Ir para o conteúdo principal
Página

Guia didático da disciplina: leia antes de iniciar

Guia Didático

Olá,
Antes de iniciar nossa disciplina, é importante que você saiba o que esperar dela em termos de conhecimentos, da metodologia de trabalho, dos procedimentos, da avaliação e outros. Por isso, opto por esclarecer alguns itens principais da disciplina.
É muito importante a leitura deste material, que esclarece, de modo simples, alguns procedimentos que lhe ajudarão a organizar seus estudos, obtendo melhor aproveitamento.

O objetivo
Não se trata de ensinar a distância, simplesmente, com base nos modelos preestabelecidos, mas nosso principal objetivo é valorizar você, estudante, e apoiá-lo em seus estudos, facilitando a constituição de novos conhecimentos sobre os pressupostos teóricos que fundamentam e contextualizam a educação a distância, mediando esse novo processo formativo, por meio de um ambiente virtual favorável à aprendizagens ricas e significativas.

A metodologia
Para o desenvolvimento das atividades online você fará uso de uma tecnologia específica para EaD, mais precisamente, por meio deste ambiente virtual de aprendizagem criado pelo IFHT. Essa área virtual baseia-se em um princípio de comunicação educativa que emprega o uso de meios didáticos e permite a todos os integrantes do curso obterem diferentes experiências de comunicação de forma interativa, comunicativa, colaborativa e de valorização das diferentes ideias e autorias dos participantes. 
Para a realização das aulas on-line disponíveis na plataforma IFHT, são propostas atividades contextualizadas, significativas e reflexivas, por meio de dinâmicas, debates, leituras, relatos e elaboração de produções individuais e coletivas diversas.
Durante o estudo dos temas tratados nas aulas, você desenvolverá tarefas/atividades que têm a finalidade de orientar a constituição de conhecimentos dentro do espaço de tempo determinado para a realização de cada aula temática.

As ferramentas de comunicação, interação e autoria: recursos para realização das atividades
Troca de Mensagens:
Esta ferramenta possibilita a procura de uma pessoa no ambiente do curso, com o fim de enviar uma mensagem, também, a busca por mensagens recebidas ou enviadas. É mais um espaço destinado à troca de mensagens com outros integrantes da disciplina.

Usuários Participantes online:
Este recurso permite que você encontre virtualmente todos os participantes da disciplina que estão conectados. Clique sobre o nome e deixe uma mensagem, experimente!

O Ciclo de estudos
A sequência de dias de estudo tem uma dinâmica estabelecida para cada aula virtual, configurando o ciclo de aprendizagem. Todas as aulas apresentam uma estrutura comum: preparação dos participantes com a leitura preliminar do material didático; após esta leitura, os alunos deverão participar do fórum e realizar a atividade on-line.

A programação das atividades online
As aulas temáticas (presencial, remota e on-line) são oferecidas de maneira contínua, ou seja, haverá somente uma aula por vez. Elas não são optativas e deverão ser cumpridas quando de sua liberação no ambiente de estudos. A duração de um ciclo completo de cada aula é de sete dias: de quinta a quarta-feira da semana seguinte. 
A programação das aulas - on-line - aborda temas que seguem e vão elencados dentro das respectivas Aulas Temáticas - 9 no total - com a duração de uma semana cada. 
Aula 1: Educação a Distância (EAD): aprendizagem combinada ou aprendizado on-line e digital
Aula 2: Tecnologia Digital: ambientes e metodologias de aprendizagem.
Aula 3: Tecnologia e suas Conexões com o Campo de Aprendizagem: tecnologia da informação e comunicação (tic) em tecnologia de aprendizagem e conhecimento (tac);
Aula 4: Interfaces Digitais na Educação: e-learning e m-learning
Aula 5: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS): conceito, características, funções, ferramentas e plataformas; Ambientes Formais e Informais de Ensino-Aprendizagem;
Aula 6: Plataforma de Estrutura Multimidiática: moodle  e as redes sociais; Entorno virtual e pessoal de aprendizagem (ple – personal learning environment).
Aula 7: Design didático do ponto de vista da forma, do tema e da aprendizagem: a forma na mediação tecnológica; o tema e a mediação tecnológica; a aprendizagem e a mediação tecnológica.
Aula 8: Design didático de Ambientes de Aprendizagem: abordagens, processos e arquitetura educacional.
Aula 9: Ambientes Hipermidiáticos: processos e arquitetura tecnológica

Planejamento das aulas on-line, presencial e remota:

agenda

A avaliação
São considerados os avanços individuais, a participação e as contribuições para a construção da inteligência coletiva nos seguintes campos: o da pesquisa, que considera o interesse, o esforço, o produto e sua socialização; o da interação/colaboração na comunidade de aprendizagem, considerando a comunicação, as trocas, a criticidade, a argumentação, a contra argumentação, o questionamento, a negociação e o compartilhar dos saberes no campo da educação a distância e levando em conta a qualidade das elaborações, produções e a constituição de novos conhecimentos.
Todas as ações (realização das atividades, leitura de notícias e textos, participação dos debates no fórum etc.) programadas semanalmente devem ser realizadas, pois incidirão na média final da disciplina.
Destaco que tudo é pontuado e será somado com a nota da prova para obtenção da média final da disciplina. 
Vocês receberão uma pontuação (de 0 a 10) por atividade e também fórum realizados.
Notas das Aulas 1 a 9 (÷ por 9) = Média parcial*  + nota da prova ÷ 2 = Média Final
A nota final será a média das atividades somada a nota da prova.
A prova é presencial  e será realizada no horário da aula.
Prova: 10 e 11 de novembro de 2024
 *O aluno ficará isento da prova caso alcance média parcial* igual ou maior que 7,0 (Sete)

As dicas
Para finalizar, aqui vão algumas dicas para que você possa organizar seus estudos e aproveitar melhor a nossa disciplina:
a) Organize seu tempo para estudar, pelo menos, 5 horas por semana. Isso é o mínimo para não deixar nada acumular;
b) Leia atentamente seu GUIA DE ESTUDOS para não perder a programação das aulas, a realização e o cumprimento das atividades propostas;
c) Não esqueça que seu processo de avaliação em cada uma das aulas temáticas levará em conta as atividades que você fará a distância.
d) Surgindo qualquer dificuldade, não hesite em buscar orientações ao longo da semana de estudos. Fique atento ao horário do plantão de atendimento tutorial (sexta-feira, no horário da aula), período em que estarei disponível para atendê-lo on-line, esclarecendo possíveis dúvidas e orientando a realização de suas atividades.
e) Por último, não deixe de estudar, preparar e publicar suas produções dentro dos prazos.

Sucesso!
Professora Wânia Clemente