Estratégias e dinâmicas de aula com objetivo de transformar o aprendizado nas aulas em um processo criativo, democrático e prazeroso.
A seguir, você vai conhecer algumas estratégias e dinâmicas utilizadas no cotidiano escolar.
Comecemos com algumas estratégias:
EXPLANAÇÃO ORAL:
Ação pedagógica muito popular e tradicional focada no professor que desenvolve as temáticas por intermédio dos discursos didáticos que visam à apreensão dos conteúdos em forma de palestra.
Esta estratégia, apesar de muito utilizada na educação hierárquica denominada de educação bancária por Paulo Freire (1983) e que mantém o poder do conhecimento somente no professor através de exposição tradicional e inquestionável, pode ser reformulada para um perfil mais democrático e flexível. Isso é possível quando o professor permite em sua exposição uma dinâmica de livre diálogo entre todos, com intervenções acadêmicas permeando toda a explanação e com a utilização de amplo material de multimídia para compor a temática desenvolvida. Também denominada de aula expositiva dialógica.
Assista uma interessante reflexão sobre aula dialógica:
http://www.youtube.com/watch?v=36itmWRfzHw
MESA REDONDA:
Aproveitando a cultura popular do futebol e o apelo que exerce sobre a sociedade brasileira, a mesa redonda é muito utilizada em programas diários sobre o esporte.
Em círculo, alguns alunos são escolhidos pela turma para debaterem um assunto polêmico ligado à disciplina em questão e colocado à mesa, através de um trecho de filme ou uma entrevista da TV ou a leitura de um pequeno texto de um jornal ou revista. O restante da turma assiste ao debate e vai construindo inserções sempre que o professor/mediador abrir espaço para as opiniões debatidas pelos componentes da mesa redonda. Ao final, após as considerações dos debatedores, a turma vota às suas posições, com direito ao voto justificado.
INVESTIGAÇÃO ACADÊMICA NO MERCADO DE TRABALHO:
Significativo método com vistas à construção das relações entre o conhecimento apreendido no interior da universidade e as suas aplicações nas realidades do mercado de trabalho.
Com os alunos divididos em grupo e com a temática escolhida a ser investigada, o professor seleciona os diversos e diferentes espaços de intervenção em que os profissionais do curso atuam, para que os alunos possam visitá-los. Por meio de observações investigativas do local de trabalho, das ações implementadas pelos profissionais, de questionários e perguntas que proporcionem informações e percepções críticas e contextualizadas, o trabalho desemboca em seminários posteriores em grupo sobre as realidades do mercado de trabalho e as realidades das intervenções profissionais nos diversos setores da sociedade.
TRABALHO EM GRUPO:
Idealizado em bases dos estudos da Psicologia, esta ação pedagógica proporciona um conjunto de ações por parte dos alunos, em que entra em cena o amadurecimento das relações democráticas, o respeito às diferentes concepções, a convivência coletiva e o aprendizado de se construir o conhecimento em autoria coletiva.
Para se trabalhar desta forma, de acordo com os conteúdos propostos pelo professor, divididos em grupos, os alunos necessitam construir uma concepção em que os objetivos do grupo estão acima dos individualismos. O grupo deve decidir a dinâmica da construção do trabalho sobre o conteúdo solicitado.
Além disso, deve-se eleger:
• um coordenador para administrar o desenvolvimento dessa ação coletiva;
• um secretário que deve controlar as intervenções dos componentes, garantindo a participação de todos os envolvidos e registrando as sínteses construídas pelo grupo;
• um relator que deverá fazer a exposição do trabalho que o grupo desenvolveu para toda a turma.