Sobre este curso
Para discutir desenvolvimento latino-americano, utilizamos como base o estudo da Teoria Marxista da Dependência e, no campo da Educação, nos aprofundamos no estudo da Pedagogia Histórico-Crítica e suas possibilidades de intervenção na realidade prática.
Metodologia
Curso ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem com videoaulas; fóruns de discussão; atividades de avaliação processual; suporte on-line e orientação do TCC de forma dinâmica para atender a graduados de todas as áreas do conhecimento – que trabalham ou desejam trabalhar como gestores, executores e avaliadores de ações de desenvolvimento econômico e social, educação e qualificação profissional, mediante a preocupação com princípios éticos, estéticos e ambientais.
Este curso se origina da compreensão de que vivemos numa quadra histórica na qual a crise estrutural do capital se desenvolve com a reestruturação produtiva, as mudanças nas relações Estado/Sociedade Civil e a necessidade de inovar o binômio formação/conformação das atuais e futuras gerações de trabalhadores e trabalhadoras (NEVES, 2015; MÉSZÁROS, 2005; FRIGOTTO, 1995). Por isso, a importância de desvelar que dentro das ideias hegemônicas há dois grandes enfoques (articulando filosofia, política, economia e educação): 1) a vinculação linear dos crescimentos de níveis de escolaridade e qualificação com os níveis econômicos regionais, nacionais, locais e individuais, e; 2) as preocupações com saúde e escolaridade (ou ao menos capacitação profissional).
Público-Alvo
Graduandos, estudantes de graduação e pós-graduação.