Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 7

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 7

Número de respostas: 16

fórum

Olá pessoal,

Após vocês terem lido os textos e assistido os vídeos, destaquem o que mais chamou a atenção de vocês nessa aula 7.

Conto com vocês!

Abraços a todos,

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 7

por Melca de Macedo Cypreste -
O que mais me chamou a atenção na aula 7 foi a diversidade das modalidades de comércio eletrônico. Já conhecia o B2C, por ser a forma mais comum para nós, consumidores, mas não tinha tanta noção da importância de transações como B2B (entre empresas) e B2G (com o governo). Achei interessante também o conceito de E-Procurement, que se refere às compras corporativas, algo essencial para grandes empresas. Outro ponto que achei curioso foi o C2C, onde consumidores vendem diretamente para outros consumidores em plataformas como OLX e Mercado Livre. Isso mostra como a internet facilita e democratiza o comércio, conectando pessoas e empresas de maneiras que antes não eram possíveis.

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
O que mais me chamou atenção na aula foi saber que economias emergentes, como Argentina, México, Brasil e Rússia, são as forças que têm impulsionado a expansão global do e-commerce. É notável que após a pandemia, esse crescimento foi exponencialmente maior devido ao aumento das transações comerciais online e a mudança dos hábitos de consumo das pessoas.
Outro dado que se destacou para mim entre os vídeos recomendados foi a porcentagem dominante de jovens, entre 24 e 35 anos, que usufruem das redes sociais como fonte principal de notícias e informação, atribuindo forte credibilidade aos conteúdos vinculados pela mídia nas plataformas digitais.

por Raphael de Santana Borges -
Bom conheço bem o mercado do E-Commerce então nada foi assustador mas gostaria de pontuar o que acho assustador no mercado. A forma com que o consumidor confia no influenciador e nos sites. Existem muitos casos de golpes na internet e isso vem crescendo junto com o comercio correto. Acho que de certa forma, o comercio correto perde alcance e perde confiança por conta dos golpes aplicados por "comércios incorretos". Muitas pessoas nos dias atuais se sustentam e tem como única fonte de renda o e-commerce o que para quem não tinha oportunidade ou ate mesmo tempo, hoje pode ter uma renda.

por Yasmin Mohamed El Gilany -
Confesso que não conhecia esses termos e seus respectivos significados e impactos:

c) B2G (Business to Govern): atividades comerciais pela internet entre empresas privadas e empresas públicas de qualquer nível (municipais, estaduais e federais).
d) B2I (Business to Institution): transações comerciais via web envolvendo empresas privadas e instituições educacionais, clubes sociais e esportivos, entidades de classe, etc.
e) E-Procurement (Compras Corporativas): tipo de comércio eletrônico utilizado pelas empresas por ocasião da compra de suprimentos, insumos, material de consumo, etc.

Aprendi que esses modelos de comércio eletrônico ampliam as possibilidades de transações, promovendo eficiência, transparência e melhor acesso a produtos e serviços tanto para o setor público quanto para instituições e empresas privadas.

por Annike de Britto Ferreira -
O que mais me chamou a atenção foram os dados apresentados no vídeo "Transformação Digital" de 2019. Informações como o fato de que 80% do nosso consumo diário é vídeos, e o alarmante número de 93% das nossas decisões de compra sendo baseadas em redes sociais. Além disso, o dado de que mais pessoas confiam na Amazon do que em seus próprios bancos é bastante chocante. Esses números destacam como a influência digital tem um papel central nas nossas escolhas cotidianas.

por Isaac Costa Meira -
O que mais me chamou a atenção foi a amplitude das diferentes formas de comércio, que vão muito além do que eu imaginava. Eu tinha uma compreensão básica do B2C (empresas para consumidores), mas conhecer transações como B2B (entre empresas), B2G (empresas com o governo) e C2C (entre consumidores) abriu minha visão sobre o quanto o e-commerce é vasto e diverso. Além disso, os dados sobre o consumo de vídeos e a influência crescente das redes sociais nas decisões de compra são impressionantes, especialmente como as pessoas confiam tanto em plataformas digitais como a Amazon. Isso me fez refletir sobre o quanto a digitalização está transformando os hábitos de compra e as relações entre consumidores, empresas e instituições.

por Rayssa Pimentel Nunes -
As informações disponibilizadas na aula foram muito interessantes, mas o que me chamou bastante atenção foi a diversificação de consumir produtos e serviços on-line, nos dias atuais.

Alguns dos termos usados eu já tinha afinidade, porém outros não havia escutado falar e foi muito agregador. Por exemplo: E-Procurement, C to C. Saber que a Amazon foi a precursora na venda pela internet é muito legal, porque, mesmo que hoje tenhamos uma imensa possibilidade de consumo on-line, é importante saber como essa maneira de comprar ou adquirir serviços iniciou-se.
Em resposta à Rayssa Pimentel Nunes

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
Embora já tivesse uma noção de como as redes sociais influenciam significativamente a vida das pessoas, o vídeo dessa aula, intitulado "Social Media Revolution 2022", foi o que mais me chamou atenção.

Ver em números quantos milhões ou até bilhões de pessoas acessam determinadas redes sociais, e como tomam decisões com base nelas, nos revela o quão poderoso é o marketing direcionado através dessas plataformas. Por exemplo, se 93% dos consumidores afirmam que as avaliações disponíveis online influenciam suas decisões de compra, podemos imaginar como as empresas se esforçam para garantir que seus produtos e serviços sejam avaliados de forma positiva na internet.

Além disso, se o engajamento com as marcas no Instagram é 10 vezes maior que no Facebook, 54 vezes maior que no Pinterest e 84 vezes maior que no Twitter, podemos deduzir o quanto é relevante uma estratégia publicitária nessa plataforma, escolhendo, é claro, o influenciador mais adequado. Afinal, são esses influenciadores que mais contribuem para o engajamento com o público. Isso justifica o fato de que 26% dos influenciadores recebem salários na faixa de $75.000 (aproximadamente R$427.000 hoje).

por Daniel Franco Nigri -
O que mais me chamou atenção na Aula 7, foi a informação trazida pelo eMarketer, na qual ela fala que outras economias emergentes como Argentina, México, Brasil e Russia são os responsáveis por essa expansão mundial do e-commerce. Imaginava que esses países contribuíam para esse expansão, porém não nesse nível elevado.

por Guilherme Velasco Machado de Souza -
O que mais me chamou a atenção foram os dados do vídeo "Transformação Digital" (2019), especialmente o fato de que 80% do nosso consumo diário envolve vídeos e que 93% das decisões de compra são influenciadas por redes sociais. Outro dado impactante é que mais pessoas confiam na Amazon do que em seus próprios bancos, o que reflete a crescente influência das plataformas digitais em nossas escolhas diárias.

Também me surpreendeu a diversidade das formas de comércio. Eu já conhecia o B2C (empresas para consumidores), mas entender transações como B2B (entre empresas), B2G (com o governo) e C2C (entre consumidores) ampliou minha visão sobre o quão vasto e dinâmico o e-commerce é. Esses dados reforçam o quanto a digitalização está transformando nossos hábitos de compra e a relação entre consumidores, empresas e instituições.

por Ana Beatriz Botelho Severo -
Diante do crescimento no e-commerce e das tendências destacadas, alguns assuntos me chamam a atenção. Uma delas é o crescimento do Pix como método de pagamento prático e instantâneo que está, praticamente, no dia a dia dos consumidores, que preferem transações rápidas e seguras.

Outro ponto que achei relevante é o omnichannel, que integra a loja física com a online para criar uma experiência de compra mais personalizada e conveniente, atingindo todos os canais do meio. A diversidade de transações de e-commerce como B2C, B2B, e até o C to C, reflete a amplitude e adaptabilidade do setor, que se molda para atender às necessidades de diversos perfis de consumidores e empresas.

Para finalizar, a prática do cashback e a popularidade dos marketplaces que aumentam a atratividade do e-commerce ao proporcionar ao consumidor maior retorno e conveniência. O e-commerce se mantém em expansão, beneficiando consumidores com preços competitivos, uma variedade de produtos e uma experiência de compra acessível e esse mercado só tende a se consolidar.

por Igor Brito dos Santos -
O que mais me chamou a atenção na aula foi como a digitalização e o e-commerce transformaram o consumo, abrindo novas oportunidades tanto para indivíduos quanto para empresas. Enquanto muitas pessoas dependem do e-commerce como sua principal fonte de renda, modelos como o C2C democratizam os negócios. No entanto, esses avanços também trouxeram problemas, como o aumento de fraudes, que prejudicam a confiança dos consumidores e afetam empresas respeitáveis.

Além disso, as redes sociais estão se tornando um fator cada vez maior nas decisões sobre o que comprar, mas confiar excessivamente em influenciadores pode tornar as compras suscetíveis à manipulação. A interação com marcas nas plataformas digitais destaca quão crucial é uma presença online estratégica para que as empresas permaneçam competitivas.

A inovação e a responsabilidade devem ser equilibradas. Enquanto as empresas devem adotar táticas éticas e estabelecer uma confiança sincera com seu público, os consumidores precisam de assistência para identificar práticas comerciais desonestas. Embora a transformação digital apresente muitos benefícios, ela também exige uma adaptação consciente.

por Geovana Pessôa do Nascimento -
Um dos pontos de grande destaque foi a cronologia desses eventos até chegarmos ao que se conhece como ecommerce e as suas modalidades que desconhecida completamente; um longo percurso de grandes mudanças para a tecnologia e como também estão interligados a momentos de conflito, como a Guerra Fria, Crise dos mísseis em Cuba, de modo a estabelecer a potência estadunidense nesse cenário. Com uma caminhada que me impressionou, a China nos tempos atuais impõem seus esforços para rivalizar com os EUA nessa disputa de hegemonia e o comércio desses produtos.

Já na parte dos vídeos, todos os números apresentados referentes às redes sociais e o impacto dessas redes estão bem consolidados e não obtive muita surpresa, somente evidencia que um vídeo postado em 2019 apenas previu um futuro que se encaminha para o agravo desses resultados, no qual as mídias sociais afetam a saúde mental, casamentos sendo terminados facilmente, a exposição do eu no ambiente digital, a livre circulação de notícias em detrimento das verdadeiras e sobretudo a tomada de decisões que o ser humano deixa de ter para um outro o controle de suas ações.

por Ana Beatriz Getirana Candou -
A aula trouxe informações bem interessantes, e o que mais chamou minha atenção foi a diversidade de maneiras de consumir produtos e serviços on-line atualmente. Já conhecia alguns dos termos apresentados, como o modelo B2C, mas outros eram novos para mim e foram muito enriquecedores. Conheci conceitos como E-Procurement e o modelo C2C, em que consumidores vendem diretamente para outros consumidores em plataformas como OLX e Mercado Livre, ampliou minha visão. Saber que a Amazon foi pioneira nas vendas pela internet também é muito interessante, pois mostra como esse mercado evoluiu até a imensa variedade de opções que temos hoje.

por Tito Barros Gomes -
O tema e-commerce é um tema de certo um tema recente e que diz muito sobre as relações atuais entre pessoas e de consumo. Os dados que informam como as mídias sociais estão influenciando as pessoas em seus hábitos de compra é assustador, mas não é novidade para alguém que convive desde muito novo com a internet. Diz muito sobre o sucesso do modelo de negócios e como ele captou uma necessidade que não se conhecia. Ainda assim, os impactos na sociedade precisam seguir sendo estudados para compreender, de fato, como as pessoas estão lidando no longo prazo e pensar em possíveis tratamentos para as sequelas.

por Luiz Gustavo Almeida de Souza -
O que mais me chamou atenção no texto foi a abrangência e variedade das modalidades de comércio eletrônico,que não se limitam apenas à empresa e consumidor, mas também envolvem transações entre empresas, empresas e governo, empresas e instituições, compras corporativas, e até transações diretas entre consumidores.

E interessante notar como o comércio eletrônico evoluiu, cada um aproveitando diferentes tecnologias, formas de pagamento e plataformas para facilitar as compras online. O crescimento do setor, especialmente na China e no Sudeste Asiático, também é impressionante, para demonstrar a importância do e-commerce na economia global.