Sobre este curso
O curso busca se debruçar sobre o estudo acerca do desenvolvimento latino-americano e suas relações com a ciência e a escola. Para discutir desenvolvimento latino-americano, utilizamos como base o estudo da Teoria Marxista da Dependência e, no campo da educação, nos aprofundamos no estudo da Pedagogia Histórico-Crítica e suas possibilidades de intervenção na realidade prática.
Metodologia
Curso ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem com vídeo aulas; fóruns de discussão; atividades de avaliação processual; suporte on-line e orientação do TCC de forma dinâmica para atender a graduados de todas as áreas do conhecimento – que trabalham ou desejam trabalhar como gestores, executores e avaliadores de ações de desenvolvimento econômico e social, educação e qualificação profissional, mediante a preocupação com princípios éticos, estéticos e ambientais.
Este curso se origina da compreensão de que vivemos numa quadra histórica na qual a crise estrutural do capital se desenvolve com a reestruturação produtiva, as mudanças nas relações Estado/Sociedade Civil e a necessidade de inovar o binômio formação/conformação das atuais e futuras gerações de trabalhadores e trabalhadoras (Neves, 2015; Mészáro, 2005; Frigotto, 1995). Por isso, a importância de desvelar que dentro das ideias hegemônicas há dois grandes enfoques (articulando filosofia, política, economia e educação): 1) a vinculação linear dos crescimentos de níveis de escolaridade e qualificação com os níveis econômicos regionais, nacionais, locais e individuais, e; 2) as preocupações com saúde e escolaridade (ou ao menos capacitação profissional).
Público-Alvo
Profissionais que atuem ou desejem atuar na Educação Profissional Técnica, na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos e em Programas/Projetos/Ações com foco na profissionalização.