Ir para o conteúdo principal
Página

Desenvolvimento da aula

Processo pedagógico da disciplina e seu cotidiano

As motivações que levaram à concepção da disciplina Seminário 1 residem na necessidade de complementar o currículo de formação de professores com os conhecimentos da área da corporeidade na escola aplicados no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, vivenciadas metodologicamente de forma crítico/transformadora. Foi assim que surgiu o projeto da disciplina (2008), cujos objetivos são:

  •  Refletir sobre a corporeidade e as novas tecnologias no espaço escolar.
  • Analisar o conceito de corpo e suas ações na escola e na sociedade.
  • Apresentar a questão da corporeidade na história, na antropologia e na educação.
  • Refletir sobre as influências culturais e midiáticas no corpo do aluno em fase escolar.
  • Construir conexões entre corpo, movimento e educação inclusiva.
  • Compreender a importância do jogo, do brinquedo e da ludicidade na construção do conhecimento.
  • Oportunizar o entendimento do sujeito por completo, contextualizado em sua plenitude de sua corporalidade na cultura, na política e em seu meio social.
  • Refletir sobre os movimentos e gestos corporais enquanto expressões da cultura e do período histórico-social;
  • Refletir sobre o papel do educador como mediador da cultura sócio-corporal.

 

Nos 11 polos da UERJ, em parceria com as prefeituras dos municípios, os alunos do curso de Pedagogia participam das oficinas lúdico-corporais: no turno da manhã palestras, apresentações e debates relacionados à importância do corpo no processo educativo; no turno da tarde: vivências corporais coletivas que contemplam os temas debatidos tanto no turno da manhã, quanto através do Fórum e do blog no cotidiano da disciplina.

Finalmente, o processo de avaliação é encerrado com a elaboração de um relatório individual em que o aluno constrói análises de tudo o que foi proposto. A criação do blog e do Facebook tornam-se mais outros veículos de construção do conhecimento, no qual os alunos participam com a inserção de fotos e vídeos das oficinas e a continuidade dos debates sobre as vivências, experimentada na busca de uma educação reflexiva e continuada.

Ainda acerca das interfaces utilizadas por Seminário 1, no Fórum, professores e alunos debatem diversos assuntos sobre a temática orientada pelo grupo de tutores.

Como um projeto pioneiro em EAD semipresencial, o processo avaliativo da disciplina Seminário 1 também apresenta características pedagógicas distintas.

O eixo pedagógico balizador da proposta está pautado na relação dialógica e reflexiva na formação do futuro educador, visando conceitos como: cooperação, valorização do outro, afetividade e colaboração mútua, relacionando as diferentes áreas do conhecimento através das vivências corporais.



Blog: <http://seminario1ead.blogspot.com>.

Facebook:

https://www.facebook.com/1%C2%BA-Semin%C3%A1rio-de-Pr%C3%A1ticas-Educativas-Licenciatura-Pedagogia-UERJ-300701943429232/