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Uso do e-mail corporativo

E-mail corporativo

E-mail corporativo

por Claudia Capello - Número de respostas: 14

Leia, com atenção, o exemplo de e-mail a seguir.

Saudações!

Nós do grupo J também estamos correndo contra o tempo, mormente porque as entregas dos outros dois trabalhos anteriores foi muito próxima da entrega da versão escrita do TCC.
Aderimos ao grupo Q na pretensão de elastecimento de prazo, até para que possamos refinar o trabalho, nesse momento estratégico para tanto.
Ressalta-se que o requerimento pode ser deferido e o prazo pode ser elastecido sem prejuízo algum ao cronograma, já que podem ser mantidas as datas já destinadas à defesa do trabalho.
Esperamos deferimento.
Atenciosamente.

 

Procure identificar, no exemplo apresentado, elementos que deixaram o e-mail pouco claro e proponha soluções para o problema. Poste sua resposta no fórum.


Em resposta à Claudia Capello

Re: E-mail corporativo

por Rafaela Castelliano Pina -
O e-mail tem alguns pontos que dificultam a compreensão. A linguagem é formal em alguns momentos, com palavras mais robustas como "mormente" e "elastecimento", o que pode dificultar a leitura. Além disso, a falta de explicação sobre os grupos J e Q e o objetivo do pedido de prorrogação do prazo tornam a mensagem menos clara. Para melhorar, seria ideal usar uma linguagem mais simples e direta, substituindo, por exemplo, "mormente" por "especialmente" e "elastecimento" por "prorrogação". Explicar rapidamente quem são os grupos tornaria a mensagem muito mais fácil de entender.
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Re: E-mail corporativo

por Eric Massad Poubel -
O e-mail é longo e contém informações redundantes, o que pode dificultar a interpretação do leitor. Há também utilização de palavras que podem ser de difícil compreensão, além de falta de contextualização em relação a qual trabalho o texto está se referindo. O texto poderia ter sido escrito com vocabulário simples, de forma mais curta e objetiva, deixando claro o que está sendo solicitado.

Exemplo: Solicitamos uma prorrogação do prazo para finalizar o TCC, pois a carga de trabalho atual está impedindo que entreguemos um trabalho de qualidade dentro do prazo estipulado anteriormente.
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Re: E-mail corporativo

por Vitor Ribeiro Correia -
Apesar de ser um e-mail que aparenta ser de um espaço de formação, pelas relações de grupos e cronograma de trabalhos, o autor usa termos formais demais, criando um desgaste na leitura, que deveria apresentar um problema e solução simples. Entende-se que há uma dificuldade na entrega de algo, e que houve um problema devido ao tempo e uma possível solução em conjunto com outro grupo que não afete o cronograma. Acredito que uma escrita resumida e simples resolveria o problema, detalhando apenas o necessário da troca de datas.
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Re: E-mail corporativo

por Emilly Veiga Venancio -
Acredito que o uso de palavras muito rebuscadas, como “mormente” e “elastecimento", dificulta na hora de ler. O texto também não está objetivo, em vez de ir direto ao ponto, ele adiciona detalhes desnecessários, tentando torná-lo mais formal e "bonito". O teor da mensagem é a solicitação de um prazo maior para a entrega do TCC escrito, sem alterar as datas de defesa, mas o e-mail não vai direto ao ponto. Como resultado, há frases longas com várias ideias juntas, em uma mensagem que poderia ser simples, mesmo que formal.
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Re: E-mail corporativo

por Lyandra Dalle`Crode Pralon -
O e-mail é confuso e de difícil compreensão. Palavras muito formais como “mormente”, “elastecimento” e “deferimento” poderiam ser substituídas por “especialmente”, “extensão” e “aprovação”, tornando o vocabulário simples, claro e objetivo. O texto também é confuso, pois o pedido e o trabalho em questão não ficam claros, por isso seria melhor explicar logo de início do que se trata o e-mail e apontar de maneira clara os motivos.
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Re: E-mail corporativo

por Thaiane Catarino da Costa -
O e-mail usa palavras desnecessariamente formais, além de ser longo e redundante. Seria preferível o uso de um vocabulário mais simples e direto para facilitar a compreensão. A substituição de 'mormente' por 'principalmente' e 'elastecimento' por 'prorrogação' já tornaria o texto mais claro.

Segue um exemplo: Olá! Solicitamos mais tempo para a entrega do trabalho, a fim de que possamos aprimorá-lo. A prorrogação não afetará a data da defesa já programada. Agradecemos a consideração.
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Re: E-mail corporativo

por Leticia Campos Kuster -
O e-mail faz uso excessivo de termos formais sendo que expressões como "mormente" e "requerimento pode ser deferido" tornam o texto confuso e dificultam a compreensão imediata. Há também uma falta de objetividade que dificulta o entendimento da mensagem onde, o objetivo do e-mail, que é solicitar a extensão do prazo de entrega, poderia ser exposto de forma mais direta e clara.
Para tornar o e-mail mais claro a linguagem poderia ser simplificada e o texto reformulado para destacar o pedido de extensão de prazo e como ele não afetará o cronograma final.
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Re: E-mail corporativo

por Erika Maria de Sousa Farias -
No ambiente corporativo utilizamos a linguagem formal, mas este e-mail esta com palavras muito robustas e pouco conhecidas, dificultando o entendimento rápido, além de ser muito longo com frases que poderiam ser resumidas em 1/2 palavras, possibilitando ser mais claro e objetivo para quem for receber.
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Re: E-mail corporativo

por Kayanne Cavalcanti Werneck Andrade -
Logo no início é possível observar que o email tem uma confusão de usos de palavras de linguagem formal e nao formal, isso confunde a leitura. Além de uma coesão e coerência debilitada por conta do uso errado de vígula e inversão de sujeitos e predicados. Também não tem uma mensagem direta do que o remetente quer com o email.
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Re: E-mail corporativo

por Filipe Alves Bezerra Falcao -
Uma das estratégias para o envio de e-mail é optar por uma comunicação clara e objetiva, ademais de fazer uso da variação padrão da língua. As soluções por aquele que escreve o corpo de e-mail é usar-se de uma variação culta, utilizando palavras não usuais e opta por escrever de tal modo que fica não claro o que pretende pedir; algumas soluções seriam buscar termos mais usuais e que mantenho o tom de formalidade e clareza na comunicação.
Em resposta à Claudia Capello

Re: E-mail corporativo

por Bernardo Gazio Ortega Tavares -
O e-mail apresentado apresenta vários problemas de clareza, como o uso de termos difíceis e pouco comuns, frases longas e confusas, e uma linguagem excessivamente formal. Palavras como "mormente" (não sei o significado) podem dificultar a compreensão. Além disso, a estrutura das frases é complicada, o que torna a mensagem menos objetiva. Uma alternativa seria reescrever o e-mail de forma mais direta e acessível.
Em resposta à Claudia Capello

Re: E-mail corporativo

por Lucas Domingues Maffort -
Falta objetividade, síntese e prioridade no texto, o assunto principal, o adiamento da entrega sem alteração da data de defesa do TCC, não fica claro em meio a informações não prioritárias. Eles começam o texto justificando o porquê de não conseguirem entregar na data previamente combinada, quando, de fato, deveriam abordar o principal objetivo do e-mail de forma objetiva e direta no ínicio da mensagem.
Em resposta à Claudia Capello

Re: E-mail corporativo

por Alex Jorge Ferreira de Souza -
O e-mail apresenta uma linguagem excessivamente formal e complexa, com termos como "mormente", "aderimos" e "elastecimento", que podem dificultar a compreensão. Além disso, as frases são longas e complicadas, o que torna o texto pouco claro. Para melhorar, seria ideal usar palavras mais simples e frases mais curtas e diretas. Por exemplo, "Nos juntamos ao grupo Q para solicitar a prorrogação do prazo" e "O pedido pode ser aprovado sem impactar o cronograma" tornam a mensagem mais objetiva. Além disso, o tom poderia ser mais amigável e direto, com uma saudação mais simples, como "Olá", tornando o e-mail mais claro e fácil de entender.
Em resposta à Claudia Capello

Re: E-mail corporativo

por Petrin Martins Ribeiro -
O email dado como exemplo apresenta falta de objetividade, arcaísmos, não prioriza informações, falta de clareza, coesão e coerência, resultando na dificuldade de seu entendimento. O email poderia ser escrito definindo seu principal assunto, no caso, o aumento do prazo de entrega dos trabalhos. Justificando, objetivamente, o porquê que é necessário esta proposição. Construindo as frases na ordem direta, para alcançar clareza e variar o vocabulário que dê conta dos assuntos comentados.