O que mais me chamou atenção nessa aula foi o conceito “Omnichannel” apresentado nas tendências para 2024. É muito claro que a pandemia acabou mudando diversas coisas, e a parte comercial não é diferente. É interessante pensar que o e-commerce, apesar de ter seu ponto zero em 1995, ou seja, há 29 anos atrás, ele ainda não era extremamente comum e integrado no cotidiano das pessoas até a pandemia. Eu vejo isso a partir do ponto de vista pessoal, eu não confiava muito em compras on-line até que precisei utilizar essas plataformas, hoje em dia é quase “natural”, eu ir automaticamente no Google pesquisar algo que eu queira comprar, ao invés de procurá 3 nas lojas presenciais. A necessidade de distanciamento social fez com que muitos consumidores migrassem para o ambiente digital, resultando em um aumento significativo nas compras online. O surgimento do conceito omnichannel significa que começou a ter uma certa necessidade de integrar diferentes canais de venda e comunicação. Independente dos lados, por exemplo, a Casas Bahia, mesmo com lojas físicas, também foi para as redes sociais, assim como outras, para que alcançassem mais consumidores. E a tentativa da Shein de ter uma loja física também se encaixa nesse conceito, apesar de terem fracassado.