Ao longo desta disciplina, discutimos através dos fóruns e das atividades novas formas de ensino e suas adaptações para o mundo digital, assim como as consequências disso para a humanidade. O que ficou claro para mim é que, mesmo com todas s modernidades existentes, ainda precisamos do contato humano – seja para aprendermos com alguém que tenha mais conhecimento do que nós, ou para interagir com quem esteja com as mesmas dificuldades em algum assunto.
Claro, a internet possibilita a maior autonomia em relação aos estudos e, hoje em dia, há diversas plataformas – como o Moodle e o próprio AVA – que incentivam o uso do meio digital para ganho e compartilhamento de conhecimento. E, no mundo atual, em que vivemos numa constante e rápida evolução, os métodos de ensino tentarem se equiparar e caminhar juntos a ela é algo brilhante, pois aproxima cada vez mais alunos e professores das modernidades.
O curta apresentado, ao meu ver, aborda um tema muito interessante e pertinente. Numa esfera mais ampla e simples: o conhecimento que os livros nos dão é incomparável; e num contexto mais abstrato: a sabedoria do estudo e da leitura é o que dá cor e sentido à vida. A primeira análise da obra se dá pelo fato de que o personagem principal começa a história perdendo as palavras de seu livro e só conseguindo as “encontrar” depois de passar a vida rodeado de livros e histórias diversas. A segunda leitura do contexto do curta resulta do que acontece num geral na história: o mundo em preto e branco das pessoas ganhou cor após elas serem apresentadas aos livros que a personagem principal distribuiu. Fazendo com que possamos interpretar essa narrativa da seguinte maneira: o que deu essa vivacidade para as pessoas foi, na verdade, o ganho de conhecimento. O que, em paralelo com o nosso curso, podemos entender que sendo de livros ou através da internet, a busca pelo estudo e pelo conhecimento é essencial para nossa caminhada.
Eu, particularmente aprendi muito com essa disciplina e achei que discutimos assuntos muito pertinentes atualmente. Obrigada pelo semestre, professora!