Olá professor, sobre a aula 3, trazer para a discussão o controle do corpo, principalmente com crianças pequenas é algo limitador de movimentos, limitador expressões e pensamentos , já que sabemos que crianças são muito corporais independente da situação, diversas vezes o professor pode estar conversando com o grupo de alunos ou mesmo lendo uma história e parte dos alunos estão em outros movimentos, mas, isso não significa que ele não está atento aos acontecimentos a sua volta.
Controlar a mente e o corpo, não é algo tão simples, mas, diariamente somos moldados, condicionados e treinados para agir conforme os espaços que circulamos ou ocupamos, enquanto pessoas inseridas na sociedade.
Se por exemplo, você vai ao mercado , a igreja ou para escola, é preciso seguir as regras desse espaço, se organizar corporal e mentalmente segundo aquilo que é exigido ou aceitável.
O ambiente escolar, se compararmos com uma fábrica ou uma prisão , tem a missão ou objetivo de controle desses corpos diversos, por motivos diversos e que chegam de diferentes locais e precisam adequar seus corpos diante de cada espaço dentro da sua realidade.
Tomando como exemplo o texto de Léa Tiriba, onde ela escreve sobre carteiras, onde crianças pequenas que mal conseguem expressar suas emoções, precisam controlar seu corpo em uma cadeira que na maioria das vezes são desconfortáveis, olhar atento para a lousa e repetir em coro oque está sendo pedido.
Cada vez mais esse controle se intensifica, para que sejamos como robôs ,manipuláveis conforme os anseios da sociedade, das elites em geral, seres sem expressões ou sem reações e assim , seres que não questionam, que não lutam por melhores condições em geral, seres passíveis.