Ir para o conteúdo principal
Fórum

Fórum 1 - Atividade de participação obrigatória para avaliação (2 a 13/09)

Respostas às questões propostas para a reflexão no fórum

Re: Respostas às questões propostas para a reflexão no fórum

por Luana Rodrigues Papalardo - Número de respostas: 0
No que diz respeito ao primeiro aspecto, é importante destacar que a relação de poder que se estabelece com o sujeito como consumidor passivo da informação na rede é muito preocupante. O grande volume de informações a que somos expostos nas redes sem a devida verificação cria um ciclo de disseminação rápida e desinformação, o que aconteceu, por exemplo, no período da pandemia da Covid-19, em que várias informações falsas foram propagadas sem nenhum fundamento, o que gerou uma queda na vacinação, por exemplo. Isso corrobora com a visão de Castells de que o poder reside não apenas na coerção, mas na persuasão, e as redes sociais, ao descentralizarem a comunicação, não promovem necessariamente a liberdade, mas sim um ambiente em que informações e manipulações coexistem, o que pode gerar graves consequências.

Essa dinâmica favorece o controle por grandes corporações, que utilizam a tecnologia para coletar dados e promover a circulação contínua de conteúdo que, muitas vezes, não é questionado criticamente. De maneira parecida, o filme "Tempos Modernos", de Chaplin, expõe a alienação do trabalhador na sociedade industrial, ilustrando como as pessoas podem ser levadas a uma rotina repetitiva e desprovida de reflexão, afinal, elas não conseguem, muitas vezes, nem "compreender" o que estão realmente passando ou a que estão sendo submetidas. No contexto atual, os consumidores passivos de informação mantêm esse ciclo de disseminação e controle, ao replicar dados sem critério, reforçando o poder dessas grandes empresas tecnológicas.

Já no que diz respeito ao segundo aspecto, para romper com o "efeito manada", é fundamental que os consumidores se tornem produtores de conhecimento. Essa mudança demanda uma postura ativa em relação ao conteúdo que recebemos. Ao invés de apenas replicar informações, precisamos interpretá-las, verificá-las e questioná-las. Para isso, é preciso buscar fontes confiáveis. Castells destaca que, apesar da comunicação em massa descentralizada oferecer a oportunidade de cada indivíduo criar suas próprias redes e mensagens, é preciso assumir a responsabilidade pelo conteúdo que se compartilha. É necessário que desenvolvamos uma postura crítica frente ao volume de informações que recebemos, tornando-nos agentes de transformação e contribuindo para a construção de um conhecimento mais sólido e fundamentado.