Ir para o conteúdo principal
Página

PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

ecommerce

Olá pessoal,

Vamos na nossa aula 7, onde entraremos no mundo formado pelo entrecruzamento entre marketing, internet e processos de compra...

Segundo Sandra R. Turchi (Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. São Paulo: Editora Atlas, 2011), o comércio eletrônico (ou e-commerce) é definido como as operações de compra e venda de produtos e serviços pela internet. 

Suas diferentes modalidades são assim divididas:

a) B2C (Business to Consumer): qualquer transação de vendas de produtos e serviços pela internet para consumidores (pessoas físicas). Essa é a forma mais conhecida e popular de comércio eletrônico. 

b) B2B (Business to Business): transações comerciais via web envolvendo empresas.
c) B2G (Business to Govern): atividades comerciais pela internet entre empresas privadas e empresas públicas de qualquer nível (municipais, estaduais e federais).
d) B2I (Business to Institution):  transações comerciais via web envolvendo empresas privadas e instituições educacionais, clubes sociais e esportivos, entidades de classe, etc.
e) E-Procurement (Compras Corporativas): tipo de comércio eletrônico utilizado pelas empresas por ocasião da compra de suprimentos, insumos, material de consumo, etc.
f) C to C (Consumer to Consumer): comércio eletrônico entre consumidores, feito de forma direta em sites e plataformas apropriadas, onde as pessoas anunciam para outros consumidores produtos e serviços. Como exemplos, temos site como eBay, Mercado Livre, ImovelWeb, Webmotors, Bomnegocio.com, OLX, etc.

Nada disso seria possível sem o surgimento da internet, e a possibilidade de conexão dos computadores em escala mundial. Abaixo, assistam um vídeo que ilustra brevemente o processo de criação e desenvolvimento da internet:

No que toca ao tema de nossa aula, o ponto zero do comércio eletrônico ocorreu em 1995 com o surgimento da Amazon.com, a maior empresa de e-commerce do mundo, seguida por outras empresas que desbravaram esse mercado cujo modelo de negócios é o uso da internet como plataforma para os processos de compra e venda de produtos e serviços. Atualmente, este é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial e o seu principal benefícios é proporcionar os consumidores que a experiência de compra seja mais eficiente, isto é, oferecendo um maior leque de produtos (em comparação aos existentes em lojas físicas), com preços menores e ainda com a possibilidade de serviços personalizados.

Além disso, nos sites de e-commerce, o consumidor pode obter melhores informações sobre os produtos, facilitando a escolha com a conveniência deste não sair de casa e poder realizar as transações a qualquer hora do dia. Essa combinação entre preços mais baixos, leque amplo de opções de escolha e conveniência torna o comércio eletrônico uma das modalidades de compra de maior crescimento no mundo.

Neste sentido, as modalidades dos comércio eletrônico são as seguintes: o m-commerce (oumobile commerce, o comércio eletrônico realizado via dispositivos móveis ou telefones celulares), o t-commerce (ou television commerce, o comércio realizado via televisão), o social commerce (o comércio via redes sociais) e, mais recentemente, o F-commerce (o comércio eletrônico especificamente realizado via Facebook).

No âmbito global, a despeito da retração econômica, o segmento do ecommerce continua crescendo de forma significativa. Segundo dados da consultoria especializada eMarketer, em 2016 as vendas do comércio eletrônico atingiram cerca US$ 22.049 trilhões - um crescimento de 6% em comparação a 2015. O mercado do Sudeste Asiático continua impulsionando o crescimento do setor, tento atingindo US$ 1 trilhão e um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O destaque, como não poderia deixar de ser, é a participação expressiva da China nesses números, responsável por quase a metade das vendas do comércio eletrônico em âmbito global $47%). O mercado da América do Norte também continua crescendo de forma expressiva (15,6% em 2016), consolidando a posição de segundo maior mercado do mundo neste segmento.

Isso explicaria o crescimento vertiginoso de empresas de comércio eletrônico como o Alibaba.com., atualmente rival da Amazon, e que tornou-se uma das "queridinhas" dos consumidores brasileiros (em especial, das consumidoras brasileiras) em função do site de compras eletrônicas Aliexpress.com. Nas leituras adicionais a esta aula, indico uma reportagem sobre a recente abertura de capital realizada pela empresa chinesa.

Ainda segundo o eMarketer, outras economias emergentes como Argentina, México, Brasil e Russia são os responsáveis por essa expansão mundial do e-commerce. E muito disso se deve ao aumento das transações do comércio eletrônico em plataformas digitais móveis realizadas em telefones celulares. 

Na aula 8, irei discutir o estado da arte do comércio eletrônico no Brasil. Por enquanto, deixo para vocês assistirem um breve vídeo com os principais marcos da história do comércio eletrônico no mundo...

Na continuação dessa aula, assistam os vídeos e leiam o texto a seguir, que irão embasar o nosso fórum de discussão.

Abraços a todos