Olá pessoal,
Segundo Sandra R. Turchi (Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. São Paulo: Editora Atlas, 2011), o comércio eletrônico (ou e-commerce) é definido como as operações de compra e venda de produtos e serviços pela internet.
Suas diferentes modalidades são assim divididas:a) B2C (Business to Consumer): qualquer transação de vendas de produtos e serviços pela internet para consumidores (pessoas físicas). Essa é a forma mais conhecida e popular de comércio eletrônico.
No que toca ao tema de nossa aula, o ponto zero do comércio eletrônico ocorreu em 1995 com o surgimento da Amazon.com, a maior empresa de e-commerce do mundo, seguida por outras empresas que desbravaram esse mercado cujo modelo de negócios é o uso da internet como plataforma para os processos de compra e venda de produtos e serviços. Atualmente, este é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial e o seu principal benefícios é proporcionar os consumidores que a experiência de compra seja mais eficiente, isto é, oferecendo um maior leque de produtos (em comparação aos existentes em lojas físicas), com preços menores e ainda com a possibilidade de serviços personalizados.
Neste sentido, as modalidades dos comércio eletrônico são as seguintes: o m-commerce (oumobile commerce, o comércio eletrônico realizado via dispositivos móveis ou telefones celulares), o t-commerce (ou television commerce, o comércio realizado via televisão), o social commerce (o comércio via redes sociais) e, mais recentemente, o F-commerce (o comércio eletrônico especificamente realizado via Facebook).
No âmbito global, a despeito da retração econômica, o segmento do ecommerce continua crescendo de forma significativa. Segundo dados da consultoria especializada eMarketer, em 2016 as vendas do comércio eletrônico atingiram cerca US$ 22.049 trilhões - um crescimento de 6% em comparação a 2015. O mercado do Sudeste Asiático continua impulsionando o crescimento do setor, tento atingindo US$ 1 trilhão e um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O destaque, como não poderia deixar de ser, é a participação expressiva da China nesses números, responsável por quase a metade das vendas do comércio eletrônico em âmbito global $47%). O mercado da América do Norte também continua crescendo de forma expressiva (15,6% em 2016), consolidando a posição de segundo maior mercado do mundo neste segmento.
Isso explicaria o crescimento vertiginoso de empresas de comércio eletrônico como o Alibaba.com., atualmente rival da Amazon, e que tornou-se uma das "queridinhas" dos consumidores brasileiros (em especial, das consumidoras brasileiras) em função do site de compras eletrônicas Aliexpress.com. Nas leituras adicionais a esta aula, indico uma reportagem sobre a recente abertura de capital realizada pela empresa chinesa.
Ainda segundo o eMarketer, outras economias emergentes como Argentina, México, Brasil e Russia são os responsáveis por essa expansão mundial do e-commerce. E muito disso se deve ao aumento das transações do comércio eletrônico em plataformas digitais móveis realizadas em telefones celulares.
Na continuação dessa aula, assistam os vídeos e leiam o texto a seguir, que irão embasar o nosso fórum de discussão.
Abraços a todos