Ir para o conteúdo principal
Fórum

Formalidade e informalidade

Formalidade e informalidade

Formalidade e informalidade

por Claudia Capello - Número de respostas: 10

Se o homem é, essencialmente, um ser que fala, como lidar com a necessidade de se comunicar, cada vez mais, por escrito?

Compartilhe, aqui no fórum, suas reflexões com os colegas.


Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Eric Massad Poubel -
Se comunicar através da escrita exige mais planejamento do que pela da fala, visto que não temos a ajuda do gestual e da linguagem corporal, o que pode dificultar na clareza e na objetividade da transmissão da informação. Portanto, devemos aprimorar nossas habilidades de escrita e ter maior cuidado ao analisar o contexto em que estamos escrevendo, aumentando assim as chances da comunicação ser eficiente.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Vitor Ribeiro Correia -
Apesar de me considerar uma pessoa mais "falante do que escrita, mais ouvida do que lida", compreendo o porquê da necessidade de me formar em ambos os aspectos. Porém, devido ao desenvolvimento tecnológico de dispositivos em rede, mídias e sistemas digitais dentro dos cotidianos dos sujeitos, junto à necessidade de se colocar nesse meio devido ao mundo profissional, que cada vez mais se adapta à esses recursos, existe aí uma grande tendência ao uso cada vez mais da escrita, apesar desse espaço também acolher muito bem o audiovisual.

Não critico inteiramente esse processo, entendo que faz parte do momento histórico crítico que vivemos, e assim as gerações mais novas acolhem seus contextos, enquanto as mais antigas se atualizam.. Porém, quando a balança pesa muito para um lado só, é inevitável que haja um desequilíbrio, como por exemplo, muitos jovens atualmente tendem a ter uma dificuldade na hora de se expressar oralmente, de trabalhar suas emoções junto à fala e o corpo. Pois a escrita não tem "emoções" dentro do cotidianos em que a usamos, formalmente. Enquanto a informal, apesar de mais subjetiva ao contexto do sujeito, ainda não contempla inteiramente as emoções de um sujeito que cresceu em uma roda falante.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Kayanne Cavalcanti Werneck Andrade -
Trazendo um pouco mais para a minha área de estudo, o meu curso de história me auxilia a ver que mesmo que sejamos seres essencialmente da fala, a necessidade de se comunicar por escrito acaba sendo uma das nossas essenciais práticas a fim de permitir que a história seja viva e repassada e reanalisada e observada de tempos em tempos a fim de relfexoes e pesquisas nao sejam perdidas com o tempo que atravessa o nosso mundo. Para além disso, o exercicio da comunicaçao por escrito abre outras possibilidades do homem para o desenvolver psiquico, no sentido psiclogico de relfetir sobre os pensamentos e ideias de uma forma que a fala nao atinge como a escrita. Ademais, como o autor Luiz antonio Marschi tambem relfete é que a escrita pode ser vista como essencial à própria sobrevivência, hoje em dia com um mundo globalizado e atingido pela internet, se voce nao responde uma mensagem escrita voce e dado como morto ou até desaparecido. As formas de viver em sociedade com a internet atravessa a comunicaçao escrita. Agora para a prática proposta sobre a informalidade na escrita de algum tema meu: Pelo fato de eu ser uma pessoa mais comunicativa oralmente, sinto que consegui falar informalmente com pessoas próximas da minha casa sobre a minha série favorita e conseguir passar a informacao de uma forma informal.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Joao Roberto Barbosa de Oliveira Silva -
Assim como a colega Kayanne, também sou da História e, como ela também, vejo a importância da cultura escrita em seu sentido de um possível "perpetuidade" que nos permite observar novamente e reanalisar discursos em um certo estado de inalteração, realidade essa que não é possível na análise de discursos orais, já que esses são marcados por uma relação mais intensa com outros aspectos da linguagem e pela possibilidade de mudanças em sua forma e conteúdo ao longo de suas iliterações: uma mesma história ou piada, por exemplo, pode ser reescrita de forma idêntica, mas sempre sofre alterações quando contada.

A tendência de intensificação da comunicação escrita, então, apresenta um prospecto interessante nesse sentido, mas, por outro lado, enrijece as relações humanas em certo sentido. O uso e abuso da formalidade em momentos inoportunos, principalmente para mim, que tenho alergia a seriedade e planejamento, é sempre dramático. Conversando com colegas, geralmente do trabalho, muitas vezes me pego usando uma linguagem extremamente formal e escrevendo textos enormes sem a mínima necessidade, pois a linguagem escrita parece exigir essa prática demasiadamente formal, mesmo em discussões que, se feitas ao vivo, aconteceriam em duas frases no intervalo das aulas. Então, a necessidade da comunicação escrita apresenta seus ônus e bônus.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Elisa Travassos de Sao Tiago -
Como vimos na primeira semana, a gente escrita é uma prática que precisamos aprender a dominar, enquanto a oralidade já dominamos como falantes da língua. Assim, de certa forma, a necessidade cada vez maior da comunicação escrita permite que existe uma desigualdade ainda maior entre os que dominam a norma culta da escrita e os que não, possibilitando mais situações de preconceito linguístico e exclusão social. Por outro lado, a escrita é um um modo extremamente importante de comunicação, que há séculos já serve como método de transmissão de informações em larga escala e une pessoas em diferentes ambientes e tempos. Assim como alguns colegas aqui, também sou do curso de história, uma área na qual a escrita se mostra essencial. Como estudado nessa unidade, a maioria das tradições dos povos antigos era oral, não escrita. Porém, os povos que registraram essa tradição na escrita puderam ter sua cultura, práticas, costumes e crenças mais preservados ao longo do tempo.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Thaiane Catarino da Costa -
As pessoas custumam aprender a falar antes de aprender a escrever portanto a fala é geralmente a primeira escolha pra se comunicar por ser mais rápida e espontânea, enquanto a escrita exige mais reflexão e leva mais tempo. A necessidade cada vez maior de comunicação escrita está muito ligada ao avanço das tecnologias de comunicação como mensagens de texto que ficam disponíveis a qualquer momento e de forma instantânea, fazendo com que precisemos nos adaptar a um novo estilo de escrita, que seja mais rápido e efeciente, entretando as comunicações oral e escrita ainda se complementam e são necessárias no mundo atual.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Kauhan Carvalho de Sant` Ana Fiaux -
Na sociedade atual, a escrita é indispensável para se comunicar, afinal, usamos cada vez mais aplicativos de textos, como WhatsApp, E-mail e o próprio AVA. Ainda que alguns desses aplicativos permitam o uso de áudios, eles são uma ferramenta geralmente utilizada em contextos informais. No ambiente online, a escrita é ainda mais importante, mas ainda é um desafio. No jornalismo, vemos que é preciso saber se comunicar de diversas formas, na escrita é preciso ter atenção para o texto não se tornar ambíguo, pois, como vimos no módulo, a escrita se torna mais difícil por conta da falta de recursos como as expressões faciais e gestos, por exemplo.

No entanto, é preciso cada vez mais estar atento à escrita e sempre buscar melhorá-la e se adaptar a ela, bem como adaptá-la ao contexto (formal ou informal) já que, num mundo digital, que supera as barreiras físicas, ela se torna crucial para uma comunicação efetiva.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Leticia Campos Kuster -
Com o auxílio da internet e das redes sociais, o ser humano tem tido uma exposição muito maior à língua escrita e em tempos onde é esperado uma comunicação rápida, até mesmo entre pessoas em diferentes países. A língua teve que se adaptar para se tornar mais informal e mais rápida na forma escrita. Então vem as abreviações utilizadas nesses contextos como "vc", "obg", "fml", entre muitas outras. Da mesma forma que a língua oral evolui para atender a necessidade dos falantes, a língua escrita se adaptou para atender as necessidades das novas formas de comunicação, agora digital.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Lyandra Dalle`Crode Pralon -
A comunicação escrita apresenta um grande desafio em comparação com a comunicação oral pela falta da entonação e expressão emocional que a fala oferece. Com a crescente popularização das mensagens de texto e redes sociais como o WhatsApp, as pessoas estão cada vez mais adaptando seu estilo de escrita para se inserir nesses meios.

A falta de um sentimento expresso no momento em que o receptor está lendo a mensagem, principalmente pela tendência a abreviação das palavras e o uso de um tom mais informal, pode causar interpretações erradas, uma vez que o contexto e a emoção não são transmitidos da mesma forma que seriam na comunicação verbal. Por isso, é importante que se tenha um bom conhecimento da língua e como utilizá-lá, buscando escrever textos e mensagens de forma clara.
Em resposta à Claudia Capello

Re: Formalidade e informalidade

por Emilly Veiga Venancio -
Acredito que a maior dificuldade com a necessidade de se comunicar cada vez mais por escrito é que a fala carrega uma espontaneidade e entonações que enriquecem a comunicação, algo que a escrita não permite. No entanto, a escrita nos permite ser mais reflexivos, mesmo que leve mais tempo para alcançar clareza.

Acho muito difícil não pensar no contexto atual ao refletirmos sobre essa tendência de usar a escrita, mesmo que informalidade não signifique erros de português ou o uso de abreviações em diversas palavras. Não é isso que vemos nas redes sociais, pelo contrário, o uso diário dessa forma de escrita até afeta as pessoas quando escrevem redações. Por isso, ao lidar com isso, é importante reconhecer essa diferença, saber equilibrar e, principalmente, desenvolver a escrita, buscando tornar ela clara.