Você, certamente, já deve ter escutado a palavra hardware, mas você sabe o que é? O hardware é a máquina propriamente dita, ou seja, são os componentes físicos do computador. Ele é composto pelos dispositivos de entrada e de saída como o mouse, o monitor etc.
Dentro de hardware, temos diferentes categorias. Vamos ver alguns exemplos:
Dispositivo de entrada:
Como o próprio nome sugere, são dispositivos que dão entrada a dados para o computador.Dispositivo de saída:
são dispositivos que garantem a entrega de dados ao usuário.CPU
Fonte: Freepik CPU é a sigla para Central Process Unit, ou em português, Unidade Central de Processamento. O chip onde se localizam os elementos da CPU é chamado de processador. Fazendo uma analogia, ele seria o “cérebro do computador”. A CPU pode ser considerada como um dos principais hardwares do computador e é a responsável por calcular e realizar tarefas diversas, que são determinadas por quem está utilizando o computador.
A CPU é mais que apenas o gabinete. É comum as pessoas confundirem o gabinete com a CPU. O gabinete é a estrutura que sustenta e protege os componentes internos da máquina, é a “caixa” ou a carcaça. Veremos mais sobre o gabinete, a seguir, ainda nessa aula. As características da CPU vão influenciar de forma direta na rapidez com que os programas irão funcionar na máquina.
Placa Mãe
Disco Rígido (HD)
Fonte: Pexels Agora vamos falar do disco rígido. Ele é conhecido como HD e é utilizado como uma unidade de armazenamento, onde se guardam dados, programas e documentos de aplicativos. O HD é como se fosse o nosso armário, onde guardamos roupas, guardamos papéis, entre outras coisas.
Ele armazena os dados e os mantém gravados por vários anos. Há também os HDs externos que são usados como um complemento. O computador já possui um HD que é o que armazena tudo do seu computador. Porém, é comum empresas terem HDs externos, onde se faz uma “reserva” dos arquivos, ou seja, por segurança eles ficam em mais de um local.
Memórias
Existem dois tipos de memória, a memória ROM e a RAM. Não entraremos muito a fundo na ROM, mas, apenas para o seu conhecimento, a ROM é uma memória secundária, ou o que você pode chamar de auxiliar. Ela é a responsável por armazenar dados de programas que não estão sendo usados de forma ativa por outros dispositivos. Vamos ver alguns exemplos de mídias de memória que se utilizam da memória ROM?
Hoje em dia, é mais difícil encontrar pessoas gravando arquivos em CD-ROMs ou DVD-ROMs. O mais comum é utilizar pendrives. Aliás, este se tornou um item indispensável. O pendrive serve para você gravar diversos arquivos, como textos, planilhas, vídeos, filmes, apresentações entre outros, e é muito importante para fazerbackup de arquivos.
AtençãoExistem também os CD-ROMs e DVD-ROMs regraváveis, ou seja, que permitem que se grave mais de uma vez arquivos, vídeos etc.
A memória RAM é a memória principal do computador e é a responsável pelas informações que são processadas/utilizadas. Ela tem efeito de maneira direta no desempenho que o computador vai ter, ou seja, sem memória RAM suficiente, ele ficará lento. Porém, do mesmo jeito, melhorar apenas a memória RAM não é garantia de melhorar a velocidade do computador, pois existe também o processador. É comum ouvirmos: “Esse computador tem tantos gigas de memória RAM”. É a essa memória que essa frase se refere.
Gabinete
Fonte: Freepik Ele é a caixa em que ficam os elementos do computador, como placa mãe, unidades de disco, memória, HD, entre outras peças. O gabinete pode ser horizontal ou vertical, quando é também chamado de torre.

Utilizado para ativar e para apontar comandos na tela. À medida que você movimenta, o ponteiro repete o movimento na tela do computador.
Utilizado para ativar e para apontar comandos na tela. À medida que você movimenta, o ponteiro repete o movimento na tela do computador.


Outro hardware muito importante no mundo do trabalho e no dia a dia é o scanner. Imagine que você tem um papel aí na sua mão e precisa colocá-lo no computador. É com o scanner que faremos isso. É o aparelho que digitaliza um documento e transfere as informações para o computador. Podemos chamar de digitalizador também.

Impressora:
Impressora: Um hardware de extrema importância é a impressora, é muito útil no dia a dia, principalmente no trabalho. Com ela podemos imprimir documentos, imagens, arquivos, tabelas. Ela reproduz aquele documento que está aberto no computador com tinta ou com laser.
O tipo mais antigo e comum, utiliza cartuchos de tinta para imprimir. Sua qualidade varia de baixa para média.
Impressora com qualidade de imagem de boa a excelente. Utilizam lasers para imprimir.
Este tipo de impressora imprime estampas dos mais diversos tipos. Muito utilizada para fazer camisetas.
Novidade no mundo da tecnologia, a impressora 3D cria objetos em 3D a partir de um programa no computador, que faz o design do objeto. Este tipo de impressora já existe há um tempo considerável, sendo ela utilizada para moldes de produtos, para grandes empresas.

Outro elemento que você precisa conhecer é a placa mãe. Ela é formada por um conjunto de circuitos integrados e faz o gerenciamento e o funcionamento dos componentes do computador. Ela é a espinha dorsal que faz a ligação entre os elementos periféricos e o processador do computador.