos culturais, sociais, geracionais, entre diversos outros elementos que são necessários para uma compreensão do discurso estabelecido entre emissor e receptor. O ensino da língua precisa ter consciência a respeito desses fatores para que o processo de comunicação seja bem sucedido.