E assim vamos encerrando mais uma aula...
Refletindo sobre os conteúdos da aula, sobre os pesquisadores convidados no texto, bem como a entrevista disponibilizada novamente, relembre o quanto você brincava e o quanto você atualmente não brinca...
Ora, se brincar proporciona a integração entre a inteligência e a construção do conhecimento com prazer, por que será que abdicamos de algo tão importante, natural, criativo e principalmente GRATUITO!!!
Talvez o famoso controle social dos corpos de que tanto nos debruçamos em nossas aulas anteriores nos deem pistas sobre tal paradigma: brincadeiras e jogos são muito mais sérios do que imaginamos...
Aproveitemos, então, para nos permitirmos a relembrar alguma brincadeira popular que você já tenha vivenciado em seu período escolar, ou na rua, ou no play do prédio, ou em qualquer outro lugar que lhe proporcionou algum desenvolvimento na questão da sua autoestima, tudo isso com uma boa dose de prazer nesta lembrança!
Mas, se você estiver tão reprimido e controlado que não consegue ter nenhuma lembrança, investigue nos diversos sites sobre os temas: educação, brinquedos e brincadeiras. Experimente, você vai gostar!!!
E, desta vez, encerraremos com uma música muito interessante que fala sobre brincadeiras e infâncias que insistem em chegar até a fase adulta (ainda bem).
Preste atenção na letra da música, pois vale à pena. Mas, pode também se permitir a se mexer enquanto ouve. Experimente novamente!!!
http://www.youtube.com/watch?v=Tqj9p4FWY2c
Abraços.
Marco Santoro