Ir para o conteúdo principal
Fórum

Será que me comunico?

Será que me comunico?

Re: Será que me comunico?

por Carlos Eduardo dos Santos - Número de respostas: 0
A comunicação é a transmissão de uma mensagem, ideia ou intenção que pode ocorrer de variadas formas: a comunicação verbal pode ser considerada como uma dessas formas, porém não é a unica. Para uma boa comunicação é fundamental que a mensagem faça sentido para quem transmite e para o (a) receptor (a).
O uso da linguagem como fator discriminatório tende a julgar aqueles não seguem as normas gramaticais ou linguísticas, porém como no referido texto, o uso de termos exclusivos de um determinado grupo pode ser visto como culto e sofisticado mesmo que não faça o menor sentido para quem não faz parte do referido grupo social ou contexto, Como exemplificação, os termos jurídicos para falar das questões trabalhistas que surgem no texto 2. Infelizmente a classe dominante determina, o que é considerável e o que é erro, quais são as formas de comunicar e como comunicar. Pensando em meu papel enquanto docente no contexto educacional, corroborando com a aula, vejo que é fundamental ensinar aos educandos que existem varias formas de comunicação e que cada região traz sua cultura. Junto a isso sua forma de comunicar. Se desprender da determinação do que é correto, é elemento fundamental para não cometer preconceito linguístico, assim como Marcos Bagno nos aponta que nós somos a língua que usamos é injusto e arbitrário exigir do outro ou avaliar o outro a partir de nossa forma de comunicar, pois a relação com a linguagem é de dentro pra fora e não ao contrário. Ou seja, ela é "muito mais profunda e complexa do que um simples uso".