Acredito que as mediações tecnológicas provocam alterações profundas no processo educacional, principalmente quanto à velocidade em que as informações são disponibilizadas, mas também de forma consequente, a velocidade com que devem ser aprendidas/assimiladas. Juntamente com a velocidade, a diversidade de abordagens e a flexibilidade que as mediações tecnológicas oferecem, permitem que o/a estudante possa ter mais autonomia no processo de aprendizado, principalmente se este/a sabe gerir o próprio tempo.
Antes de ingressar na UERJ, ingressei no CEDERJ em 2021.2, no curso de Engenharia de Produção (o mesmo que realizo no momento aqui na UERJ) à distância, semipresencial. Como aspectos positivos, um dos que eu mais gostava era a flexibilidade de poder estudar nos horários em que eu sentia que tinha um maior rendimento, além de saber desde o início do semestre o calendário de todas as disciplinas em que estava inscrito, o que facilitava um planejamento efetivo para o semestre e que raramente poderia ocorrer alguma intercorrência que alterasse a programação inicial. A possibilidade de trabalhar/estagiar sem ter limitações de horários também eram um grande atrativo nesse ponto.
Por outro lado, a forma em que o curso era organizado não favorecia os diferentes tipos de aprendizado: os materiais de estudos eram 95% apostilas em pdf que eram disponibilizadas semanalmente para cada disciplina. Particularmente, meu estilo de aprendizagem dominante é auditivo e senti muita falta de vídeos e interações que favorecessem este estilo de aprendizagem. Inclusive, esta foi uma das grandes razões pela qual decidi sair do CEDERJ e dar sequência a minha formação na UERJ. Quanto à questão do suporte, era notório que as disciplinas dos primeiros períodos apresentavam uma maior qualidade nas tutorias e qualidade dos materiais, o que se deteriorava à medida que se avançasse no curso. Houve momentos em que não tínhamos retorno dos tutores e tampouco dos professores responsáveis por algumas disciplinas, ficávamos 100% por nossa conta. O AVA não possuía um visual atraente e em nada estimulava a interação entre os alunos, o que gerava uma sensação de "solidão".
A possibilidade de cursar uma disciplina universal semipresencial é excelente por possibilitar a liberdade de escolha de uma disciplina que você realmente deseja cursar e nos momentos em que se sente mais a vontade. Por possuir momentos presenciais, isso estimula para que haja uma troca entre o(a)s componentes da turma e um maior engajamento nas atividades propostas e consequentemente, um melhor aproveitamento das disciplinas em questão.