Ir para o conteúdo principal
Fórum

Fórum de debates - Turma 1

Desde pequenos a escola promove diversos tipos de controle corporal. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e mente se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

Re: Desde pequenos a escola promove diversos tipos de controle corporal. Por que isso? Como a sociedade nos divide entre corpo e mente se somos seres indivisíveis? Boas descobertas!

por Maria Eduarda Barbosa de Oliveira - Número de respostas: 0
Aula 3 - Turma 1

Com base no artigo, acredito que o controle corporal na educação acontece como herança social. Focault compara as instituições de ensino como prisões, hospícios e quartéis, locais que buscam o controle e subordinação. As práticas pedagógicas que valorizam a razão em detrimento do corpo seguem um padrão educacional que contempla seletos e enfraquece o desenvolvimento de outras parcelas. Por isso, escolas que ainda aplicam esse método encaram atividades lúdicas como perda de tempo, sem enxergar benefícios (existentes) ao ensino com a participação do corpo.

Valorizar métodos que vão contra um status quo sempre gera burburinho e torção de narizes, até porque se está estabelecido socialmente é porque existe um poder que consegue mantê-lo ali. Poder esse que, em sua maioria, está com as elites. No entanto, o poder pode ser enfraquecido, peitado. Por isso, a massa contra a liberdade corporal tem receio de perder esse controle, essa subordinação, a hierarquia e a ordem. O descrédito à liberdade corporal é um mecanismo que configura, querendo ou não, a dominação, que sacrifica o desenvolvimento educacional lúdico.