Ir para o conteúdo principal
Página

PARA OUVIR E REFLETIR

mcdonalds

Olá pessoal,

A fim de ilustrar esta aula, cujo mote é discutir os impactos da globalização nos processos culturais e identitários, deixo abaixo para vocês assistirem um videoclip da banda brasileira Titãs. A música, um tanto o quanto antiga, é intitulada Disneylândia, e foi lançada em 1993 no álbum Titanomaquia

.

Prestem atenção nas imagens e na letra cantada por Paulo Miklos. Elas nos dizem muito sobre o que estamos discutindo, não acham?

Outro vídeo para estimular as nossas reflexões é da banda alemã de heavy metal industrial Rammstein, e a música intitula-se Amerika. Confesso que, no início, não pensei em colocar essa música por achá-la muito pesada (apesar deeu  ser um fã ardoroso da banda!). Mas, penso que ela possibilita refletir esse processo de homogeneização cultural do mundo, via imposição de um estilo de vida norte-americano baseado na abundância, na ostentação e no acúmulo de bens materiais como sinal de prosperidade e felicidade. Segue o vídeo para vocês assistirem...

Por outro lado, contrabalançando a perspectiva de uma homogeneização global do american lifestyle puro e simples, temos as misturas e diálogos entre as culturas locais, as tradições étnicas e os padrões culturais impostos pela cultura de massa de global. Trago, como exemplo, duas canções. A primeira, a criatividade e a inovação (até hoje!) da regravação de Maracatu Atômico (uma canção de autoria de Jorge Mautner, dos anos 1960), realizada pelos fundadores do movimento manguebit Chico Science & Nação Zumbi.

A segunda é uma canção da banda irano-americana Niyaz, intitulada The Hunt. Com uma carreira sólida no exterior na área de world mudic. As canções são em persa (farsi), língua oficial do Irã, e o grupo faz uma mistura interessante entre o trance eletrônico, rítmos e instrumentos da tradição árabe com o misticismo sufi. Vale a pena conhecer para se ter noção que, especialmente no campo da música, a internet possibilitou que milhares de pessoas ao redor do globo pudessem ter acesso a essas fusões e misturas interessantíssimas. 

Espero que gostem! Nos vemos no já tradicional fórum de discussões ao final de cada aula nossa.

Abraços a todos

Espero que gostem, e vejo vocês no nosso já tradicional fórum de discussão desta aula.

Abraços a todos