Ir para o conteúdo principal
Fórum

Fórum de debates - turmas 1, 2 e 3.

As atividades corporais negadas na educação resultam na limitação das capacidades na formação humana!!! Será que esta afirmação faz sentido???

Re: As atividades corporais negadas na educação resultam na limitação das capacidades na formação humana!!! Será que esta afirmação faz sentido???

por Julia Pereira dos Santos - Número de respostas: 0
Algo que me chamou atenção nessa aula foi o fato de que é impossível separar corpo e mente, como historicamente foi feito pela instituição escola. Valorizar o corpo é dar destaque à expressão corporal, artística, criativa, afetiva e entre tantas outras que dão sentido as coisas. É com o corpo que sentimos e desenvolvemos os nossos sentidos e conseguimos entender o ambiente em que estamos inseridos e, indo além, os contextos culturais também. Como dançar uma música que gostamos sem o corpo? Como expressar o que sentimos sem a linguagem corporal? Para mim, é uma via de mão dupla. Corpo e mente andam lado a lado para que então o indivíduo entenda ainda mais sobre as coisas. Sem o corpo, o afeto, o carinho e a coletividade ficam à deriva de um sistema que olha somente para a razão e as atividades ditas como "importantes" para a formação dos indivíduos, e é esse processo que influencia na formação humana.

Acredito que valorizar o corpo traz inúmeros caminhos e todos dão em direção ao autoconhecimento e conhecimento do que é o outro e onde se está. É importante que essa pauta seja colocada em prática nas escolas para que a expressão de quem se é não se esvazie em meio a tantas tarefas supervalorizadas em virtude de um sistema que busca o não conhecimento do próprio corpo, e, inevitavelmente de quem se é.

É nessa imensidão que chamamos de corpo que o processo de conhecimento acontece individualmente e coletivamente. Empatia, solidariedade e comunicação são possíveis através do que entendemos como corpo, onde se faz nossa eterna morada e se desenvolve ao longo dos anos. É verdade que sem a mente, teríamos um longo caminho a ser percorrido com destino ao conhecimento, mas retirar a capacidade natural do corpo de se expressar beira o aniquilamente do ser, do conhecer e de se entender no mundo enquanto indivíduos.

Portanto, essa aula me fez refletir sobre o quanto valorizamos o nosso corpo e como somos ensinados a ter a mente como algo muito mais importante do que o corpóreo. Afinal, onde se coloca essa morada que chamamos de corpo em meio ao processo de conhecimento? Não seríamos eternos seres pensantes que expressamos isso nos comunicando com os nossos corpos? É preciso um recalculo da rota e um olhar mais generoso com o corpo como elemento fundamental para a formação humana para que não se tenha pessoas com receio de expressarem quem são ou, ainda, perpetuação de um ensino que exclui completamente disciplinas que usam e valorizam o corpo e os seres humanos por inteiros.