Ir para o conteúdo principal
Página

Representação e ética nos jogos

Condições de conclusão

4. Representação e ética nos jogos

Passemos aos desafios que atravessam o conteúdo dos próprios jogos. Os videogames são objetos culturais — e, como todo objeto cultural, carregam visões de mundo. Quem aparece nos jogos, e como aparece? A história do meio é longa em estereótipos: personagens femininas reduzidas a cenário, minorias étnicas invisíveis ou caricaturadas, corpos que não se encaixam no padrão simplesmente ausentes. Para a educação, isso importa em dois níveis: no primeiro, os jogos escolhidos podem reforçar exatamente os preconceitos que a escola se propõe a enfrentar; no segundo — e mais produtivo —, os jogos são excelente objeto de análise crítica: discutir quem é representado, como e por quê é, em si, um poderoso exercício de letramento crítico.

Somem-se a isso as questões éticas da indústria: violência como espetáculo, monetização agressiva (compras dentro do jogo, caixas de recompensa aleatórias com mecânica de azar), publicidade embutida, design pensado para prolongar o tempo de tela. Nenhuma dessas questões recomenda a abstinência — recomenda a curadoria: classificação indicativa respeitada, jogos testados antes de levados à sala, famílias informadas, e o debate crítico dessas próprias mecânicas como conteúdo da aula. O jogo que a escola escolhe ensina — no conteúdo e na forma; a escolha, portanto, é pedagógica de ponta a ponta.

5. Um roteiro de decisão responsável

Vamos converter a aula em ferramenta. Diante de uma proposta de uso de jogos, o roteiro de decisão proposto pela disciplina percorre seis perguntas. Primeira: qual é o objetivo pedagógico — e ele justifica o jogo, ou o jogo busca um objetivo para se justificar? Segunda: qual é o custo total — licenças, equipamentos, tempo de preparação, tempo de aula? Terceira: que alternativa se oferece a quem não puder ou não quiser participar, por razões técnicas, familiares ou pessoais? Quarta: o jogo foi testado pelo próprio professor antes? Quinta: que permissões e comunicações são necessárias — gestores, famílias — e que dados dos estudantes a plataforma coleta? Sexta: qual é o plano B quando a tecnologia falhar — porque ela falhará?

Notem o que o roteiro faz: ele não pergunta 'jogos são bons ou ruins?' — pergunta 'este jogo, neste contexto, para este objetivo, com estes custos e estes riscos, vale a pena?'. É a mesma disciplina de decisão que aplicamos a qualquer recurso didático — aplicada com especial cuidado a uma tecnologia que desperta paixões em todas as direções. O professor que segue esse roteiro não é contra nem a favor de jogos: é a favor da aprendizagem de seus estudantes, com os jogos no lugar que ela determinar.

6. Conversa aberta — para refletirmos juntos

Para concluir a parte expositiva da aula, três perguntas para reflexão. Primeira: dos desafios discutidos — custo, infraestrutura, tempo, resistência, ludificação excessiva, representação e ética —, qual me parece mais difícil no contexto em que atuo ou atuarei, e por quê? Segunda: já vivi (ou presenciei) uma ludificação que perdeu o sentido pedagógico — o que, exatamente, deu errado? Terceira: que argumento eu usaria para convencer uma família cética sobre uma atividade com jogos — e que escuta eu ofereceria à sua preocupação?

Lembrem-se: os desafios discutidos hoje não são razão para abrir mão dos jogos — são razão para usá-los com maturidade. O professor que conhece os limites é o único que pode ultrapassá-los com segurança. Construam, com afeto e rigor, esse realismo: ele é o que sustenta as boas práticas quando o entusiasmo inicial passa.

Referências Bibliográficas

FARDO, F. K. A ludificação do ensino: a utilização de elementos de games no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de graduação. 2014. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GEE, J. P. O que os videogames têm a nos ensinar sobre aprendizagem e alfabetismo. 2. ed. São Paulo: Ed. Parábola, 2019.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

LÈVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004.

MATTAR, J. Games em Educação: como os nativos digitais aprendem a aprender. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MCGONIGAL, J. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: Penguin Books, 2011.

PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. St. Paul: Paragon House, 2007.

SQUIRE, K. Video Games and Learning: Teaching and Participatory Culture in the Digital Age. New York: Teachers College Press, 2011.