Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

Número de respostas: 15

forum.jpg

Olá pessoal,

Dado os vídeos assistidos anteriormente, gostaria que vocês destacassem os aspectos que mais chamaram a atenção de vocês, tanto positivos quanto negativos...

Abraços a todos

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Manoela Oliveira Ferreira Da Silva -
Boa noite, professor e colegas!

Os dois vídeos abordam a Internet das Coisas, que, conforme descrito no tópico, refere-se ao uso de itens do cotidiano conectados à rede mundial de computadores. À primeira vista, as vantagens incluem a maior rapidez e eficiência em tarefas diárias, como preparar o café ou sair para o trabalho, sem a necessidade de esforço humano. No entanto, de certa forma, isso pode reduzir a autonomia das pessoas. Um exemplo disso é quando o “salão” remarcou uma consulta automaticamente, sem intervenção humana, ou a maneira como a “casa” interage com David de forma muito humanizada. O que mais me impressiona é que, embora pareça algo que aconteceria em uma realidade futurista, muitas dessas funções já existem e fazem parte do nosso cotidiano.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Gisele Verissimo da Silva -
Olá, professor e colegas!

Como observado pela matéria do TechTudo, entendemos que a Internet das Coisas se refere a "conectar itens usados no dia a dia, como eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e até maçanetas, à rede mundial de computadores". Nos vídeos isso fica bem claro, com dispositivos IoT, que se comunicam entre si como os eletrodomésticos inteligentes. Confesso que, por vezes, tenho receio de quão longe podemos chegar - como quando ele recebe a ligação da Sophia e desliga para assistir TV - especialmente no que diz respeito às relações interpessoais. No mais, realmente é uma "mão na roda", que facilita inúmeras atividades do dia a dia.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Beatriz Araujo de Paiva -
Bom dia, professor e colegas.

Em muitos casos, a Internet das Coisas (IoT) tem grandes benefícios, principalmente em manutenção e segurança e a facilitação de processos diários, economizando o tempo, que hoje é prioridade para muitos. Objetos ‘inteligentes’ tornam a vida mais eficiente, e vejo que o cenário dos vídeos está cada vez mais próximo da nossa realidade, com novas inovações surgindo a todo momento.

No entanto, como tudo, há um lado negativo. Tomo como exemplo a rotina do homem no vídeo. Viver em uma casa que “faz tudo” por você, é como nunca ter saído da casa dos pais. A dependência dessa dinâmica de automação pode prejudicar a autonomia e tornar as pessoas menos responsáveis, já que as tarefas são facilmente atribuídas a algo externo. Hoje em dia, já é fácil o suficiente pedir um delivery pelo celular. Realmente precisamos de outro aparelho para fazer isso por nós? Coisas assim me fazem pensar que muitas das inovações atuais, embora convenientes, podem ser mais prejudiciais do que benéficas a longo prazo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Lyandra Dalle`Crode Pralon -
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e assim como nos dois vídeos assistidos, os aparelhos eletrônicos que temos em nossas casas e vidas em geral, estão sendo desenvolvidos para se adaptar à Internet das Coisas. A produtividade e a comodidade realmente é um bônus indiscutível em relação a essa prática, tendo em vista como isso atrai os olhos dos consumidores. A própria Alexa (Amazon Echo) que permite que a maioria dos objetos da casa sejam acionados por um comando de voz é um exemplo de como podemos nos acomodar com a tecnologia.

Mas, assim como mencionado pelos colegas de turma, essa facilidade nos torna mal acostumados e de certa forma mal preparados para uma vida independente. Tendemos a nos mover menos e tomar decisões menos autônomas quando depositamos nossas tarefas e responsabilidades em inteligências artificiais, que simplesmente aprendem com uma rotina.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Emilly Veiga Venancio -
Acho que a Internet das coisas (IoT), é algo que está vindo para ficar e evoluir, uma coisa que sempre me preocupa em relação a tecnologia é em relação a dependência e a privacidade. Óbvio, é interessante pensar em uma vida futurista onde tudo está conectado e a gente não precisaria fazer muita coisa, no entanto, apesar da eficiência que ter diversos dispositivos inteligentes em casa pode trazer, isso acaba deixando a pessoa meio dependente não só da tecnologia, mas também da conexão, da internet. Isso pode até ser meio distante da nossa realidade ainda, mas imagino como reagiria algumas gerações à frente (mais dependentes da tecnologia), caso houvesse um apagão. Além disso, não podemos esquecer que a privacidade e a segurança são preocupações sérias, já que tecnologias assim, tendem a coletar diversos dados, que podem expor a gente a riscos, especialmente se os dispositivos não tiverem proteção contra hackers. Nós vemos isso logo no começo do vídeo, o próprio usuário informando que está voltando para casa e deixando instruções para a IA (?), por exemplo, já é uma informação pessoal da rotina dele.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Eduarda do Amaral Couceiro -
Aspectos positivos são:
A inteligência do homem tão avançada que cria maneiras de diminuir funções que podem ser substituídas por meio eletrônico e não precisamos mais fazer.
A agilidade que tudo acontece e que está no automático da informática que não precisamos mais gastar energia resolvendo certas situações.
Negativos: as tecnologias ão são sociaveis e são treinados a fazerem o que foram programadas, logo, perdemos a intenção com os pares quando, talvez, alguém precisasse ser escutado, mas não tem mais o receptor para ouvi-lo.
As " coisas" estão tão automatizadas, dando a falsa impressão de que assim teremos mais tempo para nós ou para fazermos algo que gostamos, que possivelmente, o tempo que sobraria, acabaremos nos cobrando mais a trabalhar e ter mais funções em outros focos que não nós mesmos e nosso próximo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Vitor Monteiro Thorpe Barbosa -
O que mais me chamou a atenção é que acredito que no vídeo foi que atualmente, muita das coisas mostradas nesse vídeo um dia já foram tidas como uma realidade futurista muito distante, hoje em dia já estão disponíveis, por exemplo com o uso da famosa echodot. O positivo é facilitar a vida das pessoas, tornando-se também um ponto negativo, pois tira a autonomia das pessoas, e as torna cada vez mais dependente dessa tecnologia.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Maria Luisa Camurça Vieira -
Boa noite!

Acredito que os vídeos são um retrato exagerado da realidade em que vivemos, com a evolução das tecnologias, os aparelhos eletrônicos viraram parte de nossa vida cotidiana, não apenas como uma forma de distração mas como algo útil, auxiliando nas atividades diárias, no trabalho e no entretenimento; um dos pontos negativos que essa evolução nos trouxe, no entanto, é a dependência causada por essas tecnologias, as pessoas não se sentem aptas a realizar certas atividades, se sentem sobrecarregas, em um certo caos sem a ajuda das tecnologias atuais. Tornando algo que era para ser um auxílio extra no dia a dia em uma parte fundamental dele.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Milene de Castro Afonso Pontes -
O vídeo mostra, em um cenário extremamente tecnológico, uma redução no contato humano verdadeiro e a criação de uma sensação ilusória de conexão. Ele apresenta o conceito de Internet das Coisas, onde objetos do dia a dia estão conectados à rede. No início, essa tecnologia parece agilizar tarefas e facilitar a rotina, mas, com o tempo, leva à dependência e ao enfraquecimento das interações sociais
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Douglas Moura Araujo -
O que mais me chamou atenção nos vídeos, de forma positiva, foi a praticidade que a Internet das Coisas pode trazer para as tarefas do dia a dia, como responder mensagens, se arrumar para o trabalho, facilitar processos burocráticos e automatizar o uso de eletrodomésticos, tornando tudo mais ágil e conveniente. Por outro lado, os aspectos negativos que me chamaram atenção são as questões relacionadas à privacidade e segurança. A possibilidade de invasões por agentes mal-intencionados que podem controlar os dispositivos, além da coleta de dados sobre a nossa vida e hábitos pelas empresas, para mapear nosso perfil de consumo, é um ponto preocupante.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Claudia Helena da Silva Paraguassu -
Eu achei os materiais sobre a Internet das Coisas bastante interessantes, principalmente pela praticidade que essas tecnologias podem trazer para o nosso dia a dia. A ideia de automatizar tarefas diárias e facilitar a vida com dispositivos inteligentes é realmente tentadora. No entanto, como já foi mencionado por outros colegas, fico preocupada com as questões de privacidade. A ideia de ter tantos dispositivos conectados coletando dados sobre nossa rotina pode nos deixar vulneráveis a invasões e manipulação de informações. Acho que precisamos de um equilíbrio entre conveniência e segurança.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Leticia Gomes Santana -
Existem muitos aspectos positivos, porém, os negativos também são muitos e graves, porque a tecnologia e essa conexão entre aparelhos facilitam a vida e o cotidiano, ainda mais para pessoas com uma rotina corrida, esses itens agilizam e cooperam para uma melhor eficiência e produtividade mas também o'que me preocupa é o avanço dessas tecnologias facilitadora que podem tirar a autonomia dos seres humanos, e criar uma total dependência, e também diminuir as interações humanas necessárias para um indivíduo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Rayssa Ferreira Silvino -
A partir da explicação dada pela matéria do TechTudo, entendemos que a Internet das Coisas envolve "conectar objetos do dia a dia, como eletrodomésticos, transporte, roupas, tênis e até maçanetas, à rede global". Isso fica bem claro nos vídeos, onde os dispositivos IoT se interagem, como os eletrodomésticos inteligentes. Confesso que, às vezes, me sinto preocupado com o rumo que essa tecnologia pode tomar – um exemplo disso é quando o dispositivo recebe uma ligação da Sophia e a interrompe para assistir TV. Esse tipo de cenário me faz refletir sobre os impactos nas interações humanas. No entanto, é inegável que, em muitos aspectos, ela funciona como uma "mão na roda", facilitando diversas atividades cotidianas de forma prática e eficiente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Maria Eduarda de Souza Galdino -
Boa tarde a todos !

A internet das coisas é um termo usado para explicar como os itens do dia a dia estão conectados a rede. Um dos benefícios desse novo recurso tecnológico é a questão da facilidade e rapidez em realizar as tarefas cotidianas, no vídeo, o dono da casa consegue organizar os preparativos de um jantar sem necessariamente estar dentro da casa, ele apenas precisa dar ordens através de um chat online com o serviço digital da residência. Porém, a internet das coisas possui lados negativos como a falta de autossuficiência dos humanos em realizar coisas simples do dia a dia e os efeitos psicológicos que esses recursos tecnológicos trazem. Uma pessoa pode até desaprender a como sem independente sem as máquinas, já que a tecnologia passa a substituir o humano em cada evolução.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 11

por Julia Leal Menezes -
Boa tarde colegas e professores. Aqui está os meus insights sobre os videos apresentados das internet das coisas.
A Internet das Coisas (IoT) representa uma inovação tecnológica que conecta objetos do cotidiano à rede, oferecendo conveniência e eficiência em diversas tarefas, como preparar o café ou organizar compromissos automaticamente. Apesar de parecer futurista, muitas dessas funcionalidades já estão presentes em nosso dia a dia. No entanto, essa tecnologia levanta preocupações importantes, como a dependência excessiva de dispositivos e da conexão à internet, além de questões relacionadas à privacidade e segurança de dados. O compartilhamento de informações pessoais, como rotinas e preferências, pode expor os usuários a riscos, especialmente se os sistemas não forem devidamente protegidos contra ataques cibernéticos. Embora facilite a vida, a IoT também destaca a necessidade de um uso consciente e equilibrado dessa tecnologia.