GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO:
Essa dinâmica é precedida de apresentação do tema, dando tempo hábil para que os alunos busquem informações científicas e acadêmicas – como sugestão, o tema pode ser proposto em uma aula anterior.
O professor monta dois círculos de alunos – um interno e outro externo. Os alunos do círculo interno se posicionam em um debate sobre o tema, e o grupo externo tece suas análises para intervenção posterior ao debate.
Após a participação de todos os componentes do círculo interno e depois de o assunto ser abordado de forma satisfatória com auxílio das análises do grupo externo, os alunos trocam de círculo e de ação, repetindo a mesma dinâmica com os grupos trocando de papéis.
JÚRI SIMULADO:
Método utilizado com vistas à autonomia de pesquisa dos alunos, em que a construção do conhecimento se realizará mediante a capacidade do grupo em montar arcabouço teórico sobre o tema específico da disciplina, bem como organizar os argumentos, pesquisar em diversas fontes literárias e de multimídia e produzir análises críticas e contextualizadas do tema proposto.
Utilizando a dinâmica de um tribunal de júri, com boa dose teatral, o tema escolhido é colocado em julgamento. Os alunos, divididos em advogados da promotoria, advogados da defensoria e júri popular, além das testemunhas de defesa e acusação, debatem a temática nas regras de um tribunal.
O professor participa como juiz e organiza todo o processo previamente combinado com os alunos. Ao final, o júri popular manifesta o seu voto com justificativas da opção escolhida entre culpado ou inocente.
TEMPESTADE DE IDEIAS - DESAFIO DE PREGUNTAS E RESPOSTAS:
Este método pode ser trabalhado a partir da aula anterior, com tempo amplo, ou trabalhado na mesma aula, para observar a capacidade de síntese e organização do grupo.
O professor define dois conteúdos específicos de sua disciplina e solicita que a turma se divida em dois grupos.
Cada grupo recebe uma quantidade de material suficiente para que possa se inteirar dos dois assuntos propostos. Entretanto, cada grupo saberá previamente qual o seu conteúdo específico e deverá se preparar para o domínio do seu tema, bem como formular perguntas do outro tema para o outro grupo que estará se preparando para defendê-lo.
O sistema de perguntas e respostas deverá ser em sequências intercaladas. O professor organiza o tempo de consulta ao material disponibilizado e as respostas, bem como o tempo de formulação das perguntas. Cabe ao grupo a forma de pontuação da atividade.
APRESENTAÇÃO DE MINI SEMINÁRIOS:
Estratégia utilizada sem preparação prévia. O professor solicita a divisão da turma em vários grupos – de 4 a 6 grupos, dependendo do tamanho da turma – e distribui um texto acadêmico para cada grupo, com diferentes análises sobre um mesmo tema – por exemplo, artigos acadêmicos de um congresso ou revista científica da área de estudos em questão.
Cada grupo deverá ler, analisar e montar uma síntese para ser apresentada na mesma aula, com um tempo limitado pelo professor tanto para a realização da tarefa teórica, quanto para a apresentação do mini-seminário.
A atividade visa desenvolver a capacidade de organização, apreensão de conteúdos e argumentação quanto ao tema proposto em situações de escasso tempo de ação.
ESTUDO DE CASO:
De acordo com Santos e Grumbach (2005), os alunos são orientados a fazer a análise de uma situação real ou hipotética, de acordo com os conteúdos que estão sendo trabalhados.
O objetivo é fazer com que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos a situações práticas. As apresentações podem ser desde a dramatização do caso, em forma de artigo jornalístico, resenhas acadêmicas ou qualquer outra forma inusitada de comunicação, em que o grupo possa demonstrar suas conclusões.
UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO:
Organizadas na própria sala de aula ou em qualquer espaço livre, estas ações pedagógicas não possuem relação direta com os conteúdos a serem trabalhados em aula.
Visam construir um ambiente favorável ao processo de ensino e aprendizagem, pois agem diretamente nas questões psicológicas individuais e do grupo.
Constroem uma forte relação entre os alunos da turma, pois desenvolvem o sentido de coletividade, solidariedade, confiança, ludicidade e prazer da convivência do grupo.
Tais atividades fortalecem também a autoestima e a consequente segurança em si próprio em relação aos desafios acadêmicos da disciplina, promovem auxílio mútuo e ações solidárias.