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A aprendizagem ubíqua na educação Aberta

As mídias digitais vieram para embaralhar as cartas do
jogo, em todos os campos do social, político, cultural, comunicacional,
educacional com repercussões no psiquismo,
nos modos de pensar e conhecer, nas disposições
para agir e nas formas de perceber e sentir e interagir.
Não há qualquer reduto da vida humana que tenha ficado
incólume à voragem digital. As redes digitais se constituem
não só em malhas de comunicação planetária,
por onde perpassam compartilhamentos, solidariedades,
controvérsias e conflitos, mas, sobretudo, constituem-se
em espaços de difusão e acesso à informação e saberes.
Não há conhecimento sem comunicação, nem comunicação
sem midiatização das informações e dos dispositivos.
Potencializando os processos de comunicação e acesso, as
redes potencializam também as fontes e práticas de conhecimento,
assim como incrementam o estabelecimento
de ambientes de aprendizagem e a partilha de saberes
e competências. Este artigo pretende discutir o papel que
a aprendizagem ubíqua pode desempenhar no contexto
de práticas e recursos educacionais abertos.

Lucia 

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