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Introdução

Oi pessoal.

Muito se discute sobre a questão dos jogos, brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. Mas, afinal, o que significa o brincar na infância, aliás, o brincar na vida toda, que vamos abandonando a medida que nos tornamos adultos?

A palavra brincar e brinquedo apesar de fazer parte de toda a história de um ser humano, estão diretamente ligados e também interligados as “crianças”. O brinquedo é uma atividade lúdica, voltada para o lazer e geralmente associada com crianças. Entretanto, de forte função didático\pedagógica no desenvolvimento humano em todas as fases da vida.

Um brinquedo também pode ser qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Os brinquedos permitem às crianças se divertirem enquanto ao mesmo tempo as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança. São de vital importância para o seu desenvolvimento e educação, por propiciar o desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de raciocínio.

Na visão sócio-histórica de Vygotsky (1999), a brincadeira e o jogo são atividades específicas da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.

“... A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema, sob a orientação de um adulto, ou de um companheiro mais capaz. Vygotsky (1989:109), ainda afirma que: é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança.” (VYGOTSKY. apud WAJSKOP, 1999, p.35)

Entretanto, no cotidiano do espaço escolar observam-se dificuldades do educador em compreender a importância e a profundidade do ato de brincar das crianças, simplificando toda uma riqueza de desenvolvimentos em questão apenas pela ideia de um período de diversão fútil, sem utilidade e sem propósito, chamado popularmente de “passar o tempo”.

Portanto, é imprescindível que os professores compreendam a importância da brincadeira e suas implicações para organizar o processo educativo de modo mais positivo, contribuindo para o desenvolvimento das crianças (Pontes & Magalhães, 2003).

O brincar, a brincadeira é a linguagem que as crianças usam para se comunicar. Podemos dizer que mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do “faz-de-conta”, do jogo e da brincadeira.

Através do brinquedo e dos jogos ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre para criar, e através da criatividade que o indivíduo descobre seu potencial.

Pode-se dizer que as brincadeiras e os jogos são as principais atividades físicas da criança, que além de propiciar o desenvolvimento físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do seu corpo. É jogando que a criança aprende a respeitar e questionar regras, compreender limites, esperar a vez de atuar e aceitar também resultados frustrantes. O brincar e o jogar, para a criança, não são apenas um passatempo ou simples diversão, pois no momento da brincadeira a criança também está aprendendo conteúdos, descobrindo o mundo, sua cultura, seus conceitos e as diversidades das pessoas a sua volta.

Portanto, venha conosco compreender o fabuloso mundo da brincadeira e da sua importância fenomenal na formação humana, pois quando não se brinca perdemos o que há de mais humano em nós: o prazer!