O
debate será somente entre vocês, estudantes.
Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Wania Clemente - Número de respostas: 38Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Fernanda Moreira do Nascimento -Com seus impactos e resultados positivos, os AVAs permaneceram muito presentes em ambientes como escolas e universidades, diminuindo essa "distância transacional" que é mencionada nos textos de apoio. Servindo como uma ferramenta onde os professores a usam para se comunicarem mais rapidamente com os alunos (em casos de emergência, por exemplo), colocar atividades extras para estudo, tirar dúvidas ou então disponibilizar os materiais de aula.
Todavia, não concordo muito com o tópico de que a proximidade transacional inibe a autonomia do aluno; uma vez que acredito que ela, inclusive, estimule o aluno a se interessar mais pelo assunto que seu professor ou orientador aborde, já que terá mais um canal de comunicação para tirar dúvidas e interagir com quem sabe mais sobre o que é ensinado.
Gostaria de saber o que a Ana e a Layana acham sobre isso.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Layana Louise Carneiro Canuto -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Gabriel Sabino de Almeida Fagundes -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Thiago Pinheiro da Silva -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Ana Carolina Longo Alves da Costa -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Lara Silva Queiroz Medeiros -Acredito que o AVA trouxe uma proximidade relevante com aluno e professor, para além de tópicos como textos e avaliações, mas no contato sobre a própria situação da aula. Se vai ocorrer, se não vai, se ocorreu um imprevisto. Acho que isso também aproxima professor e aluno às vezes no informativo mais simples. Tive muitos professores que nem e-mail respondiam e pouco se importavam se os alunos iriam à toa para a Universidade ou não. Além de desanimador, coloca uma grande ponte entre educador e educando.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Felipe da Silva Sena -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Laura Beatriz Oliveira Balbueno -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Gustavo Costa Lima Vieira -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Raquel Magalhaes de Souza -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Layana Louise Carneiro Canuto -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Mariana Lopez Ferraz -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Isabella Alfo Toniato -Além disso, a adaptação às novas tecnologias não foi fácil para todos. Muitos alunos e professores enfrentaram dificuldades técnicas, falta de acesso a equipamentos adequados e problemas de conectividade. A gestão do tempo e a autodisciplina também se mostraram grandes desafios, já que o ambiente doméstico nem sempre é propício para o estudo.
No entanto, também foi um período de grande inovação e adaptação. As ferramentas desenvolvidas, como apontadas pela Layana, mostraram-se essenciais e continuam a ser utilizadas. Essas tecnologias não apenas facilitaram o aprendizado durante um período difícil, mas também abriram novas possibilidades para o futuro da educação.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Fernanda Moreira do Nascimento -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Bianca de Oliveira Felzky -Na minha visão, a educação deve buscar formas de integrar a tecnologia de maneira que ela realmente enriqueça a experiência de aprendizado, promovendo interações que sejam verdadeiramente significativas e não meramente quantitativas.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Fernanda Mendes de Souza -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Ana Carolina Longo Alves da Costa -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Felipe da Silva Sena -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Patricia Almeida de Amorim -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Patricia Almeida de Amorim -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Matheus Duarte da Silva Santana -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Matheus Penna Prado -A formação docente é outro aspecto central que merece total concordância. Não podemos esperar que os professores se adaptem às novas tecnologias sem a devida capacitação. A falta de suporte e treinamento adequado pode resultar em uma implementação superficial do EAD, comprometendo a qualidade do ensino.
No entanto, o ponto sobre a eficácia do ensino a distância ser um esforço colaborativo, embora eu concorde bastante, merece uma observação crítica. A "colaboração" mencionada no comentário implica um ecossistema educacional ideal, onde todos os atores estão igualmente comprometidos e equipados. Na prática, muitos contextos educacionais enfrentam barreiras estruturais, como falta de acesso à tecnologia e desigualdade digital, que podem impedir essa colaboração plena.
E você, Gabriel Sabino, o que acha a respeito deste assunto?
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Luisa da Cruz Oliveira -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Thiago Pinheiro da Silva -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Vanessa Alves Pedro Marcelino -Para mim, o diálogo também é essencial no processo de ensino-aprendizagem. Como estudante de pedagogia na UERJ, acredito que o fato de realizar um curso de licenciatura, me faz pensar que as rodas de conversa e a diversidade de pensamentos, enriquece bastante as aulas, tanto que durante a pandemia este se tornou um dos pontos mais dificultosos, porém, sem sobras de dúvidas também trouxe ótimos aprendizados mediante a novas formas que os professores escolheram para lecionar as aulas.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Vanessa Alves Pedro Marcelino -No desenvolvimento da aula 5, é citado que a educação a distância está sendo realizada de forma rápida, eficaz, com flexibilidade de horário, lugar e plataforma e sem dúvidas, com o avanço dos meios tecnológicos, os indivíduos possuem uma maior facilidade para ter acesso às informações e isso se adequa também ao cenário educacional. Materiais como fóruns de discussões, atividades e avaliações on-line, reuniões através de videoconferência e entre outras ferramentas, vem facilitando os métodos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem.
Uma frase que me chama atenção no slide proposto é a que se refere ao fato de que se há uma significativa comunicação entre educandos e educadores, a distância entre os dois lados, torna-se menor, independentemente da distância física (pag. 8), demonstrando que quanto maior o diálogo, menor a distância transacional (pág.7), portanto, por mais que os espações de discussões on-line sirva para pessoas que possuem uma rotina corrida ou para aqueles que que consideram o EaD uma forma mais prática de aprendizagem, se torna essencial a presença do diálogo nesses momentos, considerando que por mais que estejam distantes ainda assim estão próximos por intermédio do diálogo e da estrutura educacional proporcionada pelo docente.
Ao mesmo tempo que é importante pensar pela perspectiva descrita acima, ainda é possível encontrar momentos onde estudantes e professores não possuem qualquer intercomunicação, o que ocorre quando o proposto para as aulas está totalmente pré-programado e prescrito, não considerando as necessidades individuais (pág.18)
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Raissa Maria da Silva de Souza -Por outro lado, também vejo o risco que você mencionou sobre a falta de interação quando tudo já vem pré-programado. Nesse caso, a tecnologia, que deveriam facilitar a troca de ideias, acabam deixando o ensino mais frio e impessoal, o que tirando a humanidade e deixando de modo mais robotizado. Acho que o desafio é justamente usar essas ferramentas para aproximar as pessoas e não só para transmitir conteúdo. No fim, a educação precisa encontrar uma maneira de de ser flexível e prática, mas sem perder a qualidade do diálogo entre todos que estão envolvidos.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Fernanda Mendes de Souza -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Giovana de Oliveira Cruz -Contudo, a dinâmica de dialogo e comunicação constante que a educação a distância vem tentando implementar cada vez mais, vem tentando mitigar essa impessoalidade que a distância nos traz.
Esses fóruns de debates são importantes para trocas de ideias e argumentações ricas, diminuindo a distância transacional.
Além disso, as aulas síncronas a distância nos permite ter contato com o docente, quebrando o padrão de falta de "contato humano" que o ambiente virtual de aprendizagem pode nos gerar.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Luíza Velasco da Silva -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Vitoria Moreira Frauches -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Daniel Franco Nigri -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Mariana Lopez Ferraz -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Vitoria Moreira Frauches -Isso me levou a pensar em como o mesmo ambiente pode provocar sensações diferentes de proximidade ou distanciamento entre os alunos. Um exemplo prático é quando um curso oferece fóruns de discussão, como esse, mas nem todos se sentem à vontade para interagir ou comentar. Para alguns, o fórum pode ser um ótimo espaço para engajamento e troca de ideias, enquanto para outros, a ausência de interações em tempo real pode gerar uma sensação de desconexão.
O grande desafio ao construir um AVA é justamente encontrar o equilíbrio entre o diálogo e a estrutura, para que o ambiente seja flexível o suficiente para atender às diferentes percepções e necessidades dos estudantes.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Ana Carolina Longo Alves da Costa -“(...) apesar da conexão permitir o muito para muitos, ela necessariamente pode não estabelecer a comunicação muitos para muitos, ou ainda, a comunicação pode ser superficial, algo pouco profundo e que acabe por reforçar a distância entre as pessoas, ao invés de aproximá-las. Neste sentido, não estabelece mudanças. (Nepomuceno, 2006)” Nesse trecho, Nepomuceno instiga o fato de que a tecnologia, algo criado para facilitar a comunicação e aproximar pessoas que encontram-se distantes fisicamente, acaba fazendo o oposto; as afastando ainda mais e criando uma comunicação superficial e rasa. De acordo com o autor, no mundo da tecnologia, a conexão permite o muito para muitos mas, ao valorizarmos mais a quantidade, ao invés da qualidade, acabamos perdendo a oportunidade de nos comunicarmos mais profundamente, de construirmos relacionamentos profundos e significativos e, no caso de aulas EaD, de diminuirmos a distância transacional. Então, acredito que temos que encontrar o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade das nossas conexões online, para que a tecnologia seja uma ferramenta que nos aproxime e não nos isole. Gostaria de saber o que a Maria Fernanda acredita sobre o ponto que eu trouxe.
Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Maria Fernanda Moreira do Nascimento -Re: Polemize, argumente, conteste e debata com apenas um ou com todos!
por Lara Silva Queiroz Medeiros -Esse tipo de reflexão se alinha com o conceito de "distância transacional", onde, apesar da facilidade de conexão e comunicação proporcionada pelas tecnologias, o nível de diálogo e a profundidade das interações são cruciais para realmente aproximar as pessoas e promover mudanças reais. A crítica de Nepomuceno foca na ideia de que a tecnologia pode amplificar as interações, mas não garante a qualidade dessas interações, o que pode manter ou até aumentar a distância entre os envolvidos, especialmente no campo educacional. O exemplo disso foi a pandemia e as medidas que a UERj teve que tomar para tentar tornar o cenário um pouco mais inclusivo.
Agora com a volta do presencial e aparatos com o AVA ainda mantidos. Essas medidas ainda estão em voga? Estamos conseguindo nos conectar e nos relacionar? Acredito que essas disciplinas do IFHT são uma tentativa bem sucedida. Mas será que podemos fazer mais?