Ir para o conteúdo principal
Fórum

Fórum de debates - Turma 1

Afinal, somos corpos que expressam a nossa história, a nossa personalidade e a nossa cultura, ou fomos reduzidos a corpos de mercadoria para consumo?

Re: Afinal, somos corpos que expressam a nossa história, a nossa personalidade e a nossa cultura, ou fomos reduzidos a corpos de mercadoria para consumo?

por Elizabeth Correa Goncalves Aguiar - Número de respostas: 0
Segundo os autores Kalya M. e Valdo Vieira, em seu texto "Corpo uma mercadoria da pós-modernidade" (2008), o corpo contemporâneo, difere de qualquer outro período histórico já presenciado. Nunca se teve uma preocupação tão grande com a beleza, a juventude e o prazer. Na sociedade brasileira, os corpos muitas vezes são vistos de duas maneiras. Por um lado, eles podem expressar nossa personalidade, cultura e histórias, refletindo quem somos de forma única. No entanto, também são frequentemente tratados como objetos de consumo, especialmente na mídia e nas redes sociais, onde a aparência e a beleza podem ser valorizadas como se fossem mercadorias. Assim, existe uma tensão entre valorizar o corpo como parte da identidade e reduzi-lo a algo que pode ser "vendido",

A busca por padrões estéticos específicos e promove a ideia de que o valor de uma pessoa pode estar ligado à sua aparência física. Produtos de beleza, moda e cirurgias estéticas, por exemplo, são constantemente vendidos com a promessa de melhorar a imagem pessoal, o que acaba transformando o corpo em um objeto de consumo. Isso pode distanciar a valorização do corpo como expressão da identidade e da cultura, reforçando a ideia de que o corpo precisa ser "perfeito" para ser aceito ou admirado.

É possível perceber que muitas redes sociais, como o Instagram, viraram uma plataforma que contribui fortemente para essa crescente cultura de consumo, podemos ver nas redes, objetos que viram símbolos de status e por isso virão desejo de consumo de muitos jovens. Não é diferente com os corpos, nós facilmente podemos nos tornar consumidores e ao mesmo tempo o produto que está a venda.