Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

Número de respostas: 12

forum.jpg

Olá pessoal,

Vocês assistiram os dois vídeos que são o material da nossa Aula 2. Tendo isto por base, lanço o seguinte questionamento para todos vocês. Independência ou interdependência?. Para qual lado a balança de vocês pende mais?

Conto com os comentários e leituras críticas de vocês!

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Lyandra Dalle`Crode Pralon -
Acho que pendo mais para a interdependência. A globalização e a evolução dos meios de comunicação junto com a internet nos permite estar em contato com o mundo todo de forma rápida e prática. Acredito que essa conexão é importante e necessária para que nós como sociedade continuemos a evoluir de forma unida e consciente de que apesar das diferenças culturais e locais, ainda somos humanos que dependem uns dos outros, tendo em mente que a troca de conhecimentos e auxílio é essencial.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Emilly Veiga Venancio -
O meu lado da balança pende mais para a interdependência, pois mesmo que a independência seja importante para o nosso desenvolvimento como indivíduo, nós vivemos em um mundo onde é possível conhecer milhares de culturas sem nem mesmo sair de casa. Se pensarmos por esse lado, ser completamente independente pode limitar a sua capacidade como um todo. A interdependência reconhece que somos parte de uma rede maior onde as conexões e o trabalho em conjunto são importantes para o crescimento e sucesso coletivo. Não podemos ser independentes de tudo, e nem dependentes. Saber equilibrar as coisas é o ideal.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Gisele Verissimo da Silva -
Olá!

Concordo com a Lyandra e com a Emilly quando dizem que a conexão e o equilíbrio são importantes para manter o bom funcionamento das sociedades e das relações interpessoais. Isso impacta diretamente em diversos tópicos, desde o compartilhamento de experiências e conhecimento à consciência de preservação sociocultural e ambiental, por exemplo. Por esse motivo, creio que também pendo mais para a interdependência.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Beatriz Araujo de Paiva -
Acredito que, as tecnologias, por si só, são ferramentas, e o poder de mudança que elas trazem depende de como as utilizamos. Se as redes e conexões atuais não existissem, a interdependência ainda existiria, apenas se voltaria para uma outra forma de estrutura, com algo diferente mediando as relações porque como seres humanos, somos intrinsecamente conectados e dependemos uns dos outros para prosperar
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Eduarda do Amaral Couceiro -
Interdependência de fato é o que vivencio e, não querendo generalizar, credito que seja a realidade de todos.
No momento atual, não há como dizer que vivemos só na independência.
Mesmo dentro de casa, somos consumidores de algo que vem interligado do outro.
O que consumimos no alimento, na tv, na internet, na roupa que vestimos, no estilo que escolhemos ter de vida, entre outras coisas.
Nada disso é unicamente "meu" ou " do outro". As culturas se mesclam e nossas decisões e escolhas também.
A interdependência aparece portanto, a todo momento em nossas vidas.
Estamos conectados e aprendendo com o outro. Estamos numa troca constante, onde não há como dizer que o que está no meu exterior, não influencia nas tomadas de decisões minhas. Ainda que sejam unicamente dependente de mim para serem tomadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Filipe Costa Rodrigues -
Acredito que de alguma forma sempre vivemos em um mundo onde a interdependência predominou. Só há condições de alcançar uma "independência" enquanto indivíduos a partir do momento em que as mais diversas relações de interdependência funcionam em harmonia. Hoje por exemplo vivemos em uma sociedade hiperconectada, onde qualquer distúrbio que ocorra nas relações que se dão através das redes, impactará diretamente não somente no modo em que vivemos como sociedade, mas enquanto indivíduos. Este impacto pode colocar em xeque a nossa independência. A grande parte dos avanços tecnológicos, culturais, econômicos foram realizados por mais de uma pessoa. Há tempos as nações mantêm relações para que possam promover seu próprio desenvolvimento, o que por si já configura como relações interdependentes, principalmente em um contexto de Globalização!
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Mariana Gomes Damaso -
Boa tarde, pessoal!

Acho que pendo mais para o lado da interdependência, principalmente se levarmos em conta o mundo globalizado em que vivemos, que perpassa pelo impacto das tecnologias digitais. Nesse sentido, não consigo me ver muito tempo longe das redes sociais e de me comunicar com amigos que tenho em outros estados do Brasil, por exemplo. Mas não acho que perdemos completamente nossa independência, sobretudo na cultura. Penso isso, pois a troca que tenho com esses mesmos amigos sobre nossos hábitos culturais e a observação que faço de outras culturas que chamam a minha atenção nas redes sociais são sempre muito ricas e trazem uma boa carga de experiências interessantes de serem debatidas. Dessa forma, acredito que a independência e a interdependência podem ser estimuladas mutualmente, andando lado a lado.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Manoela Oliveira Ferreira Da Silva -
Boa tarde, professores e colegas!

Acredito que me identifico mais com o lado da interdependência, em vez da independência. Vivemos em um mundo altamente globalizado, onde as relações sociais se intensificaram, fazendo com que dependamos cada vez mais uns dos outros. Como mencionado no vídeo, essa interação é essencial para a construção do conhecimento e a evolução.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Leticia Gomes Santana -
Olá,
Penso que inevitávelmente tendo para a interdependência, acho que é a natureza do indivíduo, antes mesmo da internet, os indivíduos já viviam interconectados entre si, com a natureza e formas de vida, então acho que o mundo vai mudando e essas relações se adaptando e a internet é uma ferramenta utilizada pelos indivíduos mas que se conecta com diversas outras coisas.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Samira Da Conceição Dos Santos -
Minha balança pende mais para a interdependência. A tecnologia facilitou a troca de informações e a colaboração entre pessoas, grupos e nações, fortalecendo laços e criando redes. Enquanto o conceito de independência está ligado ao individualismo e à cultura de consumo, muitas vezes enfraquecendo as conexões face a face, a interdependência valoriza a cooperação e o fortalecimento das relações pessoais e coletivas. Nesse contexto, a globalização e as tecnologias digitais ampliaram essa interconexão, promovendo impactos positivos nas esferas políticas e sociais o que reforça a importância de sermos interdependentes em um mundo que exige colaboração constante.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Julia Leal Menezes -
Olá colegas e professor!!
Eu vou mais para o lado da interdependência. Acredito que atualmente, com a internet e a globalização é quase impossível ver na total independência. Além disso, acredito que a interdependência pode ser muito benéfica. Com ela, podemos ter contato com outras culturas, outras formas de viver, outras línguas, outras religiões...e isso, para mim é muito bom e ajuda muito no nosso crescimento pessoal. Porém, acredito que tudo também tem seu lado negativo e para mim o lado negativo da interdependência que foi muito agravado pela globalização é a tentativa de homogeneização e ocidentalização das culturas, que vem crescentemente ocorrendo, como por exemplo o aumento de musicas do gênero Kpop usando cada vez mais o inglês ou invés do coreano.