Ir para o conteúdo principal
Página

Introdução

Olá! Essa é mais uma aula da disciplina “Estudos do corpo: cultura, sociedade e práticas pedagógicas”. No tópico 1 você tomou conhecimento do que é uma disciplina semipresencial e de como devemos e podemos desenvolver nossos conhecimentos além da tradicional aula presencial.

Nosso objetivo principal é construir o conhecimento com autoria coletiva, ou seja, juntos e misturados! Somos protagonistas do desenvolvimento da disciplina e da sua construção do conhecimento. Por isso, convido você a compreender que para construirmos autonomia precisamos agir de forma crítica e contextualizada, pois ela não cai do céu, a autonomia é um bem que se conquista e que nunca mais abriremos mão, pois é essencial sair do senso comum para o senso crítico. Nesse sentido, convido você a viajar pela temática da disciplina “Estudos do corpo: cultura, sociedade e práticas pedagógicas”.

Para isso, conversaremos sobre ela nos campos da história, da educação, da sociologia, da cultura, dos esportes, do lazer, das práticas pedagógicas e de tudo que o corpo faz parte: da vida!

Para começar, dialogando com o título da aula: Corpo e mercadoria - tudo novo de novo! Vamos embarcar em um trecho de um texto interessante que nos proporcionará reflexões sobre o corpo contextualizado com toda a sociedade e sua história ocidental e com a atualidade, e descobriremos que a vida humana é cíclica: damos sempre voltas através da história, mas com uma grande vantagem: as voltas são espirais, ou seja, dão voltas sim, mas nunca no mesmo lugar, pois como espirais, as voltas vão evoluindo e subindo...