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Fórum de debates - Turma 2

Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Marco Santoro - Número de respostas: 11

A aula 3 demonstrou por intermédio das pesquisas que controles corporais acontecem desde as primeiras civilizações organizadas. Ao longo do tempo das sociedades constatamos que os controles corporais, embora diferentes, sempre existiram e perduram até os das atuais.

Então, cabem alguns questionamentos:

Por que tais controles corporais acontecem a milênios e são intensos e amplos?

De que tanto temem as elites sociais sobre a liberdade corporal desde os tempos históricos?

Por que nos separar entre corpo e mente, ou corpo e alma, ou razão e emoção se somos um ser indivisível?

Leiam a aula 3, analisem os conteúdos,  reflitam sobre o tema e venham para os debates!


Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Marco Santoro -
Oi pessoal!!!

Abrimos a aula 3 na quinta feira, dia 5 de setembro e hoje, dia 7 de setembro, vocês ainda não participaram???

Venham!!!
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Juliane Americo Santos -
Boa noite, professor!

Acerca do debate da aula 3, é possível compreender como a escola é um importante meio para a manutenção da estrutura social vigente em nossa sociedade. É lá que as nossas crianças e jovens passam uma grande parte do seu tempo se "preparando" para a vida e para viver em sociedade. Então esse controle corporal acaba sendo uma forma de moldar como esse ser humano vai agir na sua fase adulta, ou seja, nesse ambiente é totalmente viável fazer com que as normas e padrões sociais sejam intensamente enraizadas

Promover essa divisão de corpo e mente é limitar o desenvolvimento do indivíduo. Há uma infinidade de formas de aprendizagem fora do ambiente arcaico institucional, onde somente a lógica e as regras são valorizadas. Existem maneiras de extrair conhecimento de atividades artísticas, culturais, esportivas, em tarefas onde o corpo é um instrumento também valorizado, além das funções mentais. Portanto, não dar essa possibilidade ao jovem é restringir o crescimento e desenvolvimento pessoal dele, o que acaba dando mais possibilidade de controle social do mesmo.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Bruna Muller Fontenelle -
Para essa pergunta, apesar das muitas respostas que tivemos na aula 3, acredito que eu tenha mais perguntas.
Começando pelas respostas que podem parecer óbvias: Nossos corpos ainda estão presos pelas instituições sociais porque estas favorecem o sistema capitalista neoliberal que vivemos. São muitos os mecanismos para garantir a manutenção desse aprisionamento - desde a estrutura familiar nuclear até a religião e as crenças que são moldadas e instituídas por ela.

Observando essas instituições, me parece que sabem como manipular o corpo e as sensações prazerosas ao seu favor. Nesse caso, outra possível resposta seria: nossos corpos estão presos pelas instituições porque caem em uma perfeita armadilha. Posso citar como exemplo as redes sociais, plataformas público-privadas gratuitas que coletam dados e vendem a nossa atenção e visibilidade para as marcas. São mecanismos viciantes de prazer imediato que exploram nossos corpos por meio da dopamina.

Agora, pensando na questão da limitação dos corpos por meio da instituição escolar, me vem à mente o seguinte questionamento: como garantir a liberdade das crianças e dos seus corpos ao mesmo tempo que zelamos pela sua vida? Não é dever do adulto garantir que, por fim, a criança termine um dia sem se matar espontaneamente? Será que fomos tão doutrinados, adestrados e ludibriados a acreditar que uma criança livre, com seus pensamentos, ideias, atitudes, expressões e personalidade, não seria capaz de sobreviver sem o nosso intermédio?

Particularmente, tenho experiência tanto enquanto criança reprimida quanto como adulta repressora. Na minha experiência pessoal, vejo que a escola fez e faz o contrário do que o ideal, que seria “constituir-se como ambientes que contribuam para evitar o surgimento de travas, ou mesmo eliminar as que já tiverem se instalado”. Isso porque a crença instituída pela família em que apenas uma criança obediente é uma criança digna de ser amada se perpetua e se confirma no ambiente escolar.
Em resposta à Bruna Muller Fontenelle

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Marco Santoro -
Obviamente para fazer parte de um coletivo ou uma sociedade é necessário um conjunto de regras que estabelecem ações possíveis e ações que devem ser evitadas em nome da convivência do bem comum.
Entretanto, observando o nascimento das primeiras escolas da sociedade ocidental, veremos que a arquitetura dessas escolas foi idealizada a partir das construções de presídios e manicômios que possuíam o objetivo de controle total de seus habitantes dos locais citados.
Michel Foucault se debruça de forma profunda nos estudos dos controles exacerbados das instituições. O livro "Vigiar e punir" do autor citado descortina os horrores dos controles sociais ao longo da história da sociedade.
Portanto, os controles exercidos nas instituições escolares possuem não somente o ordenamento em busca de uma convivência democrática e justa para todos, possuem um controle castrador das capacidades e possibilidades humanas de desenvolvimento que culminam na opressão da evolução dos estudantes que buscam desenvolver as suas experiências necessárias corporais e cognitivas.
Não à toa o ensino na sociedade ocidental é engendrado na modalidade de conteúdos técnicos, desprezando as essenciais subjetividades humanas.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Nicollas Coelho Brandao -
Com a aula 3 podemos entender que os controles corporais operam como parte de um processo mais amplo de dominação e manutenção do poder por parte das elites. Como um gramsciano, penso que as elites dominantes não exercem poder apenas por meio da força, mas, sobretudo, pela construção de uma "hegemonia cultural". Esses controles corporais são uma ferramenta fundamental para consolidar o poder e a dominação. O historiador sardo Antônio Gramsci argumenta que a hegemonia requer consenso e coerção, e a liberdade corporal desafia a coerção ao reivindicar uma autonomia que pode questionar as normas vigentes e a autoridade estabelecida. Controlar o corpo significa, então, controlar o comportamento, as emoções e as ações da população. Para as elites, isso garante a manunteção da hegemonia e da ordem vigente.
Em resposta à Nicollas Coelho Brandao

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Marco Santoro -
Oi pessoal!
Estão indo muito bem nas análises!
A aula 3 tem o objetivo de demonstrar para vocês que existem questões sociais, culturais e históricas que são verdadeiros absurdos para a humanidade, mas que de tanto ser repetido milhões de vezes, todos os dias e em (quase) todo o planeta que tais absurdos se tornam "normais" ou "naturais".
Uma dessas naturalizações se concentra no corpo de todos nós. Nossos corpos, movimentos, gestos e ações são poderosamente controlados. As ações, conceitos e arquiteturas são minuciosamente montados para que possamos aceitar sem maiores reações, inclusive muitos de nossos gestos e movimentos são obra de nossas percepções quando nos identificamos com os antepassados nossos.
Portanto, antes de julgarmos atitudes dos nossos próximos, façamos uma corajosa análise de nossas atitudes também.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Samara Cabral Maciel -
Aula 3 - turma 02

O controle corporal ao longo da história reflete na dinâmica de poder e de estruturas sociais existentes. A elite social temem a liberdade corporal porque está ligada à autonomia e a capacidade de resistência. Quando as pessoas se sentem livres em seus corpos, isso pode levar a questionamentos sobre a autoridade, a moralidade e as normas sociais estabelecidas. Além disso, as sociedades muitas vezes buscam controlar o corpo para tratar a ordem social e os valores culturais, isso pode se manifestar em práticas como modificações de comportamento e a imposição de padrões de beleza. Sendo assim, a busca por controle pode ser uma forma de garantir a conformidade e a estabilidade dentro de uma estrutura social que beneficia aqueles que estão no poder.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Larissa Rufino da Motta -
Em "Conto de Escola", Machado de Assis retrata cenas de opressão que permeiam a infância, mostrando a escola como uma espécie de prisão da qual o protagonista deseja escapar. Após ser punido por seu professor, esse castigo o leva a buscar a evasão escolar. Durante a aula, refleti sobre como esse conto expõe uma verdade antiga e ainda presente: a escola se moldou "à lógica sob a qual o sistema capitalista-urbano-industrial-patriarcal se estrutura" (TIRIBA, Léa, 2008). A escola reflete a sociedade, surgindo a partir de valores arcaicos que continuam a ser ensinados e perpetuados. Apesar da evolução cultural, tecnológica e em diversas áreas, mantemos estagnada essa estrutura educacional, gerando um desequilíbrio. Nesse sentido, o modelo escolar tradicional acaba silenciando as expressões corporais e a criatividade natural das crianças. A escola, como espaço de suma importnacia no processo de ensino-aprendizagem e socialização das crianças, frequentemente impõe uma rígida disciplina que limita a movimentação, o brincar, o correr e até o simples ato de se expressar fisicamente. "A escola precisa recuperar a liberdade de movimentos que a vida na cidade grande e seu respectivo modelo de funcionamento escolar restringiram, impedindo as mais simples e fundamentais manifestações como correr, pular, saltar, etc." (TIRIBA, Léa, 2008).

Essa politica de imobilidade, controle e disciplina militar reflete a lógica histórica de controle que visa atender às demandas de uma sociedade capitalista. Onde se busca a produtividade e o brincar/ interagir fisicamente com o mundo ao seu redor, é visto como supérfluo quando na verdade, brincar é desenvolver o ensino de maneira mais significativa, flexível, aberta, inclusiva, livre e humana. Muitos educadores colocam seu conforto em ter uma sala de aula "sob controle" acima do bem-estar de seus alunos, porém, é essencial lutar pelo movimento e liberdade nas práticas pedagógicas para criar ambientes que verdadeiramente acolham, respeitem e estimulem o desenvolvimento das crianças.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Ana Julia Pedro Santos Ribeiro -
Tal controle tem raízes muito profundas e existe há milênios em diferentes culturas por diferentes razões históricas. É uma forma de manter as pessoas dentro de uma padrão de dedicação exacerbada, supervalorizando sacrifícios corporais em prol do trabalho. Esse tipo de controle se intensificou porque ajudou no controle de instituições como escola, trabalho e quartéis.

Pois a liberdade corporal põe ameaça à estrutura de controle do status quo. Com a liberdade corporal, os sujeitos são capazes de se manifestar deliberadamente em prol de seus desejos que geralmente são controlados pelas elites. A liberdade corporal desafia a hierarquia, a produtividade e a moralidade construída pelas elites sociais.

Não faz sentido nos separar entre corpo e mente ou corpo e alma ou razão e emoção pois somos seres indivisíveis. Ignorar o funcionamento das partes de uma maneira indissociável é também ignorar suas funções juntas.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Maria Clara Fajardo Souza Lima -
Boa noite! Nessa aula novamente me senti instigada a pensar de um ponto de vista do qual não havia refletido antes, o corpo dentro da instituição escolar é visto como fator indissociável da mente mas não é entendido como potencia por isso, é visto como risco ao sistema o qual está submetido. Conforme pontuado nos textos, faz-se necessário sim um conjunto de regras para se existir em sociedade, mas qual a razoabilidade disso no sentido de controlar expressões naturais do corpo?
Uma experiência que me veio constantemente a mente lendo os textos disponibilizados foi a minha experiência na educação infantil. Exigimos um rigor e um controle corporal de crianças que muitas vezes ainda sequer entendem o que isso quer dizer, nos desgastamos tanto em busca de construir neles uma certa "maturidade" que domine seus corpos de forma a impedir quaisquer manifestações que fujam ao normal dentro do grupo.
Ao pensarmos, a partir do texto de Tiriba, que a escola está organizada visando sempre interesses de um mercado capitalista, que supervaloriza a racionalidade e desconsidera as necessidades do corpo, o corpo, com suas sensações e vivências de prazer, é visto como uma ameaça a obediência cega e ao controle. Assim, a escola, como uma instituição moderna, conforme aponta Oliveira, busca moldar o corpo de acordo com os valores civilizatórios dominantes, impedindo e inviabilizando a sua expressão total.
Em resposta à Marco Santoro

Re: Desde pequenos a escola promove diversos controles corporais. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e alma se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Isabelle Vitria Martins Rodrigues -
Acredito que para fazer parte de uma sociedade se faz preciso um conjunto de regras que estabeleçam ações possíveis e ações que devem ser evitadas em nome da convivência do bem comum. As primeiras escolas, já criadas, mostram como antigamente tinha-se o domínio total de quem ali estivesse. O livro "Vigiar e punir" do autor citado descortina os horrores dos controles sociais ao longo da história da sociedade, mostrando que todas as pessoas tinham de seguir o que era denominado como "certo".
Por isso, é importante dizer que as escola, em sua grande maioria possuem um controle castrador das capacidades e possibilidades humanas. Até hoje podemos ver, que muitas vezes, temos que seguir o esperado. O desenho da árvore , montanhas, casinha, com janela e portas. É um exemplo dessa padronização. Difícil achar , quem não foi ensinado dessa forma e segue o mesmo modelo até hoje.