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Desenvolvimento da aula

A transmissão e/ou apropriação de conhecimento não necessita de corpos paralisados para que o processo de aprendizagem ocorra, pelo contrário, esse processo pode transcorrer de forma mais interativa e lúdica através dos movimentos, fazendo uso do contexto que envolve as crianças, trabalhando com as possibilidades que o espaço físico oferece e os limites materiais disponíveis.

As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o desenvolvimento. A partir do lúdico muito pode ser trabalhado. Histórias, dramatizações, jogos, brincadeiras com regras, desenhos, faz-de-conta, entre outras atividades são meios essenciais, prazerosos e funcionais de aprendizagem.

A brincadeira é um caminho natural para o desenvolvimento infantil, é eficaz e oferece a construção de uma base rica de conhecimentos, pois é capaz de atuar, nos mais diversos campos educativos, desenvolvendo a cognição de forma natural, sem a tradicional pressão que os regimes tradicionais de aprendizado nos remetem.

Para que esse processo ocorra é preciso que o professor acredite no trabalho e compreenda que para toda mudança, existem dificuldades, porém, com benefícios preciosamente apreciáveis. Brincar pode e deve ser percebido como sinônimo de aprender a viver.

A partir das experiências dos jogos e da fantasia, as crianças tendem a construir no seu mundo de brincadeiras, um mundo real, com problemas reais e situações que representam a vida real. Desta forma as crianças vivenciam o cotidiano, aprendem e passam a se inserir na sociedade, desenvolvendo as mais variadas competências educativas, como raciocínio, reflexão e transferência para resolução de problemas.

A brincadeira é capaz de oferecer às crianças o básico para as ações na esfera imaginativa, criação das intenções voluntárias, formação de planos da vida real, motivações e oportunidade de interação social, que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

A importância de se entender o significado do brincar, e suas utilidades no mundo infantil são importantes e determinantes para a construção do saber e do ser. E é importante tanto para criança quanto para o educador conhecer o mundo infantil e dessa forma compreender que a brincadeira é a forma mais eficiente de se conseguir atenção das crianças, pois aprendem com a significação de suas vidas.

Desenvolver a autoestima da criança e valorizar seus sentimentos, suas ideias e criações são fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal qualquer pessoa que se sinta seguro e amparado emocionalmente também se sente a vontade para fazer as mais diversas descobertas e contribuições, durante uma aula, durante uma conversa, ou, quem sabe, durante toda a sua vida.